Como ter o controle de entrega de produtos solicitados pelo cliente?

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O controle de entrega de produtos é um dos setores mais importantes para quem trabalha com revenda de mercadorias. Uma empresa precisa se preocupar com vários aspectos logísticos e é fundamental observar aspectos como prazos de entrega, a fim de que os clientes se sintam satisfeitos (o que aumenta as possibilidades de fidelização).

No setor da segurança do trabalho, por exemplo, é crucial que os revendedores saibam exatamente controlar a entrega desses produtos, para que eles cheguem em perfeitas condições aos seus destinatários. São várias práticas que vão possibilitar a satisfação dos consumidores e destacar sua empresa frente à concorrência.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a manter esse controle de forma eficiente. Continue lendo!

Monitore cada passo da entrega

Com o monitoramento, você vai saber se o seu fornecedor realizou a entrega no tempo hábil, qual deles comente mais falhas, que tipo de produto é mais requisitado e até mesmo quais as rotas mais calmas de entrega.

Imagine que você tenha um fornecedor em um estado vizinho e outro em um estado mais distante. No entanto, a entrega do fornecedor mais próximo vem por estradas mais complicadas, o que pode acarretar em um serviço mais demorado do que o que está mais distante.

Por isso, é fundamental que você monitore cada passo das entregas de fornecedores, para que tenha um controle melhor desse procedimento.

Tenha estoque para imprevistos

Os materiais utilizados pelo seu empreendimento para trabalhar são como combustível para um carro. Sem eles, a empresa não vai para frente. Por conta disso, é essencial que você esteja preparado para possíveis imprevistos com as entregas.

O veículo pode quebrar, um acidente pode acontecer, uma greve pode estourar e até mesmo uma estrada pode ser fechada, atrasando a entrega dos produtos por vários dias (ou até mesmo semanas). Dessa forma, ter um estoque pronto para emergências é fundamental para ter o controle de entrega de produtos e não deixar os seus clientes na mão.

Adapte a entrega conforme a região

Se a atuação do seu negócio tem predominância local (como apenas em uma cidade), você precisa utilizar meios rápidos e eficazes para realizar as entregas. Além de isso promover uma redução de custos para a sua empresa, você vai ganhar bastante agilidade e reforçar o senso de proximidade e exclusividade com seu cliente.

Tenha uma logística reversa eficiente

Essa prática é bastante comum em algumas empresas, principalmente naquelas em que são realizadas vendas por meio da internet. A logística de devolução contribui muito para o processo de fidelização de clientes, pois essa é a forma como o consumidor devolve um item que não está em acordo com o que foi solicitado.

Contudo, você deve ter muito cuidado e informar corretamente ao cliente as condições em que a devolução da mercadoria será aceita. Faça todos os cálculos e estudos para certificar que esse procedimento realmente é viável e necessário em sua empresa.

Priorize as necessidades do cliente

Além das questões que envolvem a natureza da carga, fazer o acompanhamento do prazo e o controle de entrega dos produtos é fundamental, uma vez que a empresa precisa garantir ao cliente um bom atendimento, respeitando o que foi acordado.

O consumidor pode, por exemplo, ter suas próprias necessidades, como receber determinadas mercadorias em um dia específico. Assim, quando o prazo não é cumprido, ele acaba sendo prejudicado, o que acarreta prejuízo para sua empresa por não ser um negócio que cumpre com o que foi combinado. A imagem do seu empreendimento fica comprometida, e isso faz com que você perca até mesmo outros clientes.

Por isso, é muito importante registrar o máximo de informações a respeito do cliente e, se ele mesmo não disponibilizar esses detalhes, você deve perguntar se existe urgência ou não.

Dessa forma, negocie as condições de entrega do mesmo modo como se negocia o preço de produtos.

Crie uma boa relação com os fornecedores

Uma das funções fundamentais do setor de compras de uma empresa é criar uma relação amigável com os seus fornecedores. É preciso entender que essa deve ser uma verdadeira parceria e que essa conexão precisa ser de mútuo benefício.

Sendo assim, não oscile em iniciar laços com seus fornecedores. É esse contato que permitirá que você tenha acesso aos dados primordiais para o seu controle de entrega de produtos, permitindo, também, que você possa monitorar melhor os prazos das compras da sua revendedora, podendo contar com eles em uma situação adversa.

Aplique ferramentas de automação

Uma das formas de ampliar a eficiência nas operações é por meio do investimento na tecnologia, notadamente na logística dos processos. Assim, invista em sistemas integrados que garantem o controle de estoque, o monitoramento das tarefas e o atendimento aos consumidores. Faça da automação uma aliada estratégica!

Mantenha o controle sobre operações e registros

A forma mais eficiente de verificar se suas operações estão fluindo de maneira correta e de acordo com o esperado é registrar os resultados obtidos. No entanto, além disso e de igual importância, é necessário um acompanhamento em tempo real das ações, uma vez que somente assim é possível estimar o quanto um transtorno pode ser influenciador, capaz de reverter ou neutralizar fatores que poderiam prejudicar seu processo logístico.

Analise os resultados

Não basta apenas registrar os resultados. Para que sua gestão seja cada vez mais eficiente, é preciso promover uma análise que contenha um estudo das informações produzidas pela sua equipe.

Nessa perspectiva, destaca-se o uso de indicadores que demonstrem o nível de eficácia da empresa. Medir a produtividade de quem entrega seus produtos de EPI, por exemplo, e gerar relatórios diferenciados, são algumas das formas de mensurar a eficiência de sua revendedora.

Enfim, são várias as práticas que fazem com que o seu negócio tenha um controle de entrega de produtos de forma correta. Você também precisa alinhar tudo isso com a sua equipe, monitorando o desempenho deles, otimizando rotas e fornecendo um suporte adequado para as demandas de cada cliente. Lembre-se de que a satisfação de quem compra com você deve vir em primeiro lugar!

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