Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 30/04/2019

Saiba quais são as informações fundamentais na APR de segurança


Garantir a segurança de seus colaboradores é dever de toda empresa. Além das questões legais, que trazem multas e processos, há também aspectos relacionados ao próprio negócio, visto que acidentes sempre causam transtornos e atrasos, atrapalhando o andamento da produção.

Como medidas preventivas são sempre mais baratas e eficazes, realizar a APR de segurança é fundamental. Para que você possa entender melhor o assunto, criamos este post. Aqui, você vai saber o que é a APR de segurança e qual a sua importância para um negócio. Continue a leitura e confira!

O que é a APR de segurança?

APR é a sigla para Análise Preliminar de Riscos. Ela é um estudo antecipado e detalhado, que busca verificar cada etapa de um trabalho, projeto ou sistema a ser implementado, para encontrar possíveis perigos nas atividades. Dessa forma, pode-se tomar medidas para controlar as ameaças e neutralizá-las.

A APR surgiu na área militar, durante o desenvolvimento do sistema de produção de mísseis. Como era uma nova tecnologia e potencialmente perigosa, criou-se essa análise para evitar graves acidentes.

Atualmente, ela é obrigatória para trabalhos que sejam realizados em altura e atividades em espaços confinados. Porém, é altamente indicada para qualquer nova função, em que ainda não se tenha total conhecimento de seus riscos.

Como elaborar uma APR?

Para se obter uma Análise Preliminar de Riscos eficiente, é preciso identificar todas as possíveis ameaças do trabalho. Essa identificação pode ser feita de diversas maneiras, sendo as mais comuns por meio de planilhas ou checklists. Porém, algumas informações são essenciais e devem fazer parte de toda APR.

Dados da empresa, dos responsáveis e da APR

Inicialmente, é preciso detalhar a empresa que será analisada, os responsáveis pela análise e os dados da APR em si, como a data de realização e a função que será estudada.

Listagem dos envolvidos no trabalho

Essa etapa é muito importante, pois garante que nenhum dos funcionários que estão envolvidos na operação sejam deixados de fora. Caso isso aconteça, aumenta-se potencialmente o risco de algum acidente.

Reconhecimento de todas as etapas

É preciso listar todas as etapas envolvidas no serviço. Cada uma delas tem suas próprias características e riscos que devem ser analisados individualmente.

Relação dos maquinários

Assim como as etapas, cada máquina apresenta seus perigos. Tenha a relação de todas em mãos, para poder estudá-las.

EPIs obrigatórios

Os EPIs — equipamentos de proteção individuais — são equipamentos que protegem os trabalhadores em suas funções. Na APR de segurança, é preciso que eles sejam colocados, para que a empresa possa adquirir todos os necessários.

Riscos encontrados e possíveis medidas

O objetivo da APR é encontrar os riscos e contorná-los previamente. Sendo assim, é preciso que todos os perigos e as ameaças sejam encontrados, bem como as medidas que devem ser tomadas para neutralizá-los.

A APR de segurança é de extrema importância para uma empresa. Com ela, é possível antecipar riscos, corrigir defeitos, criar métodos de controle de danos e conscientizar a sua equipe sobre a própria segurança. Portanto, pesquise bastante e contrate profissionais capacitados, para ter o melhor resultado possível.

Este post sobre APR de segurança foi útil para você? Ajudou a entender melhor sobre o tema? Então, compartilhe-o em suas redes sociais, para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!


Últimos posts




Comentários