Saiba como fazer os primeiros socorros de uma vítima

Compartilhe este post

Se algum acidente grave acontecer ou alguém sofrer uma parada cardíaca, você sabe como fazer primeiros socorros? Situações como essas podem ocorrer a qualquer momento e para te deixar mais preparado vamos montar agora um passo a passo bem explicativo sobre todos os procedimentos que devem ser feitos.

Como fazer primeiros socorros

Comecemos a falar sobre determinadas circunstâncias que podem acontecer no nosso cotidiano e que pedem rápidas tomadas de decisões. A primeira delas, para qualquer caso, é chamar a ambulância e enquanto isso você deve realizar alguns dos procedimentos que são cruciais para salvar a vida de alguém.

Parada cardiorrespiratória

Neste caso o fluxo sanguíneo foi interrompido em alguma parte do coração e as células começam a morrer nessa região. A demora ao atendimento pode ser fatal. Veja o que deve ser feito:

  • Mantenha o paciente deitado, assim o fluxo sanguíneo correrá melhor;
  • Afrouxe as roupas apertadas pois isso também ajuda na passagem no fluxo;
  • Caso saiba como, comece a fazer a reanimação cardiopulmonar com o auxílio de outra pessoa.

Queimaduras

Elas são muito comuns em casos de acidente doméstico e ocorre muito com crianças que ficam dentro da cozinha sem a supervisão de um adulto. Também podem ser vistas em indústrias e fábricas de produtos químicos. Saiba o que fazer nestes casos:

  • Queimadura com água, vapor de fogo ou outros parecidos: jogue água fria por cima, retire qualquer tecido e objetos da região queimada e tente limpar com um chumaço de gaze o local. Dê bastante água para o paciente evitando assim a desidratação;
  • Queimadura química: costumam ser as mais graves e a primeira coisa que deve ser feita é retirar a roupas da vítima, de preferência, com a ajuda de uma tesoura e de luvas. Lave a área com água corrente, cubra-a com um curativo e aguarde o socorro.

Asfixia

É muito comum de acontecer em crianças, que em determinada fase, levam vários objetos à boca. Também ocorre com adultos durante a alimentação. Caso você esteja presente em ocorrências do tipo siga as instruções abaixo:

  • Aplicar Manobra Heimlich na qual você deve ficar na lateral e ligeiramente atrás da vítima;
  • Com uma das mãos apoiada no peito da pessoa, dê 4 pancadas fortes e rápidas no meio das costas com a mão fechada;
  • Caso a manobra não funcione, tente colocar os braços ao redor da pessoa com o polegar apontando para a região logo abaixo das costelas, agarrando o outro pulso e dando um aperto rápido direcionado para cima.

Fraturas

É muito comum ver alguém com fratura após um acidente de trânsito. Outra situação frequente é em idosos que podem se machucar caindo da própria altura ou em locais de construção nos quais os trabalhadores precisam subir em andaimes. Veja o que fazer:

  • Mantenha a pessoa calma e aquecida;
  • Não mexa nela até que a ajuda chegue ou a fratura pode piorar, especialmente se for fratura de costela, que ao movimentar pode perfurar o pulmão;
  • Aplique compressas de gelo no local;
  • Imobilize a área da fratura com a ajuda de uma tala de madeira e pedaços de tecido.

Agora que você já sabe como fazer os primeiros socorros não há necessidade de entrar em pânico. O principal nestes momentos é passar tranquilidade para quem está acidentado. Ficar calmo ajuda a controlar a situação e você consegue oferecer os cuidados necessários com precisão e habilidade.

Compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam ajudar em situações como essas!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts