Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 14/06/2017

Saiba como implementar tecnologias na segurança do trabalho


Os gestores das empresas modernas sabem que o uso da tecnologia em atividades operacionais cotidianas torna o negócio mais competitivo por conta de seus benefícios, como a automação de tarefas, melhoria na produtividade, aumento da segurança dos funcionários, entre outros aspectos.

Entretanto, não é sempre que a integração de um novo conceito é bem aceito pela equipe. Por isso, no conteúdo de hoje mostraremos como implementar tecnologias na segurança do trabalho em sua empresa.

Priorize as necessidades da equipe

Antes de tomar qualquer decisão definitiva sobre a aquisição de uma nova tecnologia ou ferramenta, é preciso levar em consideração se ela atende às necessidades da equipe.

Afinal, essa nova tecnologia deve se adequar ao perfil dos funcionários que a usarão em seu cotidiano de trabalho. Portanto, sistemas, ferramentas e recursos — principalmente digitais — precisam ser simples e intuitivos.

A plataforma digital da  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um ótimo exemplo de tecnologia simples e acessível voltada para a segurança do trabalho.

A organização criada para fiscalizar a segurança do trabalho dentro das empresas, agora é uma ferramenta online em que os representantes das equipes podem se candidatar e receber votações dos funcionários dentro da própria plataforma.

Estabeleça uma perspectiva de futuro para a empresa

Na era da digitalização, empresas que não se atualizam em relação aos avanços tecnológicos tendem a perder espaço no mercado, pois se tornam menos competitivas diante de seus concorrentes.

Além disso, a tecnologia tem se mostrado uma verdadeira aliada à segurança do trabalho. Por isso, é importante preparar toda a equipe para as mudanças pelas quais a empresa passará, apostando em diálogos, palestras e ações para mostrar sua perspectiva de futuro.

Para que uma nova tecnologia seja implementada com sucesso e gere engajamento da equipe, é preciso que todos tenham consciência a respeito dos benefícios de seu uso nas atividades operacionais.

É necessário mostrar como determinadas mudanças servem para melhorar a produtividade da equipe e assegurar a integridade dos funcionários no ambiente de trabalho.

Invista em treinamento

Até o momento, você considerou as necessidades da equipe que vai utilizar as novas tecnologias na segurança do trabalho, decidiu estabelecer uma visão mais ampla a respeito do uso de recursos modernos na operação, mas isso não significa que seus colaboradores estão aptos a operar essas ferramentas, não é verdade?

Por isso, é imprescindível investir em treinamento e preparação antecipada com base no perfil dos membros da equipe. Palestras, cursos e capacitações permitirão que seus funcionários acostumem-se com as novas tecnologias implementadas na empresa.

Graças à mobilidade e ao acesso à internet, seus colaboradores sequer precisam estar presentes fisicamente nas sessões de treinamento, que podem ser realizadas online (dependendo de qual for a tecnologia de segurança no trabalho).

Identifique perfis de liderança

Toda equipe tem membros que são mais engajados e que demonstram um perfil com grande capacidade para liderar, não é mesmo? Esses membros são valiosos para a empresa e devem receber uma atenção especial por parte dos gestores.

Analise sua equipe de forma minuciosa, veja quais funcionários têm mais facilidade de aprender coisas novas e quais têm uma capacidade de comunicação influente sobre os outros membros, além de senso de coletividade, é claro.

Com boa comunicação, proatividade e respeito ao próximo, esses funcionários podem ajudar a empresa a treinar e desenvolver as habilidades de outros colaboradores, fazendo-a crescer como um todo.

Vale lembrar que o esforço desses líderes deve ser reconhecido e recompensado para que eles sintam-se incentivados.

Incentive a mudança

Com verdadeiros líderes de sucesso ajudando a implementar o conceito das tecnologias de segurança no trabalho na empresa, você tem um time muito forte e consistente a seu favor.

Entretanto, o incentivo à mudança não deve se restringir apenas aos líderes de equipes. Afinal, quando estamos acostumados com uma determinada rotina, o conceito de mudança nem sempre é bem aceito inicialmente.

Por isso, considere incentivar e recompensar todos os membros da equipe mediante o perfil e necessidade de cada um para que a implementação de uma nova tecnologia seja não somente aceita, mas aderida pela equipe como um todo.

Gostou do artigo de hoje? Então siga-nos no Facebook e no Linkedin para acompanhar todos os nossos conteúdos!


Últimos posts




Comentários