Comunicado ao Mercado – Cenário Econômico – Update – 22-04-2020

Compartilhe este post

Prezados Clientes, Parceiros Comerciais e Colaboradores,

Gostaríamos de novamente iniciar dando a certeza que a Volk do Brasil não mudará seus valores de negócio, seu valor ao cliente (Cliente-Centrismo é a razão pelo qual lutamos), sua maneira respeitosa de se relacionar com o mercado e com todos seus stakeholders. Nos parece ser a forma mais honesta, dado o momento que estamos vivendo, que nos interpela com tantas variáveis desconhecidas, de aclarar e separar os movimentos, reafirmando nossa conduta e nossa forma de atuar, baseadas na transparência e visão de longo prazo.

Vivemos um momento em que muitos especialistas dizem ser sem precedentes. E ainda aqueles que dizem que o mundo não será o mesmo. Para nós que vivemos o mundo dos negócios, já imaginávamos em algum momento ver o preço do barril do petróleo avaliado em USD -37,00?? Exatos negativos USD 37,00 por barril? Neste momento, até mesmo a equipe econômica governamental declara que os modelos econômicos de planejamento utilizados hoje no Brasil não estão preparados para avaliar a dinâmica atual e sem precedentes (Paulo Guedes, 21/04/2020 na Youtube live do BTGPactual).

Neste contexto e trazendo aplicabilidade para nossa realidade de forma clara, não permitiremos especular com o momento, transferindo para o mercado, nossos clientes e nossas pessoas, condições surreais e por assim dizer desleais. Não obstante, precisamos em meio aos acontecimentos, ser realistas e dizer que a atual conjuntura tem trazido variáveis que não são de nosso controle e que afetam sobre maneira as rotinas da Volk do Brasil. Sendo mais especifico, a imensa variação cambial, a escassez/limitação de abastecimento no mercado mundial e de uma pandemia que intensifica o cenário de bolha inflacionária sobre os preços das comodities ligadas ao combate mundial e nestes cenários, trazem necessidades urgentes ao negócio que jogam contra a própria maneira de fazer negócios da Volk do Brasil.

É preciso ser diligente e até mesmo passar a imagem de pouca flexibilidade (que contraria a nossa própria história) na busca de sustentar nosso negócio, repassando unicamente a variação justificada e causada essencialmente pelos efeitos acima expostos, sem o menor viés de especulação e ainda honrar o abastecimento dos nossos clientes leais com o menor nível de ruptura possível, sob um cenário que se modifica dia após dia pela elaborada e complexa cadeia logística.

Continuamos em uma agenda forte e preferencial, focada na segurança de todos os envolvidos no processo e, para isso, estamos particularmente próximos de nossas equipes na Ásia e queremos que esta situação global se acalme e permita o retorno as nossas práticas normais de relação com o mercado. Temos a ciência que este momento passará e até que passe, precisamos navegar e nos mantermos operativos e sustentáveis, pensando no longo prazo.

O intuito deste comunicado, direcionado a pessoas que estimamos, é dizer que não estamos mudando nossa essência, nossa forma de atuar e de fazer negócios, mas que o momento nos obriga a ser mais diretivos e pragmáticos. Não por que desejamos, mas porque o cenário nos obriga. Queremos, contudo, reafirmar nossa condição de sustentabilidade de longo prazo. Para tal, o momento macroeconômico nos deixa com pouca margem de manobra.

Seguimos firmes e com fé de que este momento vai acabar. Momentos difíceis, decisões ainda mais difíceis contra nossa cultura, mas dentro de um mérito de necessidade imperiosa alheio ao nosso querer.

Agradecemos a confiança em nossa empresa, reforçando nosso compromisso e responsabilidade com o mercado.

O Brasil é país lindo e maravilhoso! De pessoas trabalhadoras e lutadoras. Aprendemos a trabalhar com alegria e assim dar contorno aos problemas diários. Não sabemos e não temos experiencia prática com as variáveis que acabo de mencionar,
agindo em conjunto. Não queremos e não seremos pretenciosos dizendo que dominamos todos os pontos desta complexa equação. Estamos aprendendo com os países que ingressaram no cenário antes, com a mídia confiável e não sensacionalista,
com as pessoas de boa fé que nos cercam a todos os momentos e com conselhos básicos que ouvíamos dos nossos entes queridos, desde quando éramos pequenos.

Em meio a tudo que ouvimos, precisamos seguir com nossas vidas em segurança e com nossos negócios aquecidos. Ser brasileiro neste momento pode ser nossa maior vantagem, pois somos flexíveis e adaptativos, sempre buscamos uma forma inteligente de solucionar os problemas e seguirmos em frente.

Respeitosamente,
Fabiano Anderson
Manager Director / Diretor Geral
Volk do Brasil

VCH – IMPORTADORA, EXPORTADORA E DISTRIBUICAO DE PRODUTOS LTDA (VOLK DO BRASIL)
CNPJ 10.702.092/0006-10

Acesse o comunicado nesse link!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts