Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 31/05/2017

Entenda mais sobre o controle de estoque para EPI


Os técnicos de segurança das empresas, principalmente das indústrias, precisam acompanhar a distribuição e a utilização dos EPIs. Para tal, é fundamental uma gestão de estoque eficiente.

Infelizmente, o país tem um percentual muito alto de acidentes de trabalho. Estes acidentes colocam em risco a integridade física dos colaboradores e o próprio funcionamento das organizações.

Neste post trataremos um pouco mais sobre o controle de estoque para EPI. Se você é gestor ou técnico de segurança do trabalho, este post é direcionado para você. Confira!

Mas afinal, o que é um EPI?

EPI — Equipamento de Proteção Individual —, como o próprio nome indica, é um dispositivo de segurança utilizado individualmente por todo colaborador para a sua proteção na realização de suas tarefas cotidianas.

O EPI é diferenciado pela região do corpo humano que ele protege. Exemplificando:

  • para a cabeça: capacete;

  • para o rosto: óculos e máscaras;

  • para os ouvidos: abafadores de ruído e protetores auriculares;

  • para os pés: botas ou botinas;

  • para as mãos: luvas;

  • para o corpo: vestimentas de proteção.

Os riscos que os trabalhadores estão expostos determinam o tipo e a quantidade de EPIs que devem ser utilizados. Assim, em cada departamento de uma indústria, por exemplo, a quantidade de EPIs obrigatórios pode variar.

Como distribuir os EPIs?

O departamento de segurança e medicina do trabalho é o responsável pela distribuição e pelo controle dos equipamentos de proteção individual. Além disso, conscientizar os colaboradores é absolutamente imprescindível. De nada adianta receber um protetor auricular, por exemplo, e deixá-lo guardado dentro do bolso.

Dependendo do equipamento ele terá um prazo de validade ou de utilização. Isto deve ser seguido à risca, pois pode ser conferido em inspeções de agentes do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

A distribuição deve acontecer no momento da admissão do colaborador ou na movimentação de posto de trabalho. Cada função tem sua exigência de proteção, variando de acordo com o tipo de atividade e de risco ao qual o profissional está exposto.

No momento da entrega, é essencial salientar a importância do equipamento e de seu uso. Em casos específicos, um treinamento deve ser ministrado. Tudo em prol da segurança dos recursos humanos das corporações.

Como controlar o estoque de maneira eficiente?

O controle de estoque dos EPIs da sua empresa deve seguir os mesmos controles utilizados nos almoxarifados, com os insumos; na produção, com os produtos em elaboração; e nas expedições, com os produtos acabados.

É necessário definir se a empresa vai trabalhar com estoque mínimo ou com a revisão de estoque. Veja as características de cada um.

Estoque mínimo

Você define a quantidade mínima de estoque que deverá estar disponível. A compra será feita para repor o estoque sempre que ele chegue ao nível mínimo.

Revisão de estoque

Periodicamente é feita uma avaliação no estoque, gerando uma ordem de compra para que o estoque retorne a um determinado ponto.

Em ambas situações, o controle pode ser feito manualmente, com a utilização de planilhas eletrônicas ou com o uso de sistemas informatizados. A retirada e a entrega do EPI ao colaborador deve ser feita mediante a assinatura comprovando o seu recebimento.

Hoje em dia há soluções informatizadas para todo o tipo de empresa, independentemente de seu ramo de atividade ou da quantidade de funcionários. Sugere-se que um sistema de gestão seja utilizado com o objetivo de garantir maior segurança e maior rapidez.

As requisições de compras podem ser configuradas para serem feitas automaticamente. É importante ter a quantidade mínima de compra, evitando a geração de um estoque exagerado.

Agora que você já viu como é importante uma gestão de estoque eficiente para os EPIs, assine a nossa newsletter e receba constantemente novas informações sobre equipamentos de proteção individual.

 


Últimos posts




Comentários