Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 23/05/2018

Luvas nitrílicas descartáveis: quais as principais formas de utilizar?


Existem vários tipos de luvas de segurança no mercado que têm a função de garantir proteção contra riscos no ambiente laboral e fazem parte do equipamento de proteção individual (EPI) do trabalhador. 

Um exemplo são as luvas nitrílicas descartáveis, bastante usadas nas empresas nas atividades diárias dos seus funcionários. Esse equipamento de proteção é muito eficaz para trabalhos que requerem resistência química e ótima sensibilidade tátil.

Neste post, vamos abordar quais as principais formas de utilizar esse tipo de equipamento. Confira!

Quando utilizar as luvas nitrílicas?

Quando comparadas às luvas de látex, as luvas nitrílicas são um pouco menos maleáveis, mas, apesar da menor elasticidade, elas apresentam uma maior resistência. Além disso, são excelentes para várias áreas como clínicas, hospitais, barbearias, indústrias alimentícias, restaurantes, entre outras.

A luva nitrílica é uma excelente opção para as pessoas que têm alergia ao látex, uma vez que é um composto sintético e não possui a proteína do látex natural. Além disso, é interessante salientar que essas luvas podem vir com aprovações contra riscos biológicos e químicos.

Outro fator importante é que a resolução RDC-26da ANVISA, que entrou em vigor em 2016, obriga que haja advertência em rótulos de alimentos e bebidas, se houver a presença de ingredientes que possam causar alergia.

Dessa forma, é preciso levar em consideração que a manipulação feita com a luva de látex ou seus derivados podem estar presente em vários materiais que tiveram algum contato com os alimentos. Por isso, as luvas nitrílicas são importantes para evitar qualquer contaminação que cause alergia nos consumidores.

O que essas luvas buscam proteger?

NR-06 considera como EPI "todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". 

Diante desse conceito, é fundamental que o empregador verifique os riscos do seu segmento e providencie equipamentos que possam favorecer tanto a saúde dos seus funcionários quanto a dos seus consumidores finais.

As luvas de segurança em nitrila descartável (ou nitrílica descartável) exercem um papel fundamental na proteção contra agentes químicos e também, na proteção do produto a ser manipulado, em atividades que vão desde procedimentos não cirúrgicos (nesse caso a luva deve ter além do CA - Certificado de Aprovação, o Registro Anvisa), manipulação de alimentos, depilação, tintura de cabelo, manipulação de peças automotivas, contato com óleo e graxa — em resumo, elas podem ser usadas em várias atividades que expõe o trabalhador aos riscos e acidentes de trabalho.  

Devo optar pelas luvas nitrílicas?

Ao escolher uma luva, os empregadores devem levar em conta o grau de proteção de que seus funcionários necessitam, além de considerar a qualidade da luva, como ela é elaborada e se esse usuário pode apresentar alguma reação alérgica.

Como vimos, as luvas nitrílicas descartáveis podem ser utilizadas em larga escala e em diversos segmentos, apresentando benefícios que superam os das luvas de látex. Muitas empresas estão optando por esse modelo, pois elas são capazes de suportar, por exemplo, o contato com vários produtos químicos.

E aí, gostou do nosso post sobre as principais maneiras de utilizar as luvas nitrílicas descartáveis? Agora, o que acha de entrar em contato conosco e saber como podemos ajudar você a proteger os seus colaboradores?

 

Últimos posts




Comentários