Quem deve fazer os procedimentos de primeiros socorros?

Compartilhe este post

Toda vez que acontece um acidente ou alguém passa mal, logo nos desesperamos para socorrer a pessoa de forma correta. Saber fazer os procedimentos de primeiros socorros podem ser imprescindíveis para salvar uma vida.

Mas quem deve fazer os procedimentos de primeiros socorros? É possível um trabalhador ajudar o seu colega que passou mal no expediente? O que devemos saber para ajudar uma pessoa? Essas e outras dúvidas serão respondidas ao longo deste artigo. Confira!

Os primeiros socorros

Os procedimentos imediatos, se realizados de maneira correta, aumentam em até 85% as chances de sobrevivência de uma pessoa que estiver sofrendo uma parada cardiorrespiratória, por exemplo.

Uma pessoa desacordada e caída, precisa ter, primeiramente, a passagem do ar das vias respiratórias desobstruída. Com a mão no queixo, levante suavemente a cabeça da vítima fazendo com que o nariz fique bem para cima e o fluxo do ar passe melhor.

Antes de executar qualquer ação, esteja atento a situação do acidente — fios soltos, vazamentos de produtos inflamáveis, gases tóxicos, entre outros. O intuito dos primeiros socorros é preservar a vida e prevenir ou ajudar na recuperação. Quando a atenção se dá de forma rápida, a probabilidade do caso se agravar é bem menor.

Quem deve realizar os primeiros socorros?

A pessoa mais indicada para fazer os procedimentos é um socorrista (profissional treinado especificamente para o atendimento emergencial). Em alguns casos, até uma ambulância ser direcionada para o local onde está a vítima, a telefonista pode passar algumas dicas de como proceder em determinados fatos.

Se uma pessoa sofreu acidente ou caiu de algum lugar alto, o mais indicado é não fazer nenhum movimento com o corpo. Se estiver consciente, apenas converse com a vítima e a mantenha acordada e tranquilizada.

Quando realizar os primeiros socorros?

Em casos de acidentes (atropelamentos e batidas), a melhor coisa é esperar um socorrista, sem mexer na pessoa. Atualmente, algumas indústrias já têm profissionais treinados para realizar os primeiros procedimentos. Normalmente é alguém habilitado para essa função, pronto para realizar as necessidades iniciais dos primeiros socorros ABC (A: verificar passagem do ar; B: observar a respiração e C: verificar a circulação).

Nas indústrias, os acidentes mais comuns são fraturas, choque elétrico, hemorragias, entorse, intoxicação ou queimaduras. Ferimentos pequenos devem ser lavados com água e sabão neutro. Machucados com maior extensão, deverão ter o sangramento estancado rapidamente.

Se a vítima for de choque elétrico, não a toque até desligar a corrente e se certificar de que não há nada molhado ao seu redor.

Quando há pessoas em casos de intoxicação (agentes químicos, gases ou fumaças) o mais indicado é encaminhá-las para serviços de emergência, informando ao socorrista sobre os produtos que a vítima estava manipulando.

Em ocorrências de queimaduras, é preciso saber o quanto o corpo foi queimado. Existe a queimadura de grau leve (1º), quando formam as bolhas (2º) e quando atingem ossos e músculos (3º). Queimaduras de 2º e 3º grau devem ser encaminhadas às unidades de atendimento o mais rápido possível. Para o grau mais elevado, é preciso evitar que as roupas grudem no queimado e, sob hipótese alguma, jamais coloque as mãos onde as bolhas foram criadas.

Como prevenir os acidentes?

Grande parte dos acidentes de trabalho são evitados quando a empresa segue as normas estipuladas para EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e para EPIs (Equipamento de Proteção Individual). No regulamento dos EPIs são realizados treinamentos com as equipes, entre eles noções de primeiros socorros.

Como o próprio nome diz, o procedimento visa manter os sinais vitais de quem está em perigo. O atendimento deve acontecer sempre que a pessoa não consiga cuidar de si mesma. Se precisar de auxílios extras, delegue funções a outros que estejam por perto, porém sem perder a calma e a firmeza.

Conhecimentos simples, como os primeiros socorros, podem evitar complicações futuras para as vítimas! E você? Já teve a oportunidade de ajudar alguém? Conte para nós como foi e aproveite para compartilhar essas dicas em suas redes sociais!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts