O que é Respirador N95?

Compartilhe este post

O respirador N95, equivalente à máscara PFF2, é o equipamento de proteção individual (EPI) mais indicado para trabalhadores expostos a ambientes contaminados por aerossóis.

Sua capacidade de filtração e resistência a materiais particulados chega a ser de 95% de eficiência de partículas maiores que 0,3µm. Além disso, oferecem uma ótima vedação no rosto do usuário, garantindo ainda mais a segurança do trabalhador.

Para conhecer um pouco mais sobre esse importante equipamento, suas particularidades e vantagens, continue a leitura!

Quais as características do respirador N95?

A máscara conhecida como respirador N95 refere-se a uma classificação de filtro para aerossóis adotada nos EUA que equivale, no Brasil, à PFF2 ou ao EPR semifacial com filtro P2 — todos com níveis de proteção e resistência equivalentes.

A PFF2 é recomendada tanto para proteção respiratória contra aerossóis contendo agentes biológicos em áreas agrícolas ou industriais, quanto para outros tipos de partículas dispersadas no ar, como poeiras, fumos e névoas.

Sua principal característica é a capacidade de capturar, pelo filtro, partículas não biológicas e de microrganismos na forma de aerossóis. Por isso, não importa se o elemento é “vivo” ou não, mas unicamente o seu tamanho e forma.

O respirador N95 pode ser cirúrgico ou industrial, assim como a PFF2 e o EPR. Comumente, ele é confundido com a máscara cirúrgica, no entanto, há uma série de diferenças entre esses dois equipamentos.

Antes de discutir esses aspectos, veja, a seguir, quais são as características de cada tipo de respirador.

Respirador N95 cirúrgico

O respirador N95 é extremamente resistente contra aerossóis. Devido a essa eficácia, ele é liberado como dispositivo médico pela FDA (Food and Drug Administration — Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA).

Além disso, ele é reconhecido e aprovado pelo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health — Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacionais dos EUA), pelo qual foi testado em relação:

  • a sua resistência contra fluídos;
  • a sua eficácia de filtragem de partículas e bactérias;
  • a sua capacidade de filtrar materiais particulados.

Respirador N95 industrial

Os respiradores N95 industriais, além de passarem pelos testes aplicados nos equipamentos cirúrgicos, também são estudados em relação a sua taxa de vazão e de degradação.

Além disso, eles apresentam uma diferença em relação ao encaixe: enquanto os cirúrgicos, embora fiquem justos no rosto, não são projetados especificamente para isso, os industriais devem selar completamente a face e, inclusive, passam por testes de vedação.

Essas avaliações são coordenadas pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration — Administração de Segurança e Saúde Ocupacionais dos EUA), que requer o teste de encaixe sempre que um usuário for utilizar o respirador N95 em um ambiente contaminado, de acordo com o padrão 29 CFR 1910.134.

Como o respirador N95 é usado?

A principal função do respirador N95 é a de proteger a boca e o nariz do usuário para que a saliva, a mucosa bucal e as secreções respiratórias não tenham contato com um ambiente contaminado por aerossóis.

Escolha do modelo

Antes de optar por um modelo, é necessário escolher aquele que oferece um bom encaixe no rosto, proporcionando uma vedação segura. Além disso, é fundamental conferir se ele recebe a certificação da NIOSH.

O respirador N95 que passou pelos testes de aprovação deve apresentar um nível de eficácia em relação à filtragem de partículas e bactérias a partir de 95%. Alguns modelos disponíveis para venda são até 99,97% resistentes aos materiais particulados.

Utilização

A máscara deve ser colocada antes que o colaborador entre no ambiente contaminado e só pode ser retirada após a saída do local. Normalmente, seus modelos são descartáveis, isto é, poderá ser usada para 1 turno de trabalho.

Além disso, trabalhadores que possuem barba ou cicatrizes na face precisam estar atentos à manutenção da eficiência do respirador N95, uma vez que essas características podem impedir a adaptação correta da máscara no rosto.

Armazenamento e descarte

Sobre o armazenamento, o respirador N95 deve ser mantido em sua embalagem original. Quando já foi utilizado, ele deve ser guardado dentro de um saco plástico com furos para a ventilação — do contrário, a máscara pode apresentar níveis altos de umidade que favorecem a proliferação de micro-organismos.

No entanto, é preciso ressaltar que a reutilização deve ser cuidadosamente estudada e restrita aos casos em que não há um nível de contaminação alto. A exposição excessiva aos patógenos é de grande risco para a saúde.

Também, deve-se ter cuidado para que os respiradores não sejam amassados nem dobrados. Qualquer tipo de degradação em sua estrutura pode comprometer a sua capacidade de filtração.

O que são as máscaras cirúrgicas?

Embora sejam normalmente confundidos, os respiradores N95 não são a mesma coisa que máscaras cirúrgicas. Essas últimas servem para:

  • proteger o trabalhador de saúde do contato ou inalação de gotículas transmitidas por pacientes, além da projeção de fluidos corpóreos e sangue que podem infectar a mucosa bucal ou as vias respiratórias;
  • diminuir a contaminação do ambiente com secreções respiratórias, tanto geradas pelo usuário quanto pelos pacientes internados ou em condição de transporte.

Ela deve ser utilizada sempre que o trabalhador for ao quarto de pacientes com doenças que podem ser transmitidas por via respiratória.

A principal diferença entre a máscara cirúrgica e o respirador N95 é que a primeira não protege adequadamente o usuário de patologias transmitidas por aerossóis.

Isso porque, independentemente de sua capacidade de filtração, a vedação no rosto não é suficientemente eficaz nesse tipo de máscara. Além disso, ela não é reconhecida como um EPI.

A máscara PFF2, assim como o respirador N95, recebe um certificado de aprovação (CA). No Brasil, ele é emitido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), após a realização de testes de resistência e desempenho que seguem a Norma de Equipamento de Proteção Respiratória da ABNT.

Já a máscara cirúrgica comum não é reconhecida como EPI, portanto, não passa por avaliações e não recebe selos de aprovação.

Qual a diferença entre a máscara PFF2 e o respirador N95?

Os dois têm níveis de proteção equivalentes, a única diferença é que os respiradores N95 são testados e reconhecidos nos EUA pelo NIOSH e as máscaras com classificação PFF2 seguem a norma brasileira definida pela ABNT e aplicada pelo MTE. Os primeiros apresentam eficácia mínima de filtração de 95% e, os segundos, de 94%.

Em resumo, o respirador N95 e a máscara PFF2 são EPIs ideais para os trabalhadores expostos a ambientes com contaminação aérea. Tanto um quanto o outro são reconhecidos por sua eficácia e garantem a segurança do usuário.

Em ambientes hospitalares, normalmente o SESMET exige certificação ANVISA para os respiradores N95.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades em segurança do trabalho! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts