Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 19/04/2017

Equipamentos descartáveis: qual a importância e quais os tipos?


Os equipamentos de proteção individual são essenciais para proteger os funcionários de possíveis acidentes de trabalhos. Além dos diversos produtos de maior durabilidade (capacetes, calçados de segurança etc), os equipamentos descartáveis são valiosos dentro da empresa e devem estar disponíveis diariamente para todos os trabalhadores.

Você sabe qual a importância e quais os tipos de equipamentos descartáveis mais usados? Será que esses materiais devem possuir o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho?

Se você está procurando esses equipamentos para a sua equipe, então está no lugar certo!

Equipamentos de segurança

Todo o material usado para proteger a saúde e a integridade física do funcionário é considerado um equipamento de proteção individual. Para que a peça esteja de acordo com a necessidade de um trabalho é preciso estar dentro das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Essas normas são regras criadas para ajudar a eliminar e reduzir a exposição aos perigos diários.

Quando a empresa é um local de trabalho idôneo, ela cumpre as regras e disponibiliza o material para a proteção dos seus funcionários, incluindo capacitações e equipamentos descartáveis.

Pessoas que atuam em áreas laboratoriais, precisam de equipamentos que não podem ser usados várias vezes como macacões, luvas, respiradores, entre outros.

Porém, dentro da linha de equipamentos descartáveis, alguns não possuem o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego - CA, pois não são considerados EPIs. Sua principal função é minimizar a contaminação do ambiente gerada pelo trabalhador, como secreções respiratórias ou cabelos soltos. Alguns desses equipamentos são toucas, máscaras, aventais e sapatilhas de TNT usados em áreas industriais, alimentícias, estéticas, de saúde, entre outras. 

Importância dos equipamentos descartáveis 

As peças descartáveis devem ser oferecidas sem custos ao trabalhador. Ao perceber qualquer irregularidade ou início de deterioração deve comunicar seu responsável.

Toucas descartáveis com rede ou em TNT, por exemplo, tem o intuito de evitar que o colaborador enrosque ou tenha o cabelo sugado por algum maquinário, provocando um grave acidente de trabalho. Elas também protegem a área ou o produto manipulado.

Cada equipamento tem a sua relevância dentro do ambiente profissional e por isso o empregador deve saber e priorizar a escolha de cada produto de acordo com a necessidade do trabalho realizado. Por isso inserir um produto descartável de qualidade é dever da empresa!

Tipos de equipamentos descartáveis

No momento da compra dos seus equipamentos considere a qualidade e não somente o preço. É possível pensar que estará economizando, mas ao final seu custo será maior do que o previsto, devido as várias trocas dentro do período de uso. Nesse caso, o barato saiu caro. Confira quais os produtos descartáveis mais comuns:

Máscaras e respiradores

As máscaras de TNT ajudam a prevenir a contaminação no ambiente de trabalho de secreções respiratórias, em locais em que partículas de um usuário não devem atingir outras pessoas, produtos ou equipamentos.

Já os respiradores são usados para proteção das vias respiratórias em locais onde há a contaminação do ar de poeiras, névoas ou fumos metálicos, substâncias químicas ou materiais biológicos.

Luvas

Proteção contra riscos biológicos, químicos e físicos, as luvas são utilizadas quando existe o risco de contato com produtos químicos ou em contato com lesões, mucosas entre outros. Elas servem tanto para não contaminar um ferimento quanto para evitar que o profissional que está atendendo não seja contaminado.

As luvas também são utilizadas para evitar o contágio do produto manipulado e assim garantir mais qualidade. 

Macacões

Destinado aos profissionais das áreas técnicas, de manutenção e pintura, os macacões de segurança protegem a pele dos colaboradores — geralmente, em atividades de laboratórios: coleta de materiais químicos, atividades como pintura de automóveis, serviços de limpeza geral entre outros.

Sapatilhas ou propé

As sapatilhas são destinadas ao uso em espaços restritos ou especiais, onde se deve evitar contaminar com substâncias como a sujeira impregnada nos calçados por exemplo. Utilizada em hospitais, cozinhas industriais, clínicas e locais com necessidade do controle total sobre a higienização. 

Lembre-se: como o nome já diz, eles são "equipamentos descartáveis", então não devem ser lavados e reutilizados!

Agora que você já sabe a importância dos equipamentos descartáveis, que tal checar se os materiais da sua empresa estão em dia? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ter sempre informações atualizadas sobre segurança do trabalho.


Últimos posts




Comentários