Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 24/10/2018

Descubra como a Volk ajuda no seu treinamento de EPI!


Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) têm a função de proteger a saúde do trabalhador e reduzir os riscos ocupacionais. Algumas funções exigem maiores cuidados do que outras, por isso as empresas precisam saber como realizar um treinamento de EPI corretamente.

Para tanto, torna-se imprescindível contar com a ajuda de uma empresa especializada. Nesse sentido, a Volk do Brasil é a companhia certa para garantir que nenhum problema possa acontecer com a saúde dos seus funcionários.

Assim como os três principais pilares de qualquer organização (visão, missão e valores), nossa empresa preza pelo quanto um treinamento para a utilização de EPIs é importante. Temos profissionais especializados para dar suporte a vários segmentos de mercado e contamos com uma linha completa de produtos para proteger os colaboradores.

Em vista disso, preparamos este post para que você descubra como a nossa empresa pode ajudar no seu treinamento de Equipamentos de Proteção Individual. Continue lendo e confira!

O que diz a NR-6?

A Norma Regulamentadora Nº 6 classifica como EPI todo acessório, equipamento ou uniforme que apresente utilidade específica para garantir segurança ao trabalhador contra algum risco no ambiente laboral. Esses riscos envolvem produtos químicos, escoriações, chamas ou qualquer outro tipo previsto na norma.

A NR6 permite que o equipamento seja importado ou nacional, contudo ele só pode ser colocado à venda se apresentar indicação do Certificado de Aprovação (CA), que é expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A lei é ainda responsável por obrigar as empresas a tanto fornecer o treinamento de EPI correto para os colaboradores quanto incentivar o empregado a utilizar os equipamentos. Ela prevê punição para ambas as partes no caso de descumprimento dos seus requisitos legais.

Os empreendimentos precisam se conscientizar sobre a importância de seguirem os mandamentos de segurança da NR-6, e a Volk do Brasil oferece um suporte completo nessa etapa de orientação.

O que considerar na escolha do EPI ideal?

Há EPIs específicos para a proteção contra vários tipos de riscos, entre os quais estão choques mecânicos, produtos químicos ou biológicos, escoriações, eletricidade etc. Por isso, é bastante relevante buscar orientação correta, a fim de que você compreenda melhor sobre cada equipamento.

Desse modo, esses equipamentos não podem causar limitação aos movimentos dos trabalhadores. Fique atento para optar por um dispositivo que seja funcional e não provoque qualquer tipo de risco adicional.

A facilidade no manuseio do EPI é uma das questões mais pertinentes, pois ferramentas de engate rápido e fechos simplificados podem ser as melhores opções para facilitar o uso no dia a dia dos trabalhadores. O capacete, por exemplo, deve oferecer regulagem à circunferência da cabeça do colaborador para não ocasionar desconforto.

Você deve divulgar os principais regulamentos de segurança laboral aos colaboradores e conscientizá-los da necessidade de usar EPIs no decorrer do expediente de trabalho.

Avaliar e testar os dispositivos permitem que as empresas saibam exatamente qual deles terão a melhor performance em relação à economia, ao conforto, à produtividade e ao bem-estar dos trabalhadores. E lembre-se de que o treinamento de EPI também faz parte das orientações básicas sobre o uso desses equipamentos.

Como funciona o treinamento de EPI?

Como dito, há três fundamentos para qualquer organização quando o assunto é o treinamento de EPIs: visão, missão e valores. Esses valores são capazes de sustentar essa estrutura, uma vez que a correta utilização dos equipamentos está ligada diretamente à proteção do principal capital de toda empresa, o ser humano.

A Volk do Brasil, por exemplo, é pioneira em implementar tecnologias e tendências mercadológicas da área. Ela participa diretamente em atualizações de novas normas no mercado nacional. Além disso, dispõe de uma equipe técnica muito bem capacitada e ramificada em diversas regiões do país.

Assim, fica mais fácil ter acesso a treinamentos e informações sobre a correta utilização de equipamentos de segurança, o que transmite muito mais segurança e credibilidade para seus parceiros. Ela, inclusive, disponibiliza um curso online sobre a proteção das mãos.

A frequência, o tempo e demais fatores sobre treinamento de EPI apresentam variação conforme cada operação. Por exemplo, segundo a NR-6, não existe prazo ou frequência determinada, pois é dever do empregador dirigir e orientar o colaborador sobre uso adequado, guarda e conservação.

Já a norma NR-18 diz que todos os colaboradores precisam receber treinamento admissional e constante, objetivando garantir a execução de suas atividades com a máxima segurança.

Nesses treinamentos, a fim de que eles promovam maior adesão entre todos os envolvidos no processo, é muito importante que integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) estejam presentes.

Como uma empresa especializada em EPIs pode ajudar?

Uma companhia especializada em EPIs é fundamental para garantir o treinamento adequado, a qualidade dos produtos e serviços e a proteção dos trabalhadores. Assim sendo, você deve escolher uma empresa que ofereça o suporte adequado, e a Volk do Brasil é capaz disso.

Voltada para a alta qualidade, a tecnologia, o respeito ao meio ambiente e os trabalhadores, a Volk busca manter uma boa relação com seus clientes, pautando-se na ética e, principalmente, no entendimento de suas demandas e necessidades.

Ela tem profissionais para o atendimento de vários segmentos do mercado e conta com fábricas e centros de distribuição espalhados no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá e na Ásia.

A Volk busca proteger e educar as pessoas fornecendo EPIs de altíssima qualidade e equipamentos de segurança alimentar, por exemplo, o que gera valor a todos os stakeholders do negócio. A meta da nossa empresa é ser líder no mercado de proteção das mãos e de segurança alimentar, alcançando uma posição que seja referência no Brasil e almejando sempre relações saudáveis e de longo prazo.

A nossa empresa busca valorizar a verdade e a transparência nas relações, inovando e priorizando o planejamento e a organização para atingir os objetivos. O resultado de tudo isso se materializa em produtos e serviços de qualidade e em sucesso nessa área de atuação.

Então, como você pôde conferir, a realização do treinamento de EPI é uma atividade fundamental para qualquer empresa. Buscar por fornecedores de qualidade possibilita economia e segurança para o seu negócio, e nossa empresa pode lhe proporcionar isso. Valorize seus trabalhadores e disponibilize a eles o que há de melhor no mercado.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as soluções que temos para oferecer!


Últimos posts




Comentários