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Publicado em 25/03/2019

Descubra como se destacar da concorrência na revenda de EPI!


Dominar o mercado de revenda de EPI é um grande desafio. Uma das principais exigências para que uma empresa consiga obter resultados é acompanhando a concorrência. Buscar mais espaço e aumentar os lucros só é possível quando se conhece bem quais ações dos competidores realmente funcionam, além da definição de estratégias para ultrapassá-los.

Há, porém, várias outras iniciativas que a sua marca pode implementar para ser bem-sucedida na revenda de EPI e se tornar líder na área. A seguir, vamos lhe mostrar como se estabelecer como referência em equipamentos de proteção individual e conquistar novos clientes. Confira!

Crie um catálogo que supra as necessidades dos clientes

O catálogo de EPI da sua revenda influencia bastante na captação de clientes. Por isso, apontar os tipos de equipamento de proteção individual que constarão no seu estoque é uma tarefa muito parecida com a de definir um público-alvo para as campanhas de marketing.

Em alguns lugares do país, por exemplo, determinadas áreas de atuação, como o trabalho com radiação, não são comuns, e manter muitos produtos para esses mercados no estoque poderá ocupar espaço e diminuir a eficiência de sua administração.

O ideal é calcular quantos e quais itens devem sempre estar disponíveis na sua revenda e aqueles que podem ser encomendados em prazos curtos conforme a demanda. Quem vende pela internet, no entanto, deve contar com um catálogo mais extenso, capaz de atender clientes mais diversificados. 

A maioria dos equipamentos de proteção individual têm prazo de validade ou sofrem danos que não podem ser contornados, exigindo que sejam substituídos. Por causa disso, as indústrias precisam fazer a reposição desses estoques rapidamente  ganhando a revenda que tiver produtos na qualidade e quantidade que o consumidor espera.

Fique atento aos certificados de aprovação dos EPIs

Falando em qualidade, ela é a prioridade de toda revenda bem-sucedida. Se a sua empresa dispõe de EPIs que se danificam em pouco tempo, não mostra de maneira apropriada os riscos que um colaborador está sujeito, ou não tem certificação, como o CA - Certificado de Aprovação, suas vendas serão diretamente impactadas negativamente.

Portanto, busque o melhor fornecedor do mercado e prefira produtos que já são conhecidos dentro da área. Assim, será mais fácil vendê-los para os seus clientes e conseguir uma margem de lucro maior do que a sua empresa teria com EPIs de qualidade inferior. Lembre-se que a reputação é muito importante nesse mercado!

Obtenha informações sobre os produtos e capacite os vendedores

Um vendedor precisa saber tanto de equipamentos de proteção individual quanto um técnico de Segurança do Trabalho. Ele deve conhecer as aplicações de todos os EPIs que comercializa, entender quais deles melhor atendem determinado cliente e recomendar a opção ideal para que o consumidor obtenha o melhor custo-benefício.

Sem dispor dessas informações, o vendedor de EPI tem um repertório limitado em seu pitch de vendas e, consequentemente, fecha menos negócios. Nesse sentido, trabalhar na capacitação dos seus colaboradores é fundamental para sucesso de uma revenda de EPI.

O colaborador que conhece bem aquilo que vende e sabe passar as informações corretas para os clientes, consegue vender muito mais do que aquele que apenas decorou o nome dos equipamentos que a sua empresa comercializa.

Todavia, não são apenas os vendedores que devem ser capazes de orientar um comprador. Todos os colaboradores devem se manter bem informados sobre EPIs, desde o atendimento até o setor de marketing. 

Desenvolva um bom relacionamento com parceiros em sua revenda de EPI

Um bom relacionamento com os parceiros que fornecem EPIs para a sua revenda é mais uma preocupação que deve estar na mente do empreendedor. Afinal, são eles que garantirão a oferta dos produtos de que sua empresa depende para continuar.

Portanto, estabelecer uma comunicação eficiente é parte do que seu negócio precisa para comercializar equipamentos de proteção individual e manter estoques condizentes com o número de vendas que faz a cada período.

Se a sua empresa não é capaz de compartilhar dados importantes com o fornecedor, como a demanda, é impossível fazer entregas em tempo hábil  falhando na missão de satisfazer o cliente. Sendo assim, trabalhe também no relacionamento com os seus parceiros para otimizar os resultados da revenda.

Preste atenção nos concorrentes e nas novas estratégias de venda

Por último, não se esqueça do que mencionamos no início deste artigo: acompanhe como os seus competidores locais e nacionais alocam recursos para desenvolver e promover seus negócios. Anúncios e até catálogos de produtos utilizados pela concorrência podem orientá-lo melhor sobre o que fazer para conquistar o mercado em sua região ou área de atuação, principalmente se o seu negócio estiver começando.

Esse processo é chamado de benchmarking. Isto é, a capacidade que uma empresa têm de se comparar com outras e entender como elas alcançaram a posição que têm no mercado.

Com o benchmarking a sua revenda poderá entender quais as iniciativas de marketing e de vendas funcionam melhor com os consumidores. Assim, será possível orientar os funcionários para que eles destaquem os diferenciais competitivos dos equipamentos de proteção individual que estão no estoque, além de ter informações importantes para atuar nesse mercado tão competitivo.

Não se esqueça de que para que qualquer negócio obtenha um bom retorno, é preciso aprender com os erros e acertos de outras empresas no mercado. Então, fique atento às ações dos seus competidores, acompanhe os seus passos e procure implementar novas estratégias e tecnologias para chegar e se manter no topo.

Há muitas estratégias que a sua empresa pode implementar para conseguir se destacar entre as demais revendas de EPI. As técnicas que mostramos aqui são apenas algumas das iniciativas que devem ser adotadas por um negócio para oferecer o melhor atendimento e produtos para seus clientes. Com elas, é muito mais fácil e eficiente conquistar um espaço cativo no mercado de equipamentos de proteção individual!

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