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Publicado em 09/01/2019

Como contratar bons vendedores de EPI? O que eles precisam saber?


Diversas empresas deixam passar batido um quesito de grande importância: a contratação de profissionais para a venda. É preciso atenção, uma vez que eles são os responsáveis pelo desempenho do seu negócio. Contudo, saber como contratar bons vendedores pode gerar muitas dúvidas e o planejamento é essencial nesse momento.

Em uma loja de EPI, por exemplo, os funcionários precisam saber quais são os equipamentos indicados conforme cada ocasião, a fim de que não ocorra falhas ou vendas erradas. Dessa forma, preparamos este artigo para você saber como realizar essa contratação para sua revendedora. Confira!

Defina um perfil ideal

Cada empreendimento possui seu ramo de atividades, metas e cultura organizacional. Por isso, o importante é determinar o tipo de vendedor adequado para o seu negócio.

Se você já tiver vendedores em sua empresa, é interessante observar o que de melhor existe em sua equipe e listar as características que fazem dele um excelente profissional. Também é fundamental listar as atitudes indesejadas, delineando bem o perfil que não fará parte do seu grupo de vendas.

Após isso, defina as características que você almeja de um vendedor e as que prefere evitar. Isso facilita bastante a criação de um perfil ideal.

Além do mais, vale lembrar que qualquer tipo de preconceito precisa ser excluído. Procure competências, habilidades e profissionalismo, independentemente de classe social, cor, gênero, religião ou orientação sexual.

Olhe para dentro do negócio

É preciso prestar atenção em seus colaboradores. Às vezes, o perfil do profissional de vendas que você espera pode ser encontrado dentro de sua própria empresa.

Há muitos talentos desperdiçados no mercado atuando em funções para as quais não apresentam a aptidão necessária. Encontrar este profissional e oferecer condições para que ele possa se capacitar pode garantir ótimos resultados para a sua revenda de EPI.

Além disso, é uma ótima maneira de demonstrar aos demais funcionários que você valoriza o público interno, criando oportunidades para que eles se desenvolvam e evoluam na carreira.

Fique atento à concorrência

Outra opção para saber como contratar bons vendedores de EPI é buscar por profissionais de outras empresas. Para isso, é necessário observar o time da concorrência e identificar se eles cabem no perfil que você deseja.

No entanto, lembre-se de que nenhum profissional vai trocar de trabalho se estiver contente com a empresa que se encontra. Portanto, é preciso estar disposto a fazer uma proposta melhor se você quiser trazer um bom colaborador de vendas para o seu time.

Divulgue a vaga para o mercado

Se não existe ninguém que se encaixe no perfil almejado dentro de sua empresa e nem nos concorrentes, chegou a hora de tornar pública a sua procura por novos colaboradores de venda.

Há diversas maneiras de anunciar as vagas disponíveis. Uma delas é o tradicional anúncio de jornal. Além de ser um meio comum e com muita procura por parte dos interessados, ainda tem baixo valor de investimento.

Outro modo é divulgar a vaga em agências de emprego. Existem muitas empresas especializadas em contratação e recolocação profissional. Há sites gratuitos na internet que oferecem isso. É preciso apenas acessar um deles e buscar os currículos que estejam conforme o perfil do profissional desejado.

Por fim, você pode usar as redes sociais para anunciar suas vagas. Crie uma imagem atraente, expressando as qualidades necessárias para preenchimento da vaga, e publique-a nas redes que sua revendedora está inserida.

Lembre-se de que, para conseguir mais destaque nas redes sociais, é fundamental produzir bons anúncios. Desse modo, você vai conseguir transmitir confiabilidade para seu empreendimento e chamar a atenção de profissionais mais preparados. Se for preciso, peça ajuda a um designer.

Selecione bem os candidatos

Após divulgar as vagas, você vai começar a receber os currículos dos profissionais interessados. Nesta ocasião, é importante ler cada um deles com cautela e atenção para saber os que não se encaixam no perfil de sua empresa.

Agora, com os currículos em mãos, é o momento de entrar em contato com os candidatos por telefone para uma conversa. Então, busque identificar as seguintes características do colaborador:

  • fluência verbal;
  • repertório;
  • simpatia;
  • disponibilidade de trabalho.

Depois disso, agende uma entrevista com os profissionais que lhe pareceram melhor capacitados para trabalhar em sua revendedora. Lembre-se de que saber como contratar bons vendedores é um processo que exige bastante atenção. Afinal de contas, você vai querer os melhores para compor sua equipe de vendas.

Prepare a entrevista

O momento da entrevista é essencial para saber quais serão os próximos vendedores da sua empresa. O ideal é fazer, primeiro, uma entrevista em grupo. Nela, você pode reunir 10 candidatos, por exemplo, e observar o desempenho de trabalho em equipe por meio de dinâmicas de grupo.

Mas, antes de iniciar, apresente-se, faça um pequeno histórico da revendedora, informe sobre as condições da vaga e peça para que os candidatos falem sobre si mesmos.

Depois da etapa em grupo, agende uma entrevista individual com cada um dos profissionais. Será neste momento que você vai poder conhecer melhor o perfil de cada um, seus objetivos e ambições.

Proponha uma conversa leve. Deixe o candidato confortável para falar e demonstre interesse pelo que ele diz. Também é interessante preparar a entrevista anteriormente e anotar as principais vantagens de cada um.

 Veja abaixo algumas perguntas que você pode utilizar.

  • por que esta empresa deveria te contratar?
  • por que você gosta da área de vendas?
  • qual seu ponto forte e ponto fraco?
  • você é criativo? Como isso já te auxiliou a vender?
  • por que saiu do último emprego?
  • há alguma venda da qual se orgulha?
  • você ajuda os clientes? Dê exemplos.
  • você se mantém atualizado? Como?

Tome precauções antes de escolher o candidato

Agora, você já tem dados suficientes para conhecer os profissionais que se encaixam no perfil que sua revendedora de EPI necessita. Contudo, antes de colocar os melhores candidatos no seu grupo de vendas, é fundamental ter algumas precauções.

Você deve verificar referências e pedir comprovações de diplomas e certificados antes de contratar os colaboradores. Esta é uma maneira de comprovar o que foi dito por eles na entrevista.

Dessa forma, independentemente do perfil do seu negócio, saber como contratar bons vendedores que atuem com ética, honestidade e respeito é de grande importância para a sua empresa. Afinal, ele quem vai representar sua marca junto aos clientes e garantir que a imagem da sua empresa seja bem vista pelo mercado.

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