Qual é a melhor luva de segurança para o trabalhador

Compartilhe este post

A luva de segurança é um equipamento de proteção individual indispensável para diversos ambientes de trabalho. Garantindo a segurança do trabalhador, esse item deve ser utilizado para protegê-lo de situações que ofereçam riscos que podem ameaçar a sua saúde.

Sendo uma responsabilidade da empresa, as luvas devem ser fornecidas gratuitamente para todos os funcionários que necessitam utilizá-las.

Quer conhecer mais sobre luva de segurança e descobrir qual é a melhor para cada trabalhador? Então, continue a leitura!

A escolha do tipo de luva ideal

Para escolher o melhor tipo de luva para cada colaborador, é preciso conhecer quais são as atividades desenvolvidas por ele, avaliando, principalmente, os diferentes tipos de riscos a que será exposto:

  • riscos mecânicos — cortes, abrasão, perfuração etc;
  • riscos químicos — queimaduras e irritação da pele;
  • riscos biológicos — provocados pelo contato com fungos e bactérias, principalmente se esses forem patogênicos.

Conhecendo os riscos no local de trabalho, é possível determinar qual o tipo de luva mais adequado para que a proteção do funcionário seja completa. Veja agora uma lista com as luvas de segurança mais utilizadas e suas funções:

  • luva isolante de borracha — protege as mãos e os braços contra choques, para atividades que envolvam circuitos elétricos;
  • luva de couro tratado, fibras de aramida ou sintéticos especiais — protege as mãos e braços de temperaturas elevadas;
  • luva de borracha nitrílica — protege as mãos e punhos contra agentes químicos como solventes, cáusticos, óleos e gorduras especialmente animal, detergentes, diesel, gasolina, querosene, sal, álcool, amônia e pesticidas e agentes biológicos;
  • luva de PVC — protege as mãos e punhos de óleos aromáticos e alifáticos, álcoois, ácidos e ésteres.;
  • luva de látex — protege as mãos e os punhos de produtos químicos a base d’água, boa resistência contra cetonas, mas pode provocar alguma irritação ou alergia, podendo ser substituída pela nitrílica em muitos casos;
  • luva de raspa e vaqueta — protege as mãos e braços de materiais abrasivos, podendo em muitos casos, ser substituída por luvas suportadas com revestimento em látex ou nitrílico;

Assim, as luvas devem ser diferentes conforme o risco a que o funcionário está submetido. Além disso, existem opções no mercado que oferecem proteção múltipla, como luvas que atuam contra riscos mecânicos e químicos ao mesmo tempo.

Outro fator determinante para a escolha da melhor luva de segurança é avaliar o seu custo benefício, não se baseando apenas no menor preço pois, o barato pode sair caro

As consequências de não utilizar luva de segurança

Um funcionário que não usa esse item indispensável para a sua proteção ou utiliza uma luva furada ou desgastada se expõe aos riscos presentes no ambiente de trabalho. Dessa forma, se algum acidente ocorrer, ele estará desprotegido e poderá sair lesado.

Se um funcionário responsável pela pesagem das matérias-primas de uma empresa de produtos químicos, por exemplo, não utilizar luvas de borracha nitrílica durante o procedimento, respingos de substâncias corrosivas podem atingir as suas mãos, provocando machucaduras.

Uma situação assim gera malefícios ao funcionário, que sofrerá com dores e problemas de saúde, e também para a empresa, que terá um profissional afastado e ainda arcará com todos os custos. Dessa forma, vale o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

A dica extra para o momento da escolha

Toda luva de segurança deve atender às necessidades do trabalho para o qual ela foi desenvolvida, garantindo a proteção do usuário, o desempenho do profissional, a economia para o comprador, a proteção dos produtos manuseados e dos riscos identificados.

Como existem vários modelos com diferentes características e materiais, o entendimento e a escolha da luva de proteção podem parecer um pouco difícil. Pensando nisso, a Volk criou um Guia de Luvas de Segurança com a finalidade de facilitar o conhecimento sobre esse equipamento de proteção individual.

Com o guia, é possível entender quais são as principais características e materiais utilizados no desenvolvimento das luvas de proteção; descobrir como elas são produzidas e classificadas com relação ao uso, estrutura, formato e aplicação, como também aprender sobre as principais normas e os seus respectivos pictogramas.

Baixando esse e-book grátis que disponibilizamos, você entenderá melhor sobre:

  • como as luvas de proteção são desenvolvidas;
  • quais são as principais características e materiais das luvas de segurança;
  • qual a importância de se escolher corretamente uma luva de proteção;
  • porque a composição e a combinação de materiais são fundamentais em uma luva de segurança;
  • porque o tamanho ideal da luva de proteção é tão importante;
  • procedimentos corretos de uso, conservação e descarte;
  • o que é o certificado de aprovação e onde consultar;
  • quais são as normas que se aplicam e seus pictogramas.

Como foi possível observar, a luva de segurança é um equipamento de proteção que não pode ser deixado de lado. Portanto a sua utilização deve ser feita em todos os momentos recomendados durante o serviço, porque isso proporciona segurança e preserva a saúde do trabalhador.

Além disso, a escolha do melhor tipo de luva de segurança conforme os riscos a que o funcionário está exposto é indispensável, pois só assim é possível protegê-lo corretamente.

Gostou deste conteúdo? Então, com certeza, você gostará de saber um pouco mais sobre as consequências do uso inadequado dos equipamentos de proteção individual!

 

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts