Conheça os materiais das luvas impermeáveis

Compartilhe este post

Que tal escutar este artigo? Experimente no player abaixo:

Há vários postos de trabalho na indústria que necessitam diariamente da realização de atividades que apresentam riscos para as mãos dos colaboradores. Seja no ramo alimentício, seja na indústria petroquímica, ao apresentar esse perfil de tarefas é fundamental que a empresa garanta a segurança da sua equipe de trabalho, essencialmente por meio da compra de luvas impermeáveis.

Classificada como um dos principais Equipamentos de Proteção Individual — EPI, as luvas impermeáveis oferecem várias vantagens e aplicabilidades, isso porque ela pode ser fabricada sob diferentes tipos de materiais, o que ajuda a ampliar suas funcionalidades. 

Mas você já sabe o que são luvas impermeáveis e quais os seus principais modelos? Então continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

O que são luvas impermeáveis?

Ao ler a palavra “impermeável” o senso comum equivocadamente associa esse termo apenas com a substância água. Entretanto, essa conclusão está incompleta, já que se algo tem a propriedade de ser impermeável aplica-se para qualquer fluido (tanto partículas no estado líquido, quanto no estado gasoso). 

Sendo assim, uma luva considerada como impermeável é um equipamento de proteção individual que envolve as mãos dos colaboradores de maneira a garantir o seu isolamento total, não permitindo que nenhum fluido atravesse seu material e entre em contato direto com a pele humana. 

Como há uma gama de materiais com essa propriedade de impermeabilidade, há também vários modelos de luvas impermeáveis, os quais basicamente oferecem distintas aplicações, mas, na maioria das vezes, apresentam benefícios similares. 

Quais as vantagens das luvas impermeáveis?

Como vantagens de uma luva impermeável (seja qual for o material), podemos destacar as que listamos abaixo. 

Conforto térmico

Existem tarefas que exigem o manuseio de peças, equipamentos e produtos que se encontram a uma temperatura fora do padrão de conforto térmico para a saúde humana. Um bom exemplo disso são as atividades executadas em uma empresa do ramo alimentício, em que as mãos dos colaboradores manejam alimentos a uma baixa temperatura. 

Para essas aplicações, a utilização de uma luva impermeável é muito importante, pois ao assegurar que os membros não entrem em contato direto com os itens resfriados, naturalmente a luva protege as mãos e resguarda a sua condição térmica, impedindo que a temperatura dos dedos diminua. 

Redução da umidade

São vários os ambientes de trabalho que são necessários a manipulação de produtos químicos associado à água para o desempenho de determinadas tarefas (principalmente quem atua com higienização e limpeza em geral). 

Nesse caso, é inviável para uma equipe executar essas tarefas sem uma boa luva impermeável, uma vez que o local de trabalho é caracterizado pelo excesso de umidade, o que é bastante prejudicial não só para as mãos, mas para todo o corpo. 

Fabricação diversificada 

Uma luva impermeável pode ser fabricada nos mais variados modelos e materiais, o que, sem dúvida, eleva as suas funcionalidades e a viabiliza a atender demandas muito específicas. 

Quais os principais materiais das luvas impermeáveis? 

Como mencionado acima, atualmente é possível encontrar no mercado luvas impermeáveis de diversos materiais. Abaixo, destacaremos os principais. 

Borracha neoprene

Caracterizado por ser uma borracha sintética elaborada para substituir a borracha natural, o neoprene apresenta uma ótima versatilidade, sendo aplicado tanto na confecção de roupas de surf quanto em peças automobilísticas.

Entre as suas vantagens estão o bom isolamento térmico, boa maleabilidade e secagem rápida quando molhada. Vale mencionar que as luvas fabricadas em neoprene são as que mais se assemelham ao látex nos quesitos elasticidade e destreza, contudo, resistem melhor à degradação.

Encontrada tanto no modelo descartável quanto no reutilizável, esse tipo de luva oferece também boa resistência química, protegendo bem as mãos contra substâncias, como hidrocarbonetos; álcoois; ácidos e solventes orgânicos. Além, é claro, de proporcionar ótima proteção mecânica contra corte, abrasão e perfuração.

Borracha nitrílica

Classificado como um copolímero fabricado a partir da acrilonitrila e butadieno, as luvas de borracha nitrílica também oferecem boa elasticidade e proteção química (principalmente para atividades que envolvem contato com cáusticos, óleos, gorduras animais, detergentes, diesel, gasolina, amônia e querosene).

Com vasta aplicação nas indústrias químicas, alimentícias e automotivas, a borracha nitrílica é hipoalergênica e pode ser encontrada no mercado nos formatos descartável, reutilizável e/ou como revestimento em luva reutilizável com suporte têxtil.

Látex

Chamado também de borracha natural, o látex é um polímero obtido a partir da extração de seringueiras (por meio de cortes e talhos no tronco da árvore, recolhendo assim a sua seiva). Cabe pautar que a sua aplicação não se restringe apenas para a fabricação de luvas de proteção, visto que há uma infinidade de objetos do uso cotidiano oriundos do látex (preservativos, brinquedos, utensílios de cozinha etc.).

Já para o equipamento de proteção individual, esse material entrega as seguintes vantagens:

  • boa proteção mecânica; 
  • flexibilidade;
  • maleabilidade; 
  • ótima sensibilidade tátil; 
  • proteção contra agentes patogênicos do sangue;

PVC

Considerado como um dos plásticos mais utilizados no mundo, o Policloreto de Polivinila — PVC tem uma excelente aplicação para a fabricação de luvas de proteção impermeáveis. Entre as suas características estão:

  • ótima resistência química (essencialmente contra óleos aromáticos, álcoois e ácidos); 
  • excelente resistência a abrasão;
  • matéria-prima de baixo custo financeiro. 

As luvas de PVC podem ser comercializadas tanto como luva reutilizável sem suporte têxtil, quanto luva reutilizável com suporte têxtil para diversas atividades. 

Onde adquirir luvas de qualidade?

Ao comprar um EPI é fundamental ter a certeza de que a empresa fornecedora trabalha apenas com equipamentos de qualidade, até porque é a saúde dos colaboradores que está em pauta.

Presente no mercado de segurança do trabalho a mais de 20 anos, a Volk do Brasil comercializa EPIs do mais alto padrão de excelência, entre eles estão as luvas impermeáveis, as quais são disponibilizadas sob variados materiais de fabricação e modelos. 

Sendo assim, após entender melhor sobre o que são luvas impermeáveis, bem como suas aplicações, é simples de concluir que elas atualmente são fundamentais para a garantia da segurança do trabalho. Vale lembrar ainda que a aquisição desse EPIs jamais deve ser encarada como um custo desnecessário, mas, sim, um investimento, já que eles trabalham em prol da saúde humana.

Está precisando de Equipamentos de Proteção Individual? Entre em contato com a Volk do Brasil, somos referência nacional no ramo de distribuição de EPIs. 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts