Entenda como a tecnologia na segurança do trabalho será uma importante aliada

Compartilhe este post

 


Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo!


Os conhecimentos tecnológicos promovem constantes alterações no nosso dia a dia, assim como nos processos de empresas e indústrias. Além de garantir mais agilidade e precisão em diversos setores, a tecnologia na Segurança do Trabalho está associada a uma melhor gestão de riscos.

Por isso, trouxemos este post com algumas das principais tendências para a área. Acompanhe a leitura e saiba um pouco mais sobre como as inovações são integradas ao cotidiano produtivo, além de conferir o papel do colaborador frente a todas essas mudanças. Vamos lá?

Principais tendências de tecnologia na Segurança do Trabalho

Os setores administrativos são beneficiados devido à automação de processos burocráticos e à integração de plataformas digitais, por exemplo. No entanto, os processos produtivos são os mais impactados pela tecnologia na Segurança do Trabalho, que garante mais eficiência e agilidade, além de minimizar os riscos aos quais os trabalhadores são expostos. Veja algumas tendências!

Beacon

O beacon é uma tecnologia de localização. Sua tradução literal é “farol”, nome que, de fato, representa bem o conceito do dispositivo. Ele emite sinais por meio do bluetooth low energy (bluetooth 4.0), que podem ser captados por smartphones e tablets, funcionando como uma espécie de GPS.

A tendência é muito utilizada em comércios e varejos, no entanto, pode ser bem aproveitada no setor produtivo, por permitir a localização de equipamentos, por exemplo. Na Segurança, serve para aprimorar resultados, pois facilita que colaboradores sejam encontrados facilmente após um acidente de trabalho, entre outras funcionalidades.

Internet of Things (IoT)

A ideia por trás da IoT, ou Internet das Coisas, causou uma verdadeira revolução no uso da tecnologia, tanto por pessoas físicas quanto por empresas e indústrias. O uso da internet já acontece largamente em diversos setores. A IoT realiza uma integração que permite o trânsito rápido e automático de informações de forma muito mais segura.

Ela pode ser descrita como uma comunicação instantânea entre máquinas e dispositivos que utilizam a internet. Para os Técnicos de Segurança, é uma grande facilitadora para gerar relatórios e documentos com alto grau de precisão e confiabilidade. Além disso, pode ser aplicada em sistemas de monitoramento de riscos.

Realidade Virtual

Conhece os simuladores de direção nas autoescolas? Eles são um exemplo do uso dessa tecnologia na atualidade. Alguns jogos de videogame que acompanham óculos de realidade virtual também fazem sucesso, assim como foi a febre do aplicativo Pokémon Go em 2016. Mas e na Segurança do Trabalho, qual é a utilidade?

O melhor uso dessa inovação nas empresas está na possibilidade de realizar cursos e treinamentos muito mais efetivos. Com o auxílio de recursos visuais e sonoros realistas e interativos, o colaborador consegue vivenciar as situações que exigem conhecimentos práticos, como o manuseio de ferramentas e os procedimentos em casos de acidentes.

Digital Twin

Digital Twin significa, em português, Gêmeo Digital. A inovação utiliza-se de tecnologias próprias da IoT, além dos conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning. É a cara do futuro! E o melhor: capaz de representar um salto gigantesco no desenvolvimento de produtos e processos cada vez mais seguros e eficientes para as empresas.

Com ele, é possível criar uma réplica digital idêntica aos setores de produção, reproduzindo virtualmente todos os procedimentos operacionais. Consequentemente, é possível avaliar com mais clareza eventuais gargalos produtivos ou riscos não identificados nas vistorias padrões. Dessa forma, os processos são aprimorados.

Robôs e drones

Ao falar de robôs e drones, temos a impressão de que estamos lidando com um filme de ficção científica, não é? Mas a verdade é que esses componentes já fazem parte do presente e são extremamente úteis na Segurança do Trabalho. Eles são capazes de substituir colaboradores em áreas ou atividades com risco elevado.

É o caso, por exemplo, de robôs utilizados em inspeções de locais com vazamento de substâncias tóxicas. Os drones, por sua vez, ajudam bastante na hora de verificar locais muito altos e de difícil acesso. Com esses recursos, os trabalhadores são poupados de situações que poderiam colocar suas vidas em risco.

Relação entre as novas tecnologias e o trabalhador

As tendências de tecnologia na Segurança do Trabalho são muitas. Mas e o colaborador, como deve reagir a tudo isso? Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que essas inovações servem para auxiliar o trabalho e minimizar situações de risco, e não para substituir os conhecimentos e competências da equipe.

Um grande exemplo disso é a utilização da tecnologia para produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) cada vez mais resistentes. Na Volk do Brasil, por exemplo, temos luvas de segurança de vários modelos com excelente performance, além de vestimentas de segurança com tecnologia de ponta na proteção do corpo contra agentes químicos.

As inovações também auxiliam na gestão de riscos por parte da equipe de Segurança, que consegue fazer controles mais precisos e organizados. Plataformas virtuais e documentos em nuvem são aliados, ainda mais quando centralizados em um único local e com toda a mobilidade da qual não abrimos mão hoje em dia.

É o caso do aplicativo TATI —Tecnologia Acessível para o Trabalho Seguro e Inteligente, que traz importantes soluções, diretamente no smartphone. Com ele, é possível criar e administrar eventos, consultar Certificados de Aprovação (CAs) de EPIs e consultar as principais normas de Segurança no Trabalho.

Vantagens no uso da tecnologia na Segurança do Trabalho

Ainda não está convencido das vantagens em apostar nas tendências tecnológicas? Então vamos falar sobre alguns dos impactos mais visíveis da modernização de produtos e processos dentro de uma empresa. Veja!

Mais eficiência

A tecnologia permite que ações sejam executadas com mais rapidez e menos falhas. Dessa forma, todo o ritmo de trabalho ganha mais eficiência, tanto nos setores produtivos quanto administrativos. Para os Técnicos de Segurança, plataformas e aplicativos de gestão de riscos proporcionam melhores resultados, relatórios e análises de dados.

Melhor produtividade dos colaboradores

Colaboradores que se sentem motivados são muito mais produtivos. Com a implantação de novidades tecnológicas, isso acontece por dois motivos. Primeiro porque perceberão a preocupação da empresa com a sua segurança. E segundo que equipamentos e treinamentos inovadores causam um genuíno interesse, sinônimo de engajamento.

Mais segurança

Por fim, você certamente já percebeu com os nossos exemplos que a tecnologia melhora os níveis de segurança no ambiente de trabalho. Assim, você preserva sua equipe, evita acidentes e consequentes penalidades financeiras, legais e administrativas em decorrência disso.

A tecnologia na Segurança do Trabalho chegou para ficar! As tendências que citamos ao longo deste texto são só algumas das novidades que facilitam o trabalho de engenheiros e técnicos, além de otimizar grandemente a proteção dos colaboradores. Dessa forma, seu negócio consegue melhores resultados na gestão de riscos!

Viu só como a tecnologia é uma importante aliada da Segurança do Trabalho? Então, entre em contato com a Volk do Brasil e conheça nossas soluções mais inovadoras!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts