Gestão de distribuidora de EPI durante uma crise: confira 6 dicas!

Compartilhe este post

Como fazer a gestão de distribuidora de EPI durante uma crise? Vivemos um momento único com a pandemia do coronavírus e isso já tem impactado empresas em todo o Brasil. Para sobreviver, é preciso estar pronto para se adaptar a nova realidade do mercado e aproveitar as oportunidades que aparecem nesse momento.

As distribuidoras de EPI estão em uma posição única. São elas que absorvem o aumento da demanda por equipamento de proteção individual. 

Para fazer isso sem ter prejuízo com a flutuação da moeda ou as mudanças de regras no setor, fique atento a essas 6 dicas para gestão de distribuidora de EPI durante uma crise.

1. Acompanhe de perto a situação

Para não ter problemas com a gestão de distribuidora de EPI durante uma crise o primeiro passo é se manter atualizado a respeito dos desdobramentos dela. 

Um fator que impacta em particular as distribuidoras de EPI é o preço do dólar.

Para conseguir manter sua margem de lucro, acompanhe a cotação do dólar religiosamente. Fique de olho nas notícias e mantenha contato com o seu fornecedor de EPI para conseguir os melhores preços.

2. Invista em gestão de estoque

Durante uma crise, a gestão de estoque deve ser uma das principais preocupações da sua equipe. 

Se ainda não utiliza um software para lidar com essa área do seu negócio, aproveite esse período para implementar estratégias bem-sucedidas de gestão de estoque. Inventarie o que está nas suas prateleiras e estime a demanda para o próximo período. 

Garanta com fornecedores que equipamentos com alta demanda no momento, como as máscaras N95, não faltem no seu estoque e sejam adquiridos pelo melhor custo-benefício para a sua empresa.

3. Desenvolva melhor o relacionamento com clientes

A crise é uma excelente oportunidade para investir em um importante aspecto do seu negócio, o relacionamento com o cliente. Mantenha-se em contato com as empresas para as quais fornece EPI e complemente as suas ofertas com serviços que o diferenciarão da concorrência.

Treinamento de EPI é uma área em que a sua revenda pode se destacar da concorrência. Agora, que muitas organizações estão tendo que adicionar novos equipamentos de proteção à lista de EPIs que utilizam diariamente, ele é mais relevante que nunca para tornar a sua revenda a favorita dos clientes.

4. Aproveite para treinar sua equipe

Oferecer treinamento de EPI para outros times exigirá também que a sua equipe seja treinada para isso. 

Aproveite o período da crise para educar seus profissionais sobre o uso de EPI, atualizar os conhecimentos que eles têm na área e ampliar o repertório de pitches de venda da sua equipe. Essas ações o ajudarão a manter o time ocupado, produtivo e pensando no futuro.  

5. Estabeleça normas de segurança internas

Para continuar operando a sua revenda de EPI terá que se adequar aos decretos federais, estaduais e municipais de conformidade. 

Verifique que regras estão vigentes na área em que atua e baseie as novas normas de segurança internas nelas.

Boa parte das empresas que estão operando durante o período tornaram obrigatório o uso de máscaras de segurança, protetores faciais e até luvas. Elas também tiveram que otimizar a forma como higienizam e distribuem os seus produtos, pensando no conforto e no bem-estar dos clientes. 

Dê atenção especial para isso, já que prefeituras e governos estaduais estão multando e até suspendendo os alvarás das organizações que falham em se adaptar.

6. Não desanime

Ainda que não seja possível determinar quando essa crise vai passar, a melhor dica para superar essa crise é não desanimar frente a ela. Adapte a sua rotina de trabalho para as novas recomendações de segurança e saúde, reveja suas metas e mantenha-se otimista. Assim, quando esse momento de dificuldade passar, a sua empresa estará pronta para retomar o crescimento.

A Volk do Brasil trabalha em parceria com as distribuidoras de EPI ao redor do Brasil que comercializam nossos produtos. Estamos sempre prontos para ajudá-lo a educar a sua equipe, otimizar o funcionamento da sua distribuidora e a entregar os melhores produtos possíveis para os seus clientes.

Gostou de entender como otimizar a gestão da distribuidora de EPI durante uma crise? Aproveite e confira os segmentos em que a Volk do Brasil pode atendê-lo!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts