Erros para evitar no relacionamento com o cliente

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Sem dúvida, o investimento em relacionamento com o cliente é fundamental para o crescimento e manutenção da rentabilidade das empresas.

Infelizmente, ainda são comuns os cenários em que os empresários não ficam muito atentos para esse detalhe. Essa falta de cuidado pode representar uma queda nos lucros e nas vendas da empresa.

Para que você não cometa os mesmos erros e consiga se destacar no mercado, conheça as falhas mais comuns e como evitá-las, garantindo uma estratégia de relacionamento com o cliente efetiva e diferenciada.

1. Não levar em consideração os diferentes perfis de clientes

Um dos erros mais comuns das empresas, independentemente do seu tamanho, é não levar em consideração que existem diferentes perfis de clientes.

Ao não separar os perfis, os colaboradores não saberão fazer um atendimento diferenciado, o que dificulta consideravelmente o processo de relacionamento com o cliente, impactando na fidelização e nos resultados da empresa.

Para evitar esse erro, é preciso fazer um estudo de personas para identificar quais são os padrões de clientes existentes dentro do seu negócio, saber trabalhar com cada um deles e aumentar as vendas.

2. Ignorar o pós-venda

O pós-venda é um dos momentos mais importantes para as empresas. É fundamental que você entenda que não se trata apenas de fazer uma venda: é preciso oferecer o suporte necessário para o cliente após o momento da compra e garantir que ele tenha a melhor experiência possível na sua loja.

Por isso, elabore uma estratégia de pós-venda para o seu negócio, oferecendo conteúdos e suporte para que os clientes consigam aproveitar ao máximo a experiência com o novo produto ou serviço adquirido.

3. Não investir em estratégias de fidelização

Não investir em estratégias de fidelização é um dos erros mais marcantes de relacionamento com o cliente, pois está diretamente ligado à lucratividade da empresa.

Os clientes fidelizados tendem a representar a maior parte dos seus lucros, uma vez que as compras são recorrentes e a possibilidade de indicações é maior.

Você deve estar se perguntando: como a fidelização influencia na lucratividade?

Imagine um cenário em que você investiu R$1.000,00 no mês para capturar clientes e conseguiu 10 novos consumidores. Isso significa que cada cliente custou, para a sua empresa, R$100 (valor investido dividido pela quantidade de clientes).

Se o ticket médio da sua empresa for menor do que R$100,00, isso significa que os novos clientes não dão lucro na primeira compra e que seu empreendimento precisa manter o consumo recorrente para que você realmente comece a ganhar dinheiro com aquele consumidor.

Quanto mais compras um consumidor fiel faz, maior é o seu lucro real.

4. Ter um atendimento burocrático

Um bom atendimento, sem dúvidas, auxiliará sua empresa a se destacar da concorrência.

Quando você tem um atendimento burocrático, o cliente pode até desistir da compra. Quanto mais simples, rápidos e práticos forem os processos da sua empresa, melhor.

O ideal é treinar uma equipe de atendimento prestativa e cheia de iniciativa, capaz de auxiliar os clientes nas mais diversas dúvidas, tranquilamente.

5. Não oferecer canais de comunicação adequados para o relacionamento com o cliente

Quantas vezes você já teve que falar com uma empresa e ficou frustrado por não conseguir encontrar um canal de comunicação adequado para realizar essa tarefa?

Se você quer conquistar o seu consumidor e aumentar os lucros do seu negócio, é primordial que você tenha meios de comunicação adequados para que o seu público entre em contato e tire as possíveis dúvidas que podem surgir.

Ter uma boa estratégia de relacionamento com o cliente ajudará a sua empresa a aumentar a lucratividade do seu negócio, expandir o número de novos clientes vindos de indicações e, claro, garantir alguns diferenciais competitivos em relação à concorrência.

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