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Publicado em 27/06/2018

7 dicas importantes para fazer atendimento diferenciado em revendas de EPIs


 

Um atendimento de excelência faz parte de qualquer empresa que lide diretamente com o público ou mesmo com fornecedores business-to-business. Ele é responsável diretamente pela maior parte dos relatos de satisfação dos clientes, sendo importantíssimo para o sucesso de qualquer negócio.

Para quem trabalha com revenda de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), oferecer um atendimento diferenciado também é fundamental para o processo de construção e consolidação de uma empresa. Os clientes estão cada vez mais exigentes, pois, além dos produtos ou serviços, eles desejam algo que vai além do básico.

O sucesso de um negócio passa pela conquista e hábito de encantar um consumidor. É preciso criar uma expressiva carteira de clientes para que o seu empreendimento sustente bons números e tenha um capital de giro decente. E isso acontece alcançando novos públicos e retendo-os com boas práticas.

Desse modo, diante da importância da satisfação de quem compra EPIs de sua empresa, você deve focar em um atendimento que seja sempre voltado para a excelência, capaz de cativar o cliente e fidelizá-lo, garantindo, assim, o crescimento contínuo da clientela.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça sete dicas de como se diferenciar nesse mercado que cresce a cada dia. Confira agora!

1. Humanize o atendimento

Hoje, a tecnologia faz parte da vida das pessoas, e as relações humanas estão cada vez mais robóticas. Quando você promove um atendimento diferenciado, de modo mais humanizado aos seus clientes, sua empresa se destaca e sai na frente da concorrência. Você deve compreender que seu cliente, mesmo representando outra empresa, é uma pessoa e, como tal, precisa de interação.

É cada vez mais comum o uso de tecnologias como os chatbots, que funcionam como “robôs” que automatizam o atendimento ao cliente. Apesar de extremamente práticos, acabam por afastar empresa e público. Lembre-se de que não é necessário escolher entre uma ou outra abordagem, mas elas podem, sim, se complementar. Uma boa ideia é deixar a tecnologia para resolver os casos mais simples, redirecionando para um atendente real quando o problema for mais complexo.

Por isso, investir em uma abordagem humanizada é uma maneira de melhorar o atendimento e se aproximar mais dos seus clientes. Isso faz com que eles se sintam únicos e especiais, além de ser um dos passos para a fidelização. A continuação do atendimento após a sua resolução, buscando saber se o cliente ficou satisfeito, feita pelo mesmo colaborador, também é uma maneira de causar uma boa impressão.

2. Ofereça produtos de qualidade

Para que um cliente se sinta satisfeito, é preciso que suas expectativas sejam atendidas ou superadas no momento de fechar um negócio. Por isso, forneça um atendimento diferenciado aliado aos produtos que atendam às necessidades do consumidor, de modo que ele fique interessado em indicar ou ser um cliente fiel de sua empresa.

Equipamentos de proteção individual são mais do que estéticos, são essenciais para proteger a vida do seu cliente. Por isso, é fundamental adequar as marcas e as possibilidades de itens ao que o seu público espera.

Não é interessante para nenhum negócio ser associado aos itens de baixa qualidade, principalmente quando se trata de equipamentos de proteção para os trabalhadores. A comercialização de mercadorias que decepcionam quem as adquiriu é uma forma eficiente de anular a fidelização, isso sem falar na fama negativa que sua empresa construirá.

No caso dos EPIs, mais do que uma mancha no marketing, ter o nome da empresa associado aos itens de má qualidade pode trazer sérios problemas, caso o produto falhe na proteção que ele se propõe a fazer. Por esse motivo, escolha trabalhar sempre com itens qualificados e certificados.

3. Entenda o seu cliente

Outro método de garantir um atendimento diferenciado é saber exatamente o que o seu cliente precisa. Dê a ele a oportunidade de se expressar! Por exemplo, quando aparecer alguém querendo comprar uma remessa de EPIs, evite pressioná-lo a adquirir algo que não seja efetivo para o que ele desenvolve, ou seja, não ofereça equipamentos que não são compatíveis com os serviços desempenhados pelos funcionários do seu cliente.

Isso se torna uma situação desconfortável, além de repassar EPIs que não são necessários para os colaboradores daquela empresa. Então, seja cortês, compreensível e mostre que a sua revendedora está interessada em ouvir e atender conforme as necessidades de cada cliente.

Todo mundo gosta de ser ouvido e ter suas necessidades atendidas. Não há nada mais desconfortável em uma relação comercial do que um vendedor que tenta “empurrar” produtos para um cliente em potencial. Cada pessoa tem uma necessidade e atendê-la da melhor forma possível é a maneira mais eficaz de realizar um atendimento diferenciado.

4. Promova o treinamento de sua equipe

Uma equipe bem treinada e preparada é uma das questões fundamentais para que você forneça um atendimento de qualidade e se destaque perante a concorrência. Várias empresas têm colaboradorescompletamente desalinhados com as diretrizes do negócio e com o que o empreendimento oferece.

Isso reflete de forma bastante negativa no decorrer de um atendimento. Por isso, é importante investir em treinamentos para que a qualidade dos seus serviços oferecidos seja capaz de assegurar uma boa experiência ao cliente. Com sua equipe capacitada e alinhada, os profissionais vão fazer uma abordagem muito mais eficaz.

Lembre-se sempre de que esses treinamentos devem ser recorrentes e atualizados o máximo possível. Dessa forma, é possível evitar que os funcionários esqueçam as diretrizes da empresa ou mesmo apliquem técnicas erradas.

5. Valorize o cliente fiel

Valorizar um consumidor que sempre busca os produtos oferecidos pela sua empresa é uma maneira de cuidar do futuro do seu negócio, visto que serão eles quem manterão seus lucros mesmo nos momentos de crise. É muito mais fácil manter um cliente fiel do que expandir exponencialmente seu mercado após cada venda.

Portanto, busque sempre promover estratégias únicas para estreitar o relacionamento de fidelidade com quem compra em sua empresa. Uma ferramenta interessante que você pode implantar são os programas voltados para a fidelização, que oferecem promoções e descontos especiais para clientes constantes.

Tenha sempre em mente que um cliente fiel é muito mais do que apenas alguém que retornará para novas compras. Essa pessoa, satisfeita, será também a responsável pela divulgação da sua empresa para novos clientes, de maneira completamente gratuita e com grande credibilidade.

6. Mantenha a comunicação S.C.O.T

A sigla S.C.O.T significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Isso quer dizer que quando você for atender um cliente, é essencial expor informações de modo direto e claro. Perceba se sua locução foi bem objetiva, pois é importante que essas informações sejam repassadas de forma que não cause nenhuma confusão.

Às vezes, falar não significa repassar boas informações. O cliente não espera encontrar auxílio com alguém que demonstre dúvidas e incertezas. Nem sempre apresentamos respostas para tudo, porém, enrolar ou inventar uma solução nunca é o melhor caminho.

Hoje em dia, em um mundo cada vez mais agitado e com escassez de tempo para todos, é essencial evitar que o cliente tenha a sensação de que está perdendo tempo. Por isso, ser claro e objetivo é uma das melhores armas de um vendedor.

Caso seja preciso, peça um tempo para dar a resposta correta ao cliente, pois o atendimento é o reflexo da sua empresa. Se você não demonstrar segurança na mensagem passada, a imagem do seu negócio e de sua equipe pode ficar prejudicada.

7. Preste atenção ao pós-atendimento

O atendimento não acaba depois que o cliente compra Equipamentos de Proteção Individual. O processo de encantamento está relacionado diretamente à atenção especial que sua revendedora presta no pós-venda. Nessa ocasião, é necessário que você ofereça ao consumidor a mesma atenção que foi dada no primeiro atendimento.

Dessa forma, você deve entrar em contato com ele para se certificar da satisfação da compra, visto que essa é uma forma de demonstrar preocupação de sua empresa com o cliente. Isso pode ser feito de maneira alinhada com o atendimento humanizado. Um contato telefônico feito pelo mesmo vendedor que realizou a venda para esse cliente em específico é um grande diferencial, que certamente não passará despercebido.

Além disso, é no pós-atendimento que se torna possível mensurar o nível de contentamento do cliente no tocante à sua revenda de EPIs. Para isso, você pode utilizar uma pesquisa digital, por exemplo, para que sua empresa monitore a satisfação com o atendimento de modo recorrente, e também entender quais os pontos que precisam ser melhorados em seu negócio.

A inclusão (com a devida permissão, é claro) dos clientes em uma lista de mailing, por meio da qual sua empresa oferecerá novas oportunidades e manterá o público informado das novidades é uma ótima maneira de manter esse contato pós-venda.

Enfim, um atendimento diferenciado surte efeito a curto prazo e pode causar um grande impacto, inclusive, no aumento de receitas da sua revendedora de EPIs. Lembre-se: ter clientes satisfeitos é uma das melhores formas de fazer a propaganda do seu negócio e garantir o crescimento do seu público consumidor de maneira constante e saudável!

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