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Publicado em 30/01/2019

Revenda de EPI: entenda como otimizar o planejamento financeiro


O público de uma revenda de EPIs se caracteriza como B2B, ou seja, os clientes são empresas, não pessoas físicas. Isso significa que as estratégias são diferenciadas. Elas devem levar em conta as particularidades desse perfil de consumidor, tanto na abordagem do marketing e da equipe comercial como no planejamento financeiro.

As vendas de empresas B2B normalmente têm um padrão bastante distinto das B2C. Para começar, o público tem uma regularidade de compra mais significativa. Uma indústria vai sempre precisar de equipamentos de segurança, por isso, você pode contar com entradas mais estáveis. Sabendo disso, veja como otimizar suas finanças para atender esse público com excelência!

Preveja as entradas

As empresas que compram EPIs tendem a manter sua carteira de fornecedores se sentirem confiança no trabalho. Por isso, há uma previsibilidade nas entradas do seu negócio que deve ser aproveitada para projeções mais certeiras da receita futura. Assim, você consegue controlar melhor as finanças e tomar decisões com mais segurança.

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos mais importantes recursos em um planejamento financeiro, independentemente do ramo de atuação. Quando falamos de clientes B2B, as operações costumam ser mais complicadas, já que há um volume maior de vendas, valores e prazos em jogo. Por isso, um controle detalhista é fundamental para manter a gestão saudável.

Migre serviços para fintechs

As fintechs são startups que modernizaram muitas atividades financeiras, normalmente com alta burocracia nas tradicionais instituições bancárias. Além disso, elas têm um atendimento diferenciado e oferecem mais oportunidades para empresários do público B2B. Os benefícios incluem taxas mais convidativas, soluções online e mais agilidade em solicitações de crédito e pagamento.

Modernize a análise de crédito

Aliás, a aprovação de empréstimos costuma trazer problemas recorrentes para empresas de revenda, principalmente devido à demora nas respostas. Essa etapa descomplicada pode ajudar a atrair mais clientes e a otimizar todo o planejamento financeiro. Por isso, vale a pena contar com softwares de gestão de crédito para ter mais agilidade e eficiência.

Automatize tarefas manuais

Da mesma forma, outras ações da rotina financeira podem ser aprimoradas ao contar com a tecnologia. Os processos manuais costumam ser mais lentos, além de suscetíveis a falhas. Quando falamos de clientes com alto volume de compras, isso pode promover uma perda de lucros decisiva. Contar com sistemas para automatizar atividades mais complexas garante um fluxo de trabalho eficiente.

Invista na capacitação da equipe

Por fim, seu time financeiro precisa ser qualificado para lidar com esse público específico. Assim, a dica é promover treinamentos e incentivar capacitações para que seus colaboradores consigam aliar as melhores práticas e estratégias à rotina da empresa. Esse é um grande investimento que faz muita diferença no posicionamento do seu negócio nesse mercado competitivo.

Essas sugestões refletem importantes necessidades de empresas B2B. Afinal, estamos tratando de clientes com volume grande de compras, negociações previsíveis e estabilidade de receitas. Entender as particularidades desse público é fundamental para otimizar o planejamento financeiro e garantir o sucesso em seus negócios. Por isso, é crucial ser estratégico ao observar sua rotina de finanças!

Sabe o que também faz diferença? Conhecer os processos de Segurança do Trabalho para ter mais propriedade em sua área. Por isso, aproveite que está aqui e veja nosso texto sobre o que é o Mapa de Risco

 
 

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