Você sabe para que serve a luva antivibração? Entenda!

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.   O que é luva antivibração e para que serve este equipamento de proteção individual? A luva antivibração é um EPI que se destina a atenuar o efeito da vibração ocupacional no corpo humano e a evitar os problemas de saúde que surgem como consequência desse tipo de tremor. Muito comum em segmentos como a construção civil e a indústria, a luva antivibração é um equipamento obrigatório para a segurança no trabalho. Quer conhecer melhor este importante acessório e entender como escolher a luva mais eficiente para os seus colaboradores? Continue a leitura!

O que é luva antivibração?

É um equipamento de proteção individual — EPI, que protege contra os riscos causados pela vibração constante, em mãos e braços e que possui proteção mecânica (resistência à abrasão, corte, rasgamento e perfurações). Trata-se de um equipamento obrigatório, feito de fibra sintética revestida e bastante resistente, que absorve vários tipos de vibração, oferecendo conforto e segurança para o profissional que a utiliza. Facilmente reconhecida pelos gomos que ocupam toda sua parte externa, a luva antivibração é regulamenta pela NR 6 e portaria 452 — que regulamentam como devem ser testadas e usadas.

Quando utilizar luva antivibração?

Ela deve ser utilizada por todos os profissionais que enfrentam diariamente uma vibração ocupacional constante — movimento oscilante em um determinado ponto, que pode ser medido em Hertz. Este tipo de vibração está presente nas tarefas do marteleiro, daqueles que operam máquinas de compactação, britadeiras, ferramentas de polimento, brocas e qualquer outro equipamento que gere forte estremecimento. Seja na construção civil ou na indústria, tais ocupações exigem o uso dessa luva para mitigar os impactos negativos na saúde do colaborador. Entre os fatores que devem ser considerados para determinar qual é a melhor luva antivibração para uma determinada tarefa estão o ponto de aplicação da vibração, assim como sua frequência (velocidade com que oscilam os ciclos) e a aceleração, além do tempo que o funcionário passa exercendo a atividade. São utilizadas para evitar os riscos de fortes dores musculares, náuseas, tonturas e enjoos. A exposição frequente a tarefas ocupacionais dessa natureza pode agravar disfunções de saúde já existentes e até gerar outras, como problemas cardíacos, de coluna e impotência sexual. Cabe ao profissional responsável pela Segurança do Trabalho determinar o uso desse equipamento de proteção individual, bem como de estabelecer pausas periódicas na jornada de trabalhador — essenciais para a redução dos efeitos nocivos causados pela excessiva exposição a essa vibração.

Como evitar os riscos da vibração ocupacional?

Além do uso da luva antivibração, há outras estratégias que podem ser adotadas para evitar o risco de dano a saúde que resulta da vibração ocupacional. Algumas dessas medidas são:

Ferramentas de controle de impacto

As ferramentas de controle de impacto são itens utilizados para reduzir os efeitos gerados por máquinas como as britadeiras e as ferramentas de polimento. Elas ajudam a aumentar a eficiência das luvas antivibração pois diminuem a frequência de vibração experimentada pelo profissional.

Repouso entre atividades

Como dissemos anteriormente, pausas programadas na rotina do profissional ajudam a diminuir a frequência com que ele é exposto ao risco da vibração ocupacional, permitindo que o corpo se recupere razoavelmente e impedindo sofrimentos desnecessários.

Massagens nos dedos e braços

Dedos e braços são partes relativamente mais frágeis do corpo dos trabalhadores das tarefas mais afetadas pela vibração ocupacional, portanto, merecem redobrada atenção no que tange a redução do impacto experimentado por eles. Nesse sentido, as massagens relaxantes nos dedos e nos braços são frequentemente utilizadas como estratégia para combater os riscos de danos a esses membros.

Orientação e treinamento

Assim como acontece com outros perigos característicos de certas ocupações, o conhecimento pode salvar vidas e reduzir os problemas de saúde advindos da vibração ocupacional. Treinar e orientar os colaboradores — tanto a respeito do uso da luva antivibração quanto dos demais equipamentos, serve para minimizar os inúmeros efeitos prejudiciais dessas atividades, fazendo toda a diferença no combate das doenças resultantes da exposição a vibração intensa.

Manutenções periódicas

Outro ponto importante para que as luvas antivibração tenham o efeito desejado é a realização de manutenções periódicas das máquinas utilizadas visto que, uma máquina desregulada pode emitir mais Hertz de vibração do que o necessário, resultando em problemas diversos para o colaborador.

Como escolher uma luva antivibração?

Agora que você já sabe o que é vibração ocupacional e qual o papel da luva antivibração na redução dos danos causados por ela, que tal entender como escolher a luva certa para a sua equipe? Confira os pontos abaixo.
LUVA ANTIVIBRAÇÃO GORILA
Conheça a luva antivibração Gorila

Qualidade do material

A qualidade do material da luva deve ser prioridade no momento da escolha. Para garantir a compra de um equipamento realmente efetivo, verifique do que foi feita a luva e execute testes de campo com alguns modelos para identificar qual delas será a melhor no atendimento das demandas do seu ambiente de trabalho.

Atendimento a regulação

Também é importante se certificar de que a luva escolhida atende não só a NR 6, mas as outras normas importantes como a ISO 10819:1996. A ISO é uma norma europeia que determina os testes que o fabricante deve fazer com a luva para garantir a sua efetividade.

Escolha do fornecedor

Por último, não se esqueça de que, tão importante quanto o modelo, a qualidade do material e suas certificações, uma boa escolha deve levar em consideração o relacionamento entre o fornecedor e a sua empresa. Somente um fornecedor competente e com notoriedade no mercado — que possui equipamentos com Certificado de Aprovação e que atendem a todas as normas técnicas necessárias para garantir sua eficiência, será capaz atendê-lo adequadamente além de vender o equipamento que trará os melhores resultados para os seus trabalhadores. Após a avaliação dos riscos ambientais no seu trabalho você poderá detectar a necessidade de uso de luva antivibração e determinar qual modelo melhor atende as suas necessidades. Ela é um equipamento fundamental para a construção civil e para a indústria porque é um dos EPI que impede consideravelmente os efeitos nocivos da vibração ocupacional na saúde do seu colaborador. Então, gostou de conhecer melhor a luva antivibração? Fale agora mesmo com a nossa equipe e adquira este EPI!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts