5 práticas essenciais para uma gestão de estoque eficaz

Compartilhe este post

Uma gestão de estoque eficaz contribui fortemente para a boa administração do negócio. Ter controle sobre a quantidade de recursos materiais disponíveis é fundamental para evitar prejuízos e custos desnecessários, como o descarte de EPIs inválidos. Além disso, esse cuidado contribui para que os processos diários sejam facilitados, de modo a agilizar o atendimento ao cliente.

Esse setor precisa estar bem organizado para que a dinâmica da empresa funcione de forma adequada, auxiliando até mesmo no planejamento de vendas. 

A adoção de práticas gerenciais é muito benéfica e pode ser bastante simples, basta seguir algumas dicas essenciais. Continue a leitura e aprenda, neste post, como manter o estoque a favor do seu negócio!

1. Preze pela organização e pela funcionalidade

O primeiro passo é organizar o espaço físico. O ambiente deve contribuir para a agilidade nos processos e, principalmente, para uma melhor visualização da composição do estoque — desse modo, todas as rotinas envolvendo esse setor são facilitadas. Por isso, invista em prateleiras e placas de identificação, além de planejar um layout que permita uma boa circulação por entre os corredores de produtos.

2. Estabeleça quantidades

A gestão de estoque também tem a ver com o controle de quantidades — tanto dos itens já armazenados, quanto dos que precisam ser adquiridos diária, semanal ou mensalmente. Para isso, analise os fluxos de recebimento e expedição, o tempo de entrega dos fornecedores e os custos de manutenção para fazer uma boa previsão de demanda, alinhada à realidade do negócio.

3. Faça inventários periódicos

Estabeleça uma periodicidade para a revisão de inventários e atualize rigorosamente esse controle sempre que houver qualquer entrada ou retirada. É importante que cada registro traga informações como:

  • descrição do produto;
  • data de aquisição;
  • prazo de validade do Certificado de Aprovação;
  • valor unitário;
  • quantidade de itens em estoque.

Também é válido colocar a identificação dos fornecedores que, por sua vez, devem ter um arquivo com todos os dados de contato e informações profissionais.

4. Integre o estoque com outras áreas

Para que a composição do estoque atenda bem às rotinas do negócio, uma boa prática é integrar esse setor às demais áreas, como vendas e marketing. Com informações sobre sazonalidades e intensidade dos fluxos de saída, o estoque está sempre a favor do atendimento ao cliente, de forma a evitar faltas e consequentes atrasos de entrega ou cancelamentos de compras.

5. Analise a curva ABC

No mesmo sentido, analisar a curva ABC permite que seja feito um monitoramento mais certeiro dos itens armazenados e dos que precisam ser adquiridos. Essa ferramenta ajuda a classificar os produtos de acordo com a sua representatividade — os que não têm muito giro, por exemplo, não devem ser atualizados com tanta frequência e podem protagonizar promoções lucrativas.

Com a adoção dessas práticas, a sua gestão de estoque será muito mais descomplicada e eficiente. No entanto, lembre-se de que a sua primeira preocupação deve ser com os fornecedores: além de prezar por produtos de boa qualidade, a atenção a prazos de entrega e a resolução de possíveis problemas com rapidez faz toda a diferença!

Antes de ir, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos como este!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts