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Publicado em 27/10/2016

3 dicas de como reduzir acidentes de trabalho


O número de acidentes de trabalho deu um enorme salto nos últimos 10 anos. Segundo estatísticas do mais novo Anuário de Saúde do Trabalhador, elaborado pelo Dieese, o aumento foi de 43%. Essa alta é reflexo da falta de políticas e ações preventivas nas empresas. Para se ter uma ideia, anualmente, são gastos cerca de R$ 10 bilhões no Brasil com esse tipo de problema, conforme divulgado pelo Senado Federal.

É fundamental que a segurança do trabalho seja parte da cultura organizacional de uma instituição, compartilhada por todos os funcionários. Confira algumas dicas valiosas de como evitar acidentes dentro de uma empresa.

Promova a segurança como parte da cultura organizacional

A primeira coisa a ser levada em consideração é a cultura do empreendimento. Afinal, de nada adianta desenvolver políticas e comprar dezenas de equipamentos de segurança se isso realmente não for prioridade em uma companhia.

A cultura representa o conjunto dos hábitos e crenças compartilhados pelos funcionários. Assim, todos seguem o esquema à risca. Desenvolver uma ideia de que os equipamentos de segurança são realmente indispensáveis para todo e qualquer colaborador é o primeiro e mais importante passo a ser dado.

Para isso, mostre a importância dos equipamentos, supervisione sua utilização e, se necessário, aplique penalidades a quem descumprir as regras. Desse modo, a cultura de segurança no trabalho será, aos poucos, delineada.

Desenvolva políticas internas de segurança

Outro fator que pode ajudar na redução do número de acidentes de trabalho são as políticas internas. Essas diretrizes servem como um guia para toda a equipe da empresa, apontando o que é certo ou não acerca do assunto.

O mais indicado é que se desenvolva um pequeno manual interno, que pontue os maiores riscos, ilustre os equipamentos necessários, as ações preventivas, as regras de segurança e aponte as penalidades no caso de descumprimento das normas.

Também é extremamente importante fazer com que a equipe se sinta familiarizada com o manual. Em uma reunião, faça uma apresentação dos principais pontos e entregue uma cópia a cada participante. O guia também deve ser utilizado na integração de novos funcionários à empresa para que iniciem suas atividades cientes da política de segurança. Dessa maneira, ninguém pode dizer que não conhecia o manual.

Sempre disponibilize os equipamentos

É obrigatório oferecer a todos os empregados os equipamentos individuais (EPIs) e coletivos (EPCs) de segurança para reduzir o risco de acidentes no local de trabalho.

Existem diversos itens para isso. Os mais conhecidos são: luvas, óculos, respiradores, botas, abafadores de ruídos, cintos de segurança e aventais. Eles variam bastante de acordo com a atividade final da empresa.

Uma coisa é certa: não há bem mais precioso do que a vida. Assim, é indispensável garantir a integridade física dos colaboradores. Os investimentos com equipamentos de segurança são ínfimos se comparados aos prejuízos gerados pelo descumprimento das normas reguladoras (NRs).

Então, agora que você já sabe como reduzir as chances de acidentes de trabalho, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais. Multiplique o conhecimento para garantir a segurança de milhares de trabalhadores.


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