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Publicado em 17/12/2018

Indicadores de venda em B2B: 3 exemplos essenciais


Conhecer as diversas modalidades de se fazer transações comerciais é essencial para o bom desempenho do seu negócio. Uma delas é a B2B (Business To Business), em que uma empresa, comercializa seus produtos para outra empresa.

Porém, por ser uma modalidade diferente da B2C (Business To Consumer), onde uma empresa vende diretamente para o consumidor, pode surgir a dúvida de como avaliar o sucesso da sua companhia nesse campo. Por isso, conhecer os indicadores de venda do B2B é imprescindível para os empreendedores.

Sabendo que esse assunto ainda não é tão abordado, fizemos este post para ajudar você a ficar bem informado, explicando a importância dos avaliadores e apresentando os principais deles. Vamos lá?

Qual a importância dos indicadores de vendas no B2B?

Não há como pensar em boas decisões sem ter um conhecimento preciso do desempenho atual da sua empresa. Enquanto em transações diretas com o consumidor final a metodologia pode ser mais prática, se tratando do B2B é importante realizar análises mais complexas.

Portanto, conhecer os indicadores de vendas e saber interpretá-los é de extrema importância. Somente assim você poderá avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, identificando as ações necessárias para otimizar todo o seu trabalho. Ignorar esses avaliadores é se expor a riscos desnecessários que podem trazer diversos prejuízos.

Por meio do acompanhamento desses dados, você conseguirá avaliar seus ganhos, definir novas metas e traçar novos planejamentos. Como são dados seguros e exatos, eles fornecem a você uma base mais firme para o andamento dos seus negócios.

Quais são os principais indicadores?

1. Satisfação do cliente

Pode até parecer óbvio, mas não se engane: avaliar a satisfação do cliente B2B é essencial. Esse processo pode ser facilitado com a tecnologia que temos disponível, já que as plataformas costumam permitir uma relação mais direta e ampla, em que o cliente pode dar um feedback mais completo do atendimento que recebeu.

Dessa forma, a experiência do cliente ajuda você a direcionar suas ações, considerando o que deve ser melhorado e o que pode ser mantido.

2. Número de contatos ativos feitos pelo vendedor

Um bom parâmetro para entender a eficácia dos mecanismos da sua empresa e avaliar o desempenho dos vendedores é o número de contatos ativos feitos por eles. Afinal, quanto maior for o seu networking, maiores serão as chances de fechar negócios lucrativos.

Na hora de pensar em uma meta para esses números, é importante se basear em um objetivo realista. Caso os números sejam insatisfatórios, é possível estabelecer novas estratégias para atrair esses contatos, que possivelmente se tornarão clientes.

3. Aproveitamento de contatos

Esse parâmetro indica a relação entre o número de contatos feitos e o percentual de fechamento de negócio, ou seja, a porcentagem de contatos que efetivamente se converteram em clientes.

Desse modo, você pode avaliar melhor o perfil das empresas que valem o investimento do seu trabalho para se concentrar em conquistá-las. Também é possível saber quais negócios não são tão vantajosos e pensar em maneiras de alcançar públicos diferentes.

Conhecer os indicadores de vendas em B2B é se manter atualizado em um mercado que conquista cada vez mais espaço. Por evoluir constantemente e com rapidez, é preciso estar sempre procurando formas de se aprimorar nesse meio. Assim, você poderá certificar que seus investimentos são feitos da melhor forma possível, garantindo um bom retorno.

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