Como trabalhar a conscientização do uso de EPI com os colaboradores?

Compartilhe este post

Que tal ouvir este post? Experimente no player abaixo.


Seja na indústria metalúrgica, seja na agricultura, os índices de acidentes de trabalho no Brasil alcançam números alarmantes em todos os segmentos trabalhistas. Esse fato mostra que as fatalidades, além de não serem exclusividade de certos postos de trabalho, evidenciam a urgente necessidade de uma campanha de conscientização do uso de EPI pelos colaboradores. Segundo levantamento recente, os acidentes de trabalho em nosso país foram responsáveis por, aproximadamente, 19,4 mil mortes.

Dessa forma, confira alguns aspectos que precisam ser debatidos e que, consequentemente, podem ajudar a mudar esse cenário. Acompanhe.  

A importância da conscientização do uso de EPI

Há muitas tarefas industriais que representam riscos consideráveis para a saúde humana. Para esses casos, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) torna-se indispensável. Entretanto, há situações que denotam certo perigo para o colaborador, ainda que ele esteja trajando todos os EPI’s.

Neste sentido, cabe destacar que os equipamentos de proteção, muitas vezes, amenizam o dano potencial de um acidente de trabalho. Isso significa que, mesmo não conseguindo isentar em 100% o colaborador, o uso do EPI reduz significativamente as chances de acidentes mais graves ou, até mesmo, fatais.

Sendo assim, recorrer ao uso do EPI continua sendo uma ótima medida preventiva contra acidentes de trabalho — e sob hipótese alguma a sua utilização (quando constatada necessária) deve ser negligenciada. 

Vantagens que o uso do EPI pode trazer para a sua empresa 

  • estar em dia com a legislação;
  • redução no número de acidentes;
  • proteção contra os riscos provenientes das tarefas;
  • economia com indenização para o caso de acidentes;
  • maior segurança no ambiente de trabalho;
  • maior bem-estar em toda a equipe.

Como aplicar o uso de EPI’s nas empresas

Em uma empresa grande e com muitos colaboradores, a fiscalização pode não ser uma tarefa fácil. Por esse motivo, é preciso encontrar outras maneiras mais eficazes de garantir que todos os colaboradores estejam realmente utilizando os EPI’s.

Uma boa solução pode ser a contratação de profissionais da área de segurança do trabalho (técnico ou engenheiro), pois eles serão os responsáveis em mapear todas as áreas de risco da empresa e, consequentemente, poderão designar os principais equipamentos de proteção necessários.

Em outras palavras, investir na estruturação do setor de Segurança do Trabalho pode ser considerado como uma ação favorável na aplicação do uso de EPI’s. Empresas que têm esse setor desenvolvido certamente contam com colaboradores mais atentos e conscientes em relação à importância do uso do EPI.    

Dicas para conscientizar os colaboradores sobre o uso dos EPI’s

Ainda que uma indústria consiga viabilizar a contratação de profissionais capacitados para o seu setor de Segurança do Trabalho, é interessante destacar também algumas dicas, capazes de proporcionar a conscientização dos colaboradores sobre os equipamentos de segurança.

Confira algumas delas a seguir.

Criar programas de segurança do trabalho

Tarefas industriais que ofereçam algum risco à saúde humana devem ser, obrigatoriamente, mapeadas, estudadas e neutralizadas sempre na medida do possível. Esse trabalho de investigação pode ser distribuído a partir de alguns programas de segurança do trabalho, os quais evidenciam essencialmente a importância da conscientização.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Com intuito de trabalhar na prevenção de acidentes de trabalho, a CIPA é composta por uma equipe de colaboradores da própria empresa. Com encontros mensais, a sua metodologia é baseada, principalmente, na difusão de informações a respeito de segurança do trabalho, alcançando a todos os trabalhadores e setores.

A CIPA se responsabiliza por:

  • promover discussões internas a respeito das situações de risco identificadas no mês, destacando sempre os efeitos positivos da utilização do EPI;
  • divulgar aos colaboradores conteúdos relevantes sobre saúde e segurança do trabalho;
  • identificar, divulgar e neutralizar todas as áreas de risco mapeadas na empresa;
  • realizar atualizações informativas periódicas e possibilitar que colaboradores participem da elaboração da pauta das reuniões.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Tem como objetivo garantir a saúde humana mediante a ambientes que ofereçam riscos físicos, químicos e biológicos. Isto é, um bom PPRA consegue demonstrar para um colaborador o quão importante é o uso de EPI em áreas com ruídos intensos, vibrações, grandes variações térmicas, agentes corrosivos etc. 

Sendo assim, o PPRA promove:

  • avaliação de riscos, dos parâmetros de exposição (tempo e intensidade) e o devido equipamento de proteção;
  • aplicação de medidas de segurança individual e coletiva (Equipamento de Proteção Coletiva — EPC);
  • determinação de prioridades, visando antecipar-se aos riscos.  

Investir na fiscalização

Ainda que difícil de ser realizada em empresas que têm muitos colaboradores, a fiscalização pode ser uma medida importante durante o processo de conscientização. Isso porque uma vez que um colaborador (principalmente aquele que ofereça resistência quanto ao uso do EPI) seja diariamente confrontado sobre o seu erro, as chances que ele tem de compreender a gravidade da situação ao negligenciar os equipamentos de segurança aumentam. Isso faz com que ele reavalie suas práticas.

Discutir sobre a segurança coletiva

Basta apenas um trabalhador despreparado no meio de todos os outros capacitados para proporcionar situações que representam perigo para a equipe inteira. Dessa maneira, torna-se essencial mostrar para os colaboradores que, ao utilizar corretamente o EPI, tanto a segurança individual quanto a coletiva são promovidas.

Fazer reuniões periódicas

Muitas vezes, as pessoas relutam sobre usar ou não os equipamentos de proteção por conta da falta de informação. Por isso, é muito importante que você faça o seu colaborador entender a necessidade dos EPI’s, para evitar negligência da parte deles e também garantir a proteção adequada.

Para isso, nada melhor do que realizar reuniões periódicas, para que os trabalhadores tenham a oportunidade de entender melhor sobre a importância de utilizar equipamentos de proteção durante a execução de suas atividades na empresa. É também uma boa oportunidade de dar orientações sobre os locais e tipos de tarefas que mais oferecem riscos, bem como os possíveis acidentes que podem acontecer.

Mostrar as consequências de não usar

Você pode incentivar o uso de EPI’s mostrando o que pode acontecer se eles não forem usados. Elabore uma palestra que exponha todos os riscos que os trabalhadores correm ao executar suas tarefas sem a proteção adequada, bem como mostrar os tipos de acidentes que podem correr. Além de mostrar as consequências judiciais, pois se a empresa fornece e orienta o uso de EPI’s, mas o funcionário não utiliza, o problema fica na responsabilidade dele em casos de acidentes.

Oferecer capacitações

Também é muito importante investir em capacitações e treinamentos, para possibilitar que os seus funcionários prezem sempre pela segurança no ambiente de trabalho. Esses treinamentos podem ser sobre o uso do EPI, a importância dele para as atividades da empresa, a forma correta de utilizá-los e até mesmo sobre como se comportar nos locais que mais oferecem riscos para a saúde.

Esses treinamentos podem contribuir bastante para garantir a proteção da saúde e da vida dos seus trabalhadores. A empresa acaba se beneficiando bastante, porque os índices de afastamentos serão inexistentes, além de estar em dia com o que exige na legislação.

Dar incentivos para o uso

Qual a melhor forma de incentivar algo para um grupo de pessoas do que oferecer algum tipo de benefício? Pois, será dessa maneira que você vai conseguir atingir um número maior de pessoas, conscientizando os seus funcionários a respeito do uso dos equipamentos de proteção. Esses incentivos podem ser uma boa tática e vão ajudar bastante a empresa.

Faça esse tipo de ação, ainda mais se a sua empresa estiver passando por uma fase mais crítica, com alto índice de acidentes e negligência do uso de EPI’s por parte dos trabalhadores. Dessa forma, você pode propor que: se for feito o uso consciente dos equipamentos, cumprindo um determinado período sem a ocorrência de acidentes, os trabalhadores ganharão uma bonificação. Esse incentivo poderá ser uma folga, uma festa para funcionários ou até mesmo um acréscimo financeiro.

Disponibilizar equipamentos de proteção de qualidade

Para evitar um acidente de trabalho é extremamente importante designar o devido EPI e EPC para cada atividade. Contudo, tão importante quanto isso é o setor de Segurança do Trabalho garantir que os equipamentos sejam de qualidade e fornecidos da maneira adequada.

Isso porque há muitos colaboradores que deixam de utilizar o EPI por receberem equipamentos de tamanho errado (devido ao desconforto causado) ou por estarem em mau estado de conservação. Dessa forma, não faz sentido em promover a conscientização do uso do EPI por parte dos colaboradores, sendo que a sua disponibilização é feita precariamente.

Por fim, vale ressaltar que você deve adquirir sempre os melhores EPI’s do mercado, pois é uma garantia da qualidade, funcionalidade e também maior duração dos equipamentos. Isso vai ser importante, pois as condições de uso dos equipamentos são fatores bem significativos para garantir uma boa proteção.

Portanto, fica clara a relevância de trabalhar em prol da conscientização do uso de EPI, não importando qual seja o ramo industrial. Enfatizando, assim, a importância dessa medida na redução do número de acidentes de trabalho e demonstrando aos colaboradores que tarefas realizadas com segurança podem sim ser alcançadas.

Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre o assunto!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts