EPIs para limpeza industrial: saiba quais são os necessários

Compartilhe este post

Há várias tarefas em alguns setores industriais que oferecem certos riscos (biológicos, físicos e químicos) ocupacionais para os colaboradores que as desempenham. O ramo da limpeza está incluído nesse contexto perfeitamente. Logo, visando a aumentar a segurança do trabalho, torna-se essencial a discussão sobre a importância do uso de EPI para limpeza industrial.

Cabe destacar inicialmente que a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual — EPIs — não deve ser a única medida de segurança do trabalho adotada por uma empresa de limpeza. Em outras palavras, os EPIs são extremamente importantes para a redução dos riscos. Entretanto, precisam estar acompanhados de outras ações preventivas. 

Mas, você já sabe o que é EPI e quais são os principais para um colaborador que atua na limpeza industrial? Então leia este conteúdo e confira! 

Conceito de EPI

EPI nada mais é do que um equipamento utilizado por um colaborador (de forma individual), que tem como principal objetivo proteger a saúde física humana, seja por meio da redução dos riscos ocupacionais, seja pela total neutralização dos riscos de trabalho. 

EPI para limpeza industrial 

Destacaremos, a seguir, os principais equipamentos de proteção individual para um colaborador que desempenha atividades em uma indústria de limpeza. Confira! 

Calçado fechado

É um EPI indispensável para quem trabalha com limpeza. Isso porque, além de proteger os pés do contato direto com alguns produtos químicos (evitando, assim, irritações na pele e reações alérgicas), reduz as chances de quedas e escorregões dos colaboradores em locais potencialmente perigosos. 

Luvas de segurança

Limpeza industrial é sinônimo de umidade elevada e utilização de produtos químicos (sendo muitos deles corrosivos). Desse modo, o contato contínuo com esses fluidos pode representar danos para a saúde do colaborador, já que resseca as mãos, causa coceiras e descamação da pele, o que torna o uso de luvas de proteção imprescindível. 

Óculos de proteção 

Proteger os olhos durante uma tarefa de limpeza também é muito relevante, pois muitos desses processos fazem a utilização de fluidos pressurizados, os quais podem ser perigosos para os olhos dos colaboradores. Isso se deve ao fato de que as máquinas dão vazão aos fluidos com elevadas pressões, o que pode machucar em função da força do impacto. 

Macacão 

A proteção do corpo do colaborador é necessária devido à exposição contínua à elevada umidade e a produtos químicos de limpeza. Outra opção são os aventais impermeáveis.

Protetor auricular 

Ruídos intensos são comuns em um ambiente de trabalho de limpeza industrial (principalmente devido aos sons emitidos pelas máquinas de limpeza).

Dessa forma, com a finalidade de preservar a região auditiva do colaborador, o uso de protetores auriculares passa a ser essencial, visto que, a partir deles, é possível reduzir a quantidade de decibéis absorvida pelos ouvidos. 

Sendo assim, após analisar o conceito de EPI, bem como quais são os principais EPI para limpeza industrial, é fácil perceber o fundamental papel de promoção à saúde que eles realizam. Vale ressaltar, ainda, que é obrigação da empresa a disponibilização dos EPIs para os seus colaboradores, sem quaisquer cobrança de taxas adicionais ou descontos nos seus salários. 

Achou interessante o conteúdo? Então comente no post e compartilhe suas experiências sobre o tema segurança do trabalho. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts