Como escolher o equipamento de proteção individual ideal para as suas necessidades

Compartilhe este post

Na escala das medidas de controle de riscos, o equipamento de proteção individual é a última medida a ser adotada. Antes disso, a empresa precisa esgotar as possibilidades de eliminação e redução dos riscos, por substituição ou isolamento dos riscos.

Além disso, a empresa deve adotar controles de engenharia — aplicação de EPC (equipamento de proteção coletiva) e melhorias ergonômicas no trabalho, por exemplo, e de controles administrativos — divulgação de mapas de riscos, sinalizações de riscos e treinamentos específicos, dentre outros.

Para escolher o equipamento de proteção individual ideal para proteger os trabalhadores frente aos riscos existentes no ambiente da empresa, daremos dicas importantes. Fique atento e mãos à obra, pois, com segurança não se brinca!

Entenda os principais perigos do local

O mapa de riscos deixa claros todos os perigos existentes nas áreas de trabalho, e facilita a definição da proteção ideal. Sendo assim, não abra mão desse instrumento.

Escolha EPI adequado aos riscos

Existem EPIs específicos para proteger contra diversos tipos de riscos, tais como: choques mecânicos, choques elétricos, quedas ou projeções de objetos, produtos químicos e biológicos, animais peçonhentos, torções, escoriações, derrapagens e umidade.

Busque orientação com os fornecedores e fabricantes de cada EPI para entender melhor para que serve cada equipamento, de modo a escolher o EPI adequado ao risco ao qual estará exposto o trabalhador.

Busque EPIs que:

Não provoquem riscos adicionais

O EPI não pode limitar os movimentos ou o campo de visão do trabalhador, por exemplo. Então, fique atento para escolher EPI funcional, que proteja e não gere qualquer tipo de risco adicional.

Sejam fáceis de manusear

A facilidade de manuseio do EPI é um dos fatores importantíssimos para sua aceitação e para o uso correto. Dispositivos de engate rápido e fechos simplificados podem ser as melhores opções de facilitação de uso.

Sejam ajustáveis e/ou reguláveis

O capacete, por exemplo, permite a regulagem à circunferência da cabeça do usuário para não causar desconforto, e alguns têm uma cinta jugular para garantir maior fixação à cabeça, para evitar que se soltem em casos de impactos mecânicos.

Tenha em mente que o EPI precisa ser confortável e bem ajustável e/ou regulável às condições anatômicas e fisiológicas do trabalhador.

Escolha os equipamentos com base em um processo colaborativo

Divulgue aos trabalhadores os principais regulamentos da segurança do trabalho (NR-6, NR-35 e outras) e conscientize a todos sobre a necessidade de usar os EPIs ao longo de todo o expediente de trabalho.

A seguir, envolva-os na escolha dos EPIs que serão utilizados. Assim, eles se sentirão valorizados e entenderão melhor a importância do uso adequado desses equipamentos para a garantia da sua saúde e segurança.

Faça o teste do EPI

A avaliação e teste do EPI permite analisar qual equipamento terá a melhor performance em termos de economia, conforto, produtividade e bem-estar geral do usuário. Para auxiliar nessa análise, elaboramos um kit cálculo do custo benefício do EPI. A ferramenta contribui para verificar qual equipamento tem o melhor desempenho e comprova se realmente o produto mais barato é o que proporciona maior economia.

Escolher o equipamento de proteção individual é um processo que deve ser bem estruturado, levando em consideração todos os aspectos que destacamos neste post. Siga as nossas dicas e você fará as melhores escolhas, que contribuirão para maximizar a segurança na sua empresa e preservar a saúde de todos os trabalhadores expostos a riscos.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts