Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 06/09/2016

Luvas de Segurança – o barato sai caro


luva barata

Manter um alto nível de saúde e segurança é essencial para toda empresa, não importa seu tamanho. Como empregador ou empresário, é seu dever manter os seus colaboradores seguros e saudáveis. Uma das formas de garantir isso é fazer com que todos usem equipamentos de proteção apropriados para seus respectivos papéis. É o caso de itens como a luva de segurança, por exemplo.

Contudo, esses materiais precisam ser escolhidos com atenção. Afinal, quem nunca se arrependeu de uma escolha em que pensou levar vantagem mas, no final das contas, descobriu ter colhido apenas prejuízos? Embora pareça óbvio, nem sempre o mais barato é a melhor opção.

Por esse motivo, é fundamental que você conheça quais padrões precisam ser seguidos na sua empresa. Neste artigo, vamos falar sobre um dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI) mais importantes: as luvas de segurança.

Continue a leitura para entender a real importância desse tipo de EPI em um negócio e para conhecer quais cuidados devem ser levados em conta no momento da escolha. Vamos lá?

Por que uma empresa deve ter EPIs?

Como já discutimos um pouco na introdução, é de responsabilidade dos donos da empresa garantir que esses equipamentos sejam fornecidos a seus funcionários e, é claro, usados por eles. Afinal, estamos falando da saúde e segurança de todo um corpo de trabalhadores.

Isso não só garante a segurança do pessoal como aumenta a produtividade do negócio, afinal, uma força de trabalho saudável sofre menos impactos relacionados a doenças e lesões. Sendo assim, é essencial que tanto o trabalhador quanto o empregador entendam a importância do uso desses itens para o bem geral da empresa.

Lembre-se de que dependendo do trabalho e das formas de manuseio dos EPIs, existem centenas de consequências que podem ser evitadas — é por isso, também, que todo esse material precisa ser de qualidade. É muito importante pensar sobre os riscos que materiais inapropriados, de má qualidade ou não legalizados podem causar à sua equipe e empresa no longo prazo.

Ao aderir aos regulamentos de segurança corretos, o proprietário de uma empresa também mantém a integridade de seus negócios, minimizando riscos como diminuição de mão de obra, acidentes de trabalho, multas, recolocação de profissionais e até mesmo ações judiciais.

Por que escolher a luva de segurança certa é tão importante?

Se há algo mais importante do que garantir que os trabalhadores usem esse equipamento, é assegurar que eles usem as luvas corretas para o setor específico e as funções que desempenham no trabalho.

Por isso, há algumas considerações que precisam ser feitas ao escolher uma boa luva de segurança. Por exemplo, o colaborador precisa de proteção contra materiais cortantes finos, como chapas metálicas e precisa de destreza para manuseio de peças pequenas como pregos e parafusos? Ao decifrar essa informação, você pode avaliar de qual luva precisará. Nesse caso, a decisão a ser tomada é adquirir luvas resistentes a cortes que proporcionem tato e também, boa aderência.

Tenha sempre em mente que um local de trabalho pode criar diversos perigos para as mãos de seus funcionários, seja por meio de produtos químicos, seja por meio de cortes ou queimaduras. Logo, nenhuma luva comum será capaz de fornecer proteção adequada para todas as situações. Por esse motivo, nunca deixe de avaliar o risco para cada tarefa e selecionar uma luva que forneça cuidados especializados a cada atividade.

O que o cuidado na escolha das luvas influencia na economia da empresa?

Outro fator importante a ser mencionado é que, muitas vezes, a luva mais cara se torna mais barata devido a sua durabilidade. Isso ocorre graças às matérias-primas de qualidade superior e tecnologias de ponta empregadas em sua produção.

Além disso, diminuindo a quantidade de trocas de produtos, você evita o descarte e, por consequência, gera menos lixo e diminui o refugo reunido pela empresa que, dependendo de seu tamanho e setor de atuação, pode ser muito alto.

Outro ponto positivo influencia diretamente em sua produção. Como já mencionamos, quando os funcionários são submetidos a um ambiente de trabalho seguro, justo e saudável, a produtividade aumenta. Afinal, eles se sentirão mais dispostos e incentivados a entregarem bons resultados. Por isso, lembre-se de que o essencial para o bom funcionamento de uma empresa é ter mão de obra satisfeita, segura e saudável.

Ok. Já falamos sobre a importância dos EPIs com ênfase na luva de segurança e seus benefícios para o negócio e trabalhadores. Chegou a hora de falar sobre como calcular o custo-benefício desses itens. Vamos lá?

Como determinar o custo-benefício de um EPI?

Isso pode ser feito a partir do uso de uma calculadora de custo-benefício. De modo geral, ela nada mais é do que uma planilha em Excel, totalmente programada, com campos a serem respondidos, como nome do produto, CA, preço unitário, durabilidade em horas etc. 

Por meio dessas informações, recorrendo a seu banco de dados e cálculos pré-programados, ela fornecerá um gráfico explicativo sobre a viabilidade de uso da peça escolhida em questão. Porém, além de avaliar a economia, é preciso estar atento à resistência, qualidade e conforto do EPI.

Como avaliar os EPIs?

Toda avaliação de EPI deve ser feita por um técnico de segurança, que realizará uma correta avaliação dos perigos do trabalho e emitirá um relatório completo e adequado. 

Além disso, junto à calculadora de custo-benefício, também disponibilizamos uma ficha de avaliação dos EPIs, para facilitar ainda mais o processo de avaliação e compra.

Viu como uma má escolha de luvas de segurança pode prejudicar toda a sua empresa? Basta se lembrar que nem sempre o barato é a melhor opção, ainda mais quando estamos tratando de pessoas e negócios.

Porém, também conseguimos mostrar a você que tomar as decisões certas e fazer os cálculos apropriados não é tão complicado como parece. Basta utilizar nossas ferramentas e pronto! Todo o bem-estar dos seus negócios está em suas mãos, assim como a luva de segurança!

Se você tiver mais dúvidas sobre esse assunto, ou quiser aprofundar seus conhecimentos em alguns detalhes, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe! Afinal, é para isso que estamos aqui!

Baixe aqui o kit “Calculadora de Custo-benefício e Ficha de Avaliação de EPIs”.

 


Últimos posts




Comentários