Como o excesso de autoconfiança pode se tornar um perigo no ambiente de trabalho?

Compartilhe este post

Confiar em si mesmo é uma qualidade essencial para quem deseja manter um alto desempenho, principalmente em ambientes corporativos. Para realizar suas atividades, inspecionar os elementos do ambiente de trabalho, saber delegar as tarefas e ter tudo sob controle, esse comportamento é um fator decisivo, pois influencia na forma como esse processo se dá. Geralmente, quem tem autoconfiança no trabalho recebe destaque.

A autoconfiança nada mais é do que a característica de estar plenamente convicto acerca de sua capacidade de realizar alguma ação. No trabalho, a autoconfiança se manifesta quando a pessoa tem plena certeza de seus conhecimentos em determinada área ou confia muito na capacidade que tem de desenvolver alguma atividade. Autoconfiança é a mente afirmando que você está preparado e pronto para alguma coisa.

É possível desenvolver autoconfiança no trabalho através de estudos e especializações da área de atuação, além de adquirir experiência e desenvolver também o lado pessoal. Mas essa qualidade, quando em excesso pode acabar transformando-se em um terrível defeito, comprometendo o desempenho profissional e o entrosamento com a equipe. É preciso ficar atento, pois por melhor que você seja, o excesso de autoconfiança pode arruinar a sua carreira.

O excesso de autoconfiança influencia em sua imagem

O primeiro aspecto a ser considerado quando pensamos no que de ruim o excesso de autoconfiança pode acarretar é a imagem. A autoconfiança no trabalho geralmente é bem-vista, mas quando se torna excessiva pode fazer com que os seus colegas de trabalho — subordinados ou superiores — o enxerguem como uma pessoa arrogante e fechada para as considerações alheias.

O excesso de autoconfiança faz com que o indivíduo não dê ouvidos às sugestões de melhoria, além de prover uma certa desatenção na execução do trabalho (aquele comportamento de quem faz tudo com as mãos nas costas e não precisa se preocupar). Esse último fator pode, inclusive, acarretar em acidentes de trabalho, que poderiam ser evitados caso o excesso de autoconfiança não existisse.

O excesso de autoconfiança impede que você cresça

Outro ponto extremamente negativo do excesso de autoconfiança é a estagnação. Justamente por julgar que sabe tudo, o indivíduo não consegue perceber seus pontos fracos, sendo assim impossível trabalhá-los. Em consequência, o trabalho dele vai ficando cada vez menos qualificado, já que para ser um profissional competitivo, ainda que seja um veterano na área, é necessário estar sempre atualizado.

Para alcançar sucesso dentro da sua atuação profissional, é de suma importância que você seja capaz de identificar seus pontos fortes e fracos, para que haja um equilíbrio na questão da autoconfiança. Você precisa, sim, saber que é bom e capaz, mas sem se esquecer de que o aprimoramento contínuo é a única forma de se manter vivo no mundo corporativo.

Como trabalhar e superar esses problemas?

Admitir que a autoconfiança no trabalho tem sido um problema para você é o primeiro passo para se livrar do excesso. Se você julga que é impossível que um acidente aconteça na sua atuação, brinca com situações de risco ou zomba de um colega precavido, alerta vermelho. Caso você tenha identificado essas dificuldades, não seja irresponsável e repense sua atitude.

Tente identificar o motivo pelo qual você age assim, pois diversos fatores podem desencadear esse comportamento. Isso não significa que você é uma pessoa ruim, significa apenas que você precisa trabalhar essa característica. Procure ouvir mais os outros e, principalmente, olhar para si mesmo sem altivez. Aos poucos, você será capaz de se desvencilhar das atitudes negativas influenciadas pelo excesso de autoconfiança.

Aproveite também para compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter consciência dos prejuízos que o excesso de autoconfiança no trabalho pode trazer.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts