Como fazer a gestão de estoque para revendas?

Compartilhe este post

A gestão de estoque tem um papel fundamental nas empresas que lidam com a comercialização de produtos ou que utilizam materiais para prestar serviços. É muito importante fazer um monitoramento constante dos itens em estoque, já que, tanto sua ausência, quanto seu excesso, podem representar prejuízos financeiros.

Sendo assim, existem medidas importantes que podem ser implementadas para melhorar os processos cotidianos de gestão de estoque, como, por exemplo, o uso de tecnologia para automatizar o processo logístico e facilitar o registro e a contabilização de mercadorias.

Neste post, vamos mostrar algumas práticas úteis para fazer a gestão de estoque para revendas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Automatize a gestão de estoque

Quando falamos em revenda de produtos e gerenciamento de itens armazenados, o primeiro passo para melhorar os procedimentos operacionais é implementar tecnologia na gestão.

Dito isso, podemos afirmar que o uso de um software de automação pode proporcionar benefícios inestimáveis na hora de localizar produtos e atualizar o inventário, descartando procedimentos manuais e obsoletos que desperdiçam tempo e recursos da empresa.

Registre produtos, fornecedores e revendedores

Após aderir ao uso de tecnologia, o próximo passo a ser dado na gestão de estoque é abandonar as planilhas em papel e começar a cadastrar e registrar dados relevantes como:

  • produtos com estoque mínimo e máximo;
  • preços;
  • fornecedores;
  • revendedores.

Entre outras informações pertinentes aos processos cotidianos da empresa.

Faça o controle do estoque

Levando em consideração a logística de atividades de revenda de produtos, o controle de estoque é fundamental para que não falte EPIs. Por isso, é preciso lançar todas as saídas de mercadorias para os clientes, assim como as devoluções.

Com esses dados em mãos — ou melhor! — em seu sistema de automatização, relatórios detalhados poderão ser lançados para melhorar a tomada de decisões do empreendimento. Veja mais sobre isso no próximo tópico!

Emita relatórios a respeito da situação do estoque

Como já foi mencionado, o programa fará o lançamento de relatórios acerca da situação atual do estoque de maneira automática resumindo todas as informações pertinentes ao nível de cada item armazenado.

Isso vai facilitar a tomada de decisões sobre o que precisa ser resposto ou não, além de otimizar as receitas e despesas de cada produto.

Treine seus colaboradores

Para concluirmos este artigo, é importante destacar a relevância da qualificação e do treinamento da equipe para a gestão de estoque da empresa. Todos os colaboradores devem estar prontos para executar as atividades operacionais relacionadas à organização e gerenciamento de itens para revenda.

Outra dica importante é designar um membro da equipe para ser o líder, delegando responsabilidades pela verificação de processos rotineiros de controle e monitoramento do estoque por meio do sistema.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a gestão de estoque tem um papel muito importante em empresas que lidam com grande fluxo de venda de produtos, principalmente aquelas que trabalham com revendas.

Para otimizar a produtividade do negócio e reduzir gastos, é fundamental implementar soluções tecnológicas e aderir às melhores práticas de organização de mercadorias.

Gostou das nossas dicas de como melhorar a gestão de estoque para revendas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts