Como o contato com cliente pode ajudar a reconquistá-lo? Entenda!

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O atendimento ao consumidor é de extrema importância, visto que muitas vezes é o fator de decisão para que alguém feche negócio com uma empresa ou não.

A questão é que esse contato precisa ser desenvolvido para ir além do simples objetivo de captar novos compradores. Manter um bom relacionamento com um cliente antigo, que já comprou da sua empresa, é essencial.

A conquista de novos clientes é consideravelmente mais cara que a manutenção daqueles que você já tem.

Neste post, você vai entender melhor a importância do contato com seus consumidores e conhecerá algumas táticas para isso. Continue a leitura e confira!

Qual a importância do contato com o cliente?

Segundo Philip Kotler, professor universitário americano, economista e considerado pai do marketing, conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um antigo.

Isso acontece porque é preciso convencer um novo público a experimentar o seu produto ou serviço. Então, são necessários investimentos mais altos, como estudo de mercado e publicidade. Essas técnicas já não são tão essenciais com sua clientela antiga, que já fez negócio com você e está mais receptiva. Porém, nem por isso ela deve ser deixada de lado.

É aí que entra o contato com o cliente. Apesar de ser um método simples, ele é muito eficaz, pois faz com que o consumidor sinta que há uma atenção voltada para ele, o que vêm se mostrando cada vez mais uma demanda do mercado.

Como realizar esse contato?

Com a tecnologia disponível, existem diversos meios simples para contatar seus clientes. Uma maneira interessante é por meio de um aplicativo próprio da empresa. Além da função para entrar em contato com a organização, conta também com outros serviços para facilitar as transações entre os parceiros de negócio.

Outros métodos são e-mails, telefone, a disponibilização de um SAC e, caso necessário, até mesmo reuniões. Afinal, é necessário que o cliente sinta-se ouvido, para que ele possa resolver qualquer problema que aconteceu no passado que o tornou inativo, se for o caso.

Quais técnicas de aproximação utilizar?

O fato é que se um cliente antigo anda inativo, algo ocorreu. Ele pode não ter mais demanda por seus produtos ou serviços ou estar insatisfeito com eles. Portanto, uma simples aproximação não basta.

É preciso mostrar algum tipo de inovação nesse contato. Pode-se enviar novidades, por exemplo, mostrando o que sua companhia está oferecendo que possa interessá-lo.

Uma outra estratégia é oferecer promoções, baseando-se no histórico de transações entre vocês. Também é interessante pedir feedbacks sobre a experiência do cliente com a sua empresa, para que vocês possam trabalhar melhor o relacionamento e garantir a satisfação de ambos os lados.

O contato com cliente é uma das ferramentas mais eficazes quando se trata de fidelizá-los. Na prática, isso é sinônimo de aumento de vendas, pois garante que você mantenha seus consumidores antigos enquanto busca expandir o seu mercado. Portanto, invista de fato nessa ferramenta, para se assegurar de que seus negócios estão dando os melhores resultados possíveis.

Quer saber mais sobre fidelização de clientes para garantir o aumento das suas vendas? Então, leia confira nossas seis dicas para ter consumidores mais fiéis!

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