Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 23/03/2018

Conheça os principais EPIs para limpeza profissional


Garantir o desenvolvimento de variadas tarefas industriais de maneira segura e confiável é um desafio que o setor de segurança do trabalho de cada empresa enfrenta diariamente.

Essa responsabilidade também se aplica quando falamos sobre EPI para limpeza profissional, pois é fundamental que os trabalhadores desse ramo atuem sem correr riscos e amparados pelas devidas normas de segurança.

Neste post, destacamos os principais equipamentos de segurança que esses profissionais obrigatoriamente devem utilizar e os possíveis riscos à saúde em caso de negligência. Confira!

Luvas de proteção

Atividades de limpeza industrial, em geral, podem representar ao trabalhador riscos de diversas categorias: contato direto com produtos químicos corrosivos, risco biológico (área hospitalar), perigo de corte, altas temperaturas etc. Logo, nessas situações as luvas de proteção são EPI's indispensáveis.

Saber identificar qual o exato perigo que cada tarefa imprime e especificar qual é a luva mais apropriada é fundamental para que acidentes de trabalho não ocorram.

Protetor auricular

Há setores industriais em que ruídos excessivos são inevitáveis durante o desenvolvimento de tarefas. Na limpeza profissional, bombas de água e lavadores de alta pressão são os principais responsáveis pelo som intenso.

Nesses ambientes, onde o nível de decibéis é bem maior do que o suportável, a não utilização desseequipamento de segurança traz danos irreversíveis, como a perda auditiva progressiva.

Respirador

Saber identificar e mensurar os riscos provenientes da qualidade do ar também é papel do setor de segurança do trabalho. Nesse contexto, destacam-se as práticas de limpeza profissional que geram insumos e fumos que são prejudiciais à saúde ao serem inalados.

Após estudo prévio da qualidade do ar em que o trabalhador fica sujeito, especificar o tipo correto de filtro que a máscara deve conter é extremamente relevante para a proteção do profissional, evitando assim problemas pulmonares e a perda gradativa do olfato.

Bota

É impossível imaginar um profissional da limpeza trabalhando sem botinas. O uso de calçados fechados nessas ocasiões é importante para proteger da umidade, do contato com produtos corrosivos e da queda de materiais, evitar choques e ajudar na locomoção, diminuindo inclusive a chance de escorregões.

Avental

Durante a limpeza industrial é comum a utilização de água e outros produtos químicos diluídos. Por isso é fundamental que o empregado mantenha o seu corpo protegido durante todo o processo, evitando o contato com esses fluidos enquanto executa a tarefa. Dessa forma, o trabalhador garante o seu conforto térmico e evita lesões e doenças de pele.

Desse modo fica fácil perceber que a utilização de EPI para limpeza profissional é indispensável, favorecendo o conforto do profissional e evitando acidentes de trabalho.

Vale ressaltar que é direito de qualquer trabalhador receber gratuitamente todos os equipamentos de segurança, cabendo ao setor de segurança do trabalho fazer um estudo prévio dos locais de risco para a correta distribuição dos equipamentos.

Como você reparou, o uso de equipamentos de segurança não devem ser negligenciados nem pela empresa nem pelos profissionais. Que tal ajudar a divulgar informações sobre segurança no trabalho? Compartilhe este post nas redes sociais!


Últimos posts




Comentários