Entenda por que a luva de látex foi proibida em restaurantes da Califórnia

Compartilhe este post

Conforme a matéria da Revista Menu, a utilização das luvas de látex foram proibidas nos restaurantes da Califórnia, nos Estados Unidos.

Sejam tarefas manuais que contenham riscos biológicos, sejam aquelas que representam riscos físicos, há diversas atividades ocupacionais que exigem do operador a utilização de luvas. No ramo alimentício não é diferente. A utilização da luva de látex, por exemplo, é uma prática comum para colaboradores que trabalham em restaurantes e em outros locais que necessitam do manuseio de alimentos em geral.

Contudo, o que muita gente não sabe é que, infelizmente, o uso da luva de látex não representa apenas benefícios, há também consideráveis desvantagens para quem a utiliza.

Em vista disso, com o intuito de esclarecer mais dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo, informando os principais pontos sobre o látex e fornecendo alternativas para esse modelo de luvas. Acompanhe!

Por que as luvas de látex foram proibidas em restaurantes da Califórnia?

Para entendermos o porquê da proibição desse tipo de luva em restaurantes da Califórnia, é destacado primeiramente o resultado de uma recente pesquisa realizada com a população dos Estados Unidos.

Nessa pesquisa informada pela revista Menu, estima-se que cerca de 6% de todos os habitantes norte-americanos (o que equivale a aproximadamente 20 milhões de pessoas) tenha alergia ao látex. Além disso, a matéria informa que o número pode aumentar 17% incluindo os profissionais que atuam em serviços de alimentação e de saúde.

Luvas de látex no Brasil

No Brasil, o látex ainda é permitido para ser utilizado no varejo (restaurantes e afins). Em 2016 entrou em vigor a RDC 26, resolução da Anvisa que prevê a advertência nos rótulos de alimentos e bebidas com a presença de ingredientes que possam causar alergias. Dentro da relação desses produtos, está o látex natural.

Porém, vale lembrar que RDC 26 não proíbe o uso mas, determina que as indústrias (frigoríficos, alimentícias, panificação, etc.) informem nos rótulos dos produtos a presença de alergênicos, inclusive o látex. Isso porque por exemplo, ao manusear alimentos com luvas de látex e não existir controles que garantam que esse material não migra em níveis detectáveis para eles, deverá ser informada na embalagem: ALÉRGICOS: PODE CONTER LÁTEX NATURAL.

Mesmo tendo em vista que não há estudo que comprove que o látex migra para o alimento, essa lei na Califórnia tem como objetivo de garantir a segurança e a saúde de milhares de pessoas, ou seja, indo muito além da preocupação apenas para com aqueles que de fato utilizarão as luvas de látex.

Quais materiais alternativos para substituir a luva látex?

Para substituir o látex é necessário buscar materiais hipoalergênicos (que têm pequenas chances de serem alérgicos), como é o caso do vinil, nitrila, neoprene e o polietileno.

Vinil

Também conhecido por policloreto de vinil, esse tipo de material é mais econômico que o látex porém possui menor elasticidade. Por isso, existe maior variedade de tamanhos (do 6-EP ao 10-EG). Aplicações sugeridas nas indústrias alimentícias: Produção de massas e de chocolates.

Nitrila

Excelente opção para as pessoas que são sensíveis à borracha natural. Possui excelente resistência química, com ótima elasticidade e ótima resistência contra gordura animal. Aplicações: Frigoríficos e indústrias alimentícias.

Neoprene

Material que proporciona resistência química, mecânica e também conforto térmico. O neoprene resiste a uma ampla variedade de produtos químicos, incluindo os hidrocarbonetos, álcoois, ácidos orgânicos, inorgânicos e solventes orgânicos e possui excelente elasticidade e destreza.

Polietileno

Classificado quimicamente como o polímero mais simples e de baixo custo, o polietileno possui resistência a umidade e gorduras, usado principalmente em food services.

Por que é importante usar luvas ao manipular alimentos e não reutilizar luva descartável?

O uso de luvas ao manipular alimentos representa uma proteção importantíssima, tanto para a pessoa que as utiliza quanto para quem consumirá os alimentos.

Isso porque durante o processamento de alimentos existem tarefas que contêm riscos ocupacionais (físicos, químicos e biológicos) os quais só conseguimos controlar por meio da utilização de luvas de proteção.

Já para os consumidores, o uso de luvas (e o devido descarte posterior, ou seja, sem a sua reutilização) garante que o alimento não sofra algum tipo de contaminação, favorecendo assim a higiene e segurança do processo.

Quais os impactos da alergia ao látex?

Os sintomas da alergia ao látex são desencadeados nas seguintes situações:

  • Contato da pele direto com o material látex (uso de luvas, por exemplo);
  • Inalar partículas de látex em suspensão;

A reações e os impactos da alergia ao látex são vários. Dentre eles, podemos destacar:

  • Lesões espalhadas por todo o corpo e que geralmente se concentram nos locais que tiveram contato direto da pele com o látex, podendo, inclusive, aparecer urticária;
  • Desenvolvimento de quadros de rinite e até conjuntivite;
  • Irritações e ressecamento dos olhos, prejudicando assim a visão.

Onde comprar luvas alternativas?

A Volk do Brasil apresenta uma linha completa de luvas hipoalergênicas, atendendo assim a todos os processos presentes na indústria alimentícia. Referência no mercado nacional de Equipamentos de Proteção Individual, vale destacar ainda que a Volk do Brasil conta com uma capacitada equipe técnica-comercial, a qual é apta a dar suporte ao cliente para as mais variadas vertentes acerca da segurança do trabalho.

Diferenciais da Volk do Brasil

Quando questionado sobre os diferenciais da Volk do Brasil, Álvaro Andrade, Gerente Técnico destaca que além de os produtos serem detalhadamente pensados e planejados conforme análises técnicas, a empresa conta com uma equipe de colaboradores multidisciplinar, ou seja, habilitada para atender as variadas necessidades industriais.

Com isso, a Volk do Brasil se credencia como uma das principais empresas no Brasil quando o assunto é Equipamentos de Proteção Individual e segurança do trabalho, dando assim total apoio para a indústria e o varejo.

Materiais

Neste quesito, a Volk do Brasil prioriza a utilização de materiais que são classificados como hipoalergênicos, como a nitrila, neoprene, polietileno e vinil.

Desse modo, as luvas de proteção além de representarem um baixo risco alérgico, contam com materiais das mais variadas tecnologias, compostos pela combinação de resinas e que proporcionam elasticidade, flexibilidade e boa resistência mecânica.

Portanto, agora que você já sabe o porquê da luva de látex ser proibida nos restaurantes da Califórnia, fica mais simples de entender o quão prejudicial esse tipo de material pode ser para nós. Cabe enfatizar ainda que muitas pessoas são alérgicas ao látex, porém, não sabem ainda ou não notaram o surgimento dos sintomas característicos, o que justifica ainda mais a criação de leis que restringem a utilização do látex.

Está procurando por luvas de proteção ou outros Equipamentos de Proteção Individual? Então entre em contato com a Volk do Brasil e conheça todas as vantagens que oferecemos aos nossos clientes!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts