Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 10/03/2017

Quais os benefícios de investir em segurança do trabalho?


Muito se engana quem acredita que o funcionário é o único beneficiado quando a empresa decide investir em segurança do trabalho. Ao adotar as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, a própria instituição se torna parceira de um ambiente mais saudável e com menos riscos de imprevistos. 

Mas quais são os benefícios deste tipo de investimento? Podemos citar uma infinidade de exemplos, porém, para dar uma ideia mais rápida, compilamos as razões mais importantes neste post. Confira!

Cumprimento das normas do Ministério do Trabalho

Investir em segurança do trabalho é atuar dentro das normas exigidas por lei. Esse conjunto de regras adotadas por uma empresa tem o intuito de minimizar os acidentes, reduzir doenças ocupacionais (que causam alterações na saúde do trabalhador), proteger a capacidade de cada funcionário e alcançar diversos benefícios para a empresa, como: 

Redução de acidentes

Pode parecer clichê, mas pode acreditar: ao colocar em práticas medidas de segurança dentro do seu local de trabalho, você já adere ao principal objetivo da Segurança do Trabalho: a prevenção de acidentes. Ficando livre de possíveis eventualidades que prejudicam a integridade mental e física do seu funcionário, automaticamente já dispõe de um ambiente mais produtivo.

Mais organização na empresa

Quando você deixa em ordem a segurança mostra ao trabalhador sua preocupação e zelo pela sua vida. Uma vez bem cuidado ele se sente mais motivado e executa melhor as suas atividades. O resultado não poderia ser diferente: mais produtividade e funcionários integrados na equipe. Isso sem contar o foco durante o trabalho.

Menos gastos

Paralelo a redução de acidentes e organização na empresa, investir em segurança do trabalho também garante menos gastos! Como isso pode acontecer? É simples. Por mais que invista em equipamentos de proteção, um local de trabalho seguro diminui as chances de riscos e por consequências acontecem menos acidentes, afastamentos e ações judiciais.

Ambiente saudável

O resultado dos motivos acima só pode resultar em uma ação: sua empresa se torna um ambiente vigoroso. Seu sinal de comprometimento com a saúde de cada funcionário gera uma sensação de proteção e desperta o desejo de sempre trabalhar de acordo com os cuidados e apresentar melhorias e ideias para o seu negócio.

Sobre as normas regulamentadoras

As NRs, ou melhor, as normas regulamentadoras são responsáveis pelo desenvolvimento de obrigações e ações dentro das empresas. As primeiras normas foram aprovadas em 1978, inicialmente com 28 regras. Atualmente o trabalhador brasileiro dispõe de 36 normas para sua proteção.

Entre as principais podemos citar:

NR-6: Equipamento de Proteção Individual

Na NR-6 é necessário que a empresa ofereça, de forma gratuita, os equipamentos de proteção individual para cada funcionário. Também é preciso que seja disponibilizado capacitações para que ele saiba usar e conservar corretamente cada peça.

NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

NR-7 visa prevenir e identificar, de forma precoce, doenças ocupacionais. O (PCMSO) tem como foco a realização de exames (admissionais, periódicos, mudança de função e demissional). 

NR-17: Ergonomia no trabalho

A ergonomia estuda as organizações que possuem interação entre humanos e máquinas. A NR-17 busca melhorar o ambiente do funcionário, oferecendo segurança e aumentando a produtividade.

Essas são apenas algumas das principais normas regulamentadoras, por isso esteja atento ao cumprimento de todas para evitar imprevistos.

Lembre-se que investir em segurança do trabalho é primordial para o bom funcionamento da sua empresa. Para saber mais sobre o assunto assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre segurança do trabalho.


Últimos posts




Comentários