Conheça os 4 principais tipos de óculos de segurança

Compartilhe este post

Todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) têm a sua relevância na hora de garantir a segurança de um colaborador que desempenha tarefas de risco. Entretanto, podemos considerar os óculos de segurança um dos EPI’s mais indispensáveis, uma vez que resguarda uma região do corpo humano extremamente sensível: os olhos.

Nesse sentido, é importante destacar que existem vários tipos de óculos de segurança, os quais são especificados de acordo com os riscos que o trabalho a ser executado representa.

Exemplificando, os óculos de proteção que um trabalhador na construção civil utiliza têm a mesma finalidade que o usado por um médico, porém, têm diferentes propriedades, explicadas pela exposição aos distintos riscos.

Preparamos este artigo para ajudar você a entender mais sobre óculos de proteção e deus principais tipos. Continue a leitura!

Qual é a importância dos óculos de segurança?

Os riscos presentes nas indústrias podem ser os mais variados possíveis: risco biológico, risco químico, risco físico etc. Dessa forma, é fundamental que o setor de Segurança do Trabalho de cada empresa saiba identificar a natureza desses riscos para que, assim, disponibilizem os devidos óculos de proteção aos colaboradores.

Risco biológico

Risco enfrentado por profissionais que atuam na área da saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos), os quais estão expostos a resíduos orgânicos e fluidos contaminantes. O risco biológico é mais encontrado no setor hospitalar, consultórios odontológicos e na indústria farmacêutica.  

Risco químico

Todo colaborador que desempenha tarefas com fluidos corrosivos (e que representam perigo ao menor contato) consequentemente está sujeito ao risco químico. Nesse caso, é fundamental que haja a devida proteção ocular, com lentes antiembaçantes e óculos que garantem uma boa vedação.

O risco químico é encontrado principalmente na indústria química, farmacêutica e nos laboratórios de pesquisa.

Risco físico

Há ambientes de trabalho que são caracterizados pelo constante lançamento de partículas (madeireiras e usinagem, por exemplo), as quais podem representar extremo perigo caso o colaborador não utilize óculos de proteção contra impacto.

Nesse sentido, podemos citar como exemplos de setores em que o risco físico é facilmente encontrado: construção civil, marcenaria, indústria metalúrgica e setor automobilístico. No caso desse último segmento, os riscos físicos podem ser vistos nas oficinas mecânicas em atividades como balanceamento de rodas, serviços de manutenção e reparação mecânica, entre outros.

Quais são os principais tipos de óculos de segurança?

variando principalmente o material, tamanho, resistência e características da lente, os óculos de segurança podem ser encontrados nas mais diversas especificações. Sendo assim, conheça os 4 principais tipos de óculos de segurança.

1. Óculos tradicional    

Geralmente fabricado em policarbonato, é o modelo mais comum dos óculos de proteção, sendo encontrado a partir de diferentes tratamentos e cores de lentes. A variação das cores da lente é justificada de acordo com a intensidade luminosa, a qual o colaborador está sujeito durante o trabalho.

Nesse modelo, lentes amarelas ou incolores são ideias para a atuação em locais com pouca iluminação, já as lentes escuras são mais indicadas para quem trabalha em ambientes de alta luminosidade.

Vale destacar também que esse tipo de óculos, além de filtrar grande parte dos raios UVA e UVB, podem ser fabricados sob diferentes tratamentos da lente — revestimento antirrisco e antiembaçante).

2. Óculos de ampla visão

Os óculos de segurança de ampla visão são caracterizados por terem uma lente única, viabilizando a visão panorâmica para o colaborador. É recomendado para tarefas que geram poeiras em suspensão, fumos e partículas sólidas arremessadas, já que o seu encaixe no rosto é feito de forma muito bem vedada, a partir de elásticos ajustáveis de silicone.

Esse modelo de óculos é comumente utilizado em canteiro de obras (principalmente em trabalhos de demolição e perfuração), usinagem (proteção contra cavacos arremessados em alta velocidade), madeireiras (serragem e estilhaços lançados).

Uma vantagem apresentada pelos óculos de ampla visão é a cobertura na lateral dos olhos, já que, em alguns óculos tradicionais, há espaços livres e desprotegidos nessa mesma área.

3. Óculos de sobreposição

Conhecido também como óculos de sobrepor, os óculos de sobreposição são aqueles que, como o próprio nome sugere, são utilizados de forma sobreposta a outro óculos. Em outras palavras, é designado para colaboradores que já usam óculos de correção visual (de grau).

 

Para se sobrepor da forma ideal (garantindo um espaço entre os óculos, mantendo a área recomendável de cobertura e boa visibilidade) esse modelo é um pouco maior e também tem lente com curvatura lateral, com a possibilidade de haver fendas de ventilação.

4. Óculos com grau

Mesmo com a possibilidade de adquirir um óculos de sobreposição, os colaboradores que já usam óculos de correção visual e atuam em áreas de risco podem optar também pelos óculos de proteção com grau.

Esse modelo é recomendado para trabalhadores que executam tarefas de risco de maneira constante e que, por algum motivo, não se adaptaram ao modelo de óculos de sobreposição.

Nesse sentido, esse tipo de óculos ao mesmo tempo que corrige a visão do trabalhador, realiza também a proteção contra impactos, poeiras e partículas arremessadas em geral.  

Como a Volk do Brasil pode contribuir para a sua empresa?

Presente no mercado há mais de 50 anos, a Volk do Brasil é uma empresa especializada em Equipamentos de Proteção Individual. Oferecendo uma linha completa de proteção, os equipamentos de segurança fornecidos atendem a todos os segmentos industriais, seja para colaboradores do ramo alimentício, seja para colaboradores metalúrgicos.

Quais outras medidas de segurança tomar?

Vale destacar também a importância de comprar EPI’s de qualidade e com a devida certificação de segurança, os quais são encontrados somente em empresas de credibilidade e reputação no mercado.

Outro ponto que deve ser pautado é a relevância na busca por informações no caso de surgir dúvidas quanto à medidas de segurança. É normal aparecer questionamentos em relação a qual EPI comprar, ou sobre qual a melhor medida de segurança de acordo com a tarefa que será executada, sendo prudente, nesses casos, a procura por consultorias.

Dessa forma, é fácil perceber o quão importante os óculos de proteção são para os colaboradores que atuam em ambientes de risco. Portanto, a aquisição desse EPI jamais deve ser considerada como um gasto desnecessário, mas, sim, um investimento, já que garante a adequada proteção de forma simples e extremamente eficiente.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e conheça toda a linha de Equipamentos de Proteção Individual que oferecemos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts