Plano de segurança no trabalho: dicas para aplicar na proteção dos colaboradores da sua empresa

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:


De acordo com a lei 6.367/76, acidente de trabalho é o que ocorre quando o colaborador está sob exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Todo trabalhador está sujeito a sofrer acidentes no exercício de suas atividades. Para evitar esses incidentes em sua empresa, ter um plano de segurança do trabalho cuidadosamente elaborado é fundamental. Aproveite as nossas 6 dicas para aplicar na proteção dos colaboradores da sua empresa!

1. Invista em equipamentos de segurança

Os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) são requisitos básicos previstos na lei para que o trabalhador possa exercer suas atividades em segurança. Procure saber quais são os equipamentos necessários no ramo da sua empresa e invista neles.

Com os EPI’s em posse dos colaboradores, eles são obrigados a utilizá-los. Para que isso ocorra da melhor forma possível, nossa próxima dica é indispensável. Conheça aqui um pouco sobre os principais EPI’s destinados às principais proteções na segurança do trabalho.

Proteção para a cabeça e face

Para essa parte do corpo, a principal proteção são os capacetes, que são encontrados no mercado basicamente em dois modelos diferentes. Um deles é o capacete com aba frontal ou total, que são utilizados para proteger a cabeça do trabalhador contra queda ou impacto de objetos. Ele é feito de um material resistente a diversos tipos de impactos.

Existe também o capacete com aba frontal ou total com viseira. Esse tipo além de proteger a cabeça, protege também o rosto, em situações de muito sol ou quando o profissional está exposto a partículas e agentes nocivos, como soldagem ou esmerilhamento.

Proteção dos ouvidos

Muitos ambientes de trabalho provocam ruídos que são muito prejudiciais à saúde dos ouvidos. Portanto, sempre é indicado o uso de protetores auriculares e abafadores de ruídos que atrapassem o limite permitido. Existem também dois modelos. Um deles é o protetor de plug ou inserção, que deve ser introduzido no ouvido, sendo menor e exigindo mais cuidado, como a higienização frequente, por exemplo.

O outro equipamento é o abafador em conchas, que é mais comum de se ver e super fácil de usar. Esses EPI’s devem ser utilizados em tarefas que envolvam furadeiras, britadeiras ou outras máquinas com barulhos constantes, bem como tarefas realizados em indústrias, próximas a turbinas de avião, em hangares e portos.

Proteção dos olhos

O olho é um dos nossos órgãos mais sensíveis, qualquer dano pode ser irreversível. Portanto, é super importante protegê-los também. Para isso, o equipamento ideal são os óculos de proteção, que têm diversas características e tipos, que podem variar de acordo com a tarefa exercida pelo funcionário.

Esses óculos são de materiais resistentes e que não atrapalham a visão do trabalhador, inclusive, existem óculos que se adaptam às lentes de correção de grau que alguns trabalhadores podem ter. Sendo assim, ele pode usar os seus óculos de grau enquanto utiliza um produto adaptado que também vai proteger a sua visão.

Proteção das mãos

As mãos também precisam da sua devida proteção e, para isso, é necessário usar luvas de segurança, que vão proteger tanto as mãos quanto os braços em riscos de choques elétricos, queimaduras, cortes, produtos químicos ou qualquer outro tipo de material nocivo à saúde do trabalhador.

As luvas variam muito o material e a sua resistência de acordo com o tipo de atividade exercida, como as luvas de raspa, que fornecem proteção contra agentes abrasivos e escoriantes, bem como materiais cortantes. Assim como a luva de borracha nitrílica que protege contra a ação de produtos químicos e biológicos.

Proteção contra quedas

Por fim, é necessário proteger o trabalhador também em tarefas executadas em alturas. Esse tipo de trabalho envolve diversos riscos, dentre eles, o risco de quedas. Portanto, é necessário fornecer cintos de segurança, talabartes, cabos e cordas, escadas, trava-queda, dentre outros.

Todos esses EPI’s têm a função de oferecer conforto e segurança para os profissionais que exercem atividades nas alturas. É muito importante sempre prever os riscos e tentar minimizá-los ao máximo, pois qualquer acidente que envolva queda de um ponto alto pode acabar sendo fatal.

2. Promova treinamentos regulares

Oriente os funcionários a respeito do uso correto e da importância dos EPI’s e EPC’s para a segurança de todos. Conscientize também sobre atitudes prudentes que devem ser praticadas no cotidiano de trabalho para evitar acidentes. Treinamentos de incêndio e de primeiros socorros também são essenciais, já que eles colaboram para minimizar ou até mesmo evitar possíveis danos.

3. Mapeie os riscos

Faça o mapeamento de riscos da empresa, identifique as limitações, as fraquezas, as falhas nos processos, nos equipamentos e os pontos que precisam de melhoria. Também, considere a opinião e a sugestão dos funcionários, para isso, faça uma pesquisa interna. Após a identificação dos riscos, implemente um plano de ação para minimizar ou eliminar essas falhas que comprometem a segurança dos trabalhadores.

4. Realize manutenções periódicas

Realizar a manutenção regular de máquinas e equipamentos ajuda na identificação antecipada de possíveis problemas, permitindo, assim, a correção desses erros antes que um acidente ocorra de fato.

5. Mantenha o ambiente em ordem

Tropeçar em algo deixado no chão, deixar de ver alguma sinalização importante porque a placa estava escondida ou até mesmo tomar um caminho alternativo quando uma área está obstruída são atitudes que podem levar a um acidente, mas que podem facilmente ser evitadas com um ambiente de trabalho organizado.

Exigir que os colaboradores mantenham o ambiente de trabalho limpo e em ordem pode até parecer bobagem, mas pode evitar muitos acidentes. Oriente para que as áreas de passagem estejam livres, o chão sempre limpo etc.

6. Documente cada incidente

Não cometa os mesmos erros, tire uma lição de cada acidente que já ocorreu na empresa. Documente os incidentes, escreva relatórios detalhando o ocorrido, quem estava envolvido, como poderia ter sido evitado e recomendações de procedimentos adicionais.

Por fim, esteja por dentro do que acontece na sua empresa. Se não for possível estar sempre presente, escolha um colaborador para certificar que o plano de segurança do trabalho é executado adequadamente, deixando todos na organização mais protegidos.

Fique sempre atualizado com nossas dicas, e se você gostou desse assunto, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre a importância de um plano de segurança do trabalho!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts