Saiba quais são as informações fundamentais na APR de segurança

Compartilhe este post

Garantir a segurança de seus colaboradores é dever de toda empresa. Além das questões legais, que trazem multas e processos, há também aspectos relacionados ao próprio negócio, visto que acidentes sempre causam transtornos e atrasos, atrapalhando o andamento da produção. Por isso, antes de executar qualquer trabalho em um local, é importante fazer uma APR de segurança.

Esse documento vai prever os possíveis riscos daquele ambiente e mostrar formas de como evitá-los. Como medidas preventivas são sempre mais baratas e eficazes, realizar a APR de segurança é fundamental. Para que você possa entender melhor o assunto, criamos este post. Aqui, você vai saber o que é a APR de segurança e qual a sua importância para um negócio. Continue a leitura e confira!

O que é a APR de segurança?

APR é a sigla para Análise Preliminar de Riscos. Trata-se de um estudo antecipado e detalhado, que busca verificar cada etapa de um trabalho, projeto ou sistema a ser implementado, para encontrar possíveis perigos nas atividades. Dessa forma, pode-se tomar medidas para controlar as ameaças e neutralizá-las.

A APR surgiu na área militar, durante o desenvolvimento do sistema de produção de mísseis. Como era uma tecnologia nova e potencialmente perigosa, criou-se essa análise para evitar graves acidentes.

Atualmente, ela é obrigatória para trabalhos que sejam realizados em altura e atividades em espaços confinados. Porém é altamente indicada para qualquer nova função, em que ainda não se tenha total conhecimento de seus riscos.

Como elaborar uma APR?

Para se obter uma Análise Preliminar de Riscos eficiente, é preciso identificar todas as possíveis ameaças do trabalho. Essa identificação pode ser feita de diversas maneiras, sendo as mais comuns por meio de planilhas ou checklists. Porém algumas informações são essenciais e devem fazer parte de toda APR.

Dados da empresa, dos responsáveis e da APR

Inicialmente, é preciso detalhar a empresa que será analisada, os responsáveis pela análise e os dados da APR em si, como a data de realização e a função que será estudada.

Listagem dos envolvidos no trabalho

Essa etapa é muito importante, pois garante que nenhum dos funcionários que estão envolvidos na operação sejam deixados de fora. Caso isso aconteça, aumenta-se potencialmente o risco de algum acidente.

Reconhecimento de todas as etapas

É preciso listar todas as etapas envolvidas no serviço. Cada uma delas têm suas próprias características e riscos, que devem ser analisados individualmente.

Relação dos maquinários

Assim como as etapas, cada máquina apresenta seus perigos. Tenha a relação de todas em mãos, para poder estudá-las.

EPIs obrigatórios

Os EPIs — equipamentos de proteção individual — são equipamentos que protegem os trabalhadores em suas funções. Na APR de segurança, é preciso que eles sejam colocados, para que a empresa possa adquirir todos os necessários.

Riscos encontrados e possíveis medidas

O objetivo da APR é encontrar os riscos e contorná-los previamente. Sendo assim, é preciso que todos os perigos e as ameaças sejam encontrados, bem como as medidas que devem ser tomadas para neutralizá-los.

E quais são os principais EPI’s utilizados na construção civil?

A ocorrência de acidentes de trabalho acaba sempre sendo muito frequente em obras e construções. Por conta disso, o uso de equipamentos de proteção individual é de extrema importância nesses ambientes, de modo a prevenir acidentes e promover a saúde e segurança no trabalho. Para isso, veja, a seguir, quais são os principais dispositivos utilizados no mercado da construção civil.

Capacetes

Os capacetes são os equipamentos para a proteção da cabeça, eles protegem contra impactos provocados por choques mecânicos e quedas de objetos. O uso desse dispositivo evita que ocorram traumatismos, ferimentos ou lesões de vários níveis de gravidade na cabeça.

Os capacetes geralmente são feitos de um material sintético e bastante resistente. Você consegue encontrar diversos modelos, que variam de acordo com o tipo de uso e proteção fornecida. Alguns deles são:

  • capacete sem aba: para trabalhos realizados em altura;
  • capacete com aba frontal: para uso geral, proporciona proteção do crânio contra choques elétricos e reduz impactos externos na cabeça, sendo amplamente utilizado na construção civil;
  • capacete com aba total: proteção contra queimaduras.

Luvas

As luvas são o tipo de dispositivo que confere proteção para as mãos, já que elas atuam como um importante instrumento para executar diversas atividades. No caso da construção civil, os tipos de risco a que as mãos estão sujeitas são os mecânicos, englobando abrasão, corte, perfuração, choque, solda e temperaturas extremas.

Portanto o mais indicado para esse caso são as luvas reutilizáveis, feitas de materiais altamente resistentes, voltadas para a proteção mecânica. Os principais tipos são:

  • luvas anticorte;
  • luvas de látex natural;
  • luvas de malha;
  • luvas de isolação elétrica.

Óculos

Outra proteção que não deve ser deixada de lado é a dos olhos, visto que eles são órgãos extremamente sensíveis e qualquer acidente pode se transformar em uma lesão gravíssima. Sendo assim, esse dispositivo é fundamental para trabalhadores de fábricas e da construção civil.

Os tipos existentes são os óculos tradicionais de proteção, os de ampla visão e os de sobreposição, que são para trabalhadores que utilizam óculos de lente graduada.

Existem outros tipos de EPI’s que são utilizados na construção, mas o emprego deles depende da função que o trabalhador exerce. São eles:

  • abafador de ruído;
  • avental de raspa;
  • calçado de segurança;
  • cinto de segurança;
  • protetor facial;
  • máscara de solda;
  • uniforme profissional.

Todos os dispositivos necessários para a segurança dos trabalhadores devem constar na APR de segurança, já que ela vai analisar todos os riscos do ambiente de trabalho e estabelecer o que deve ser utilizado pelos funcionários.

Dessa forma, a empresa deve oferecer os EPI’s gratuitamente para os seus funcionários, estando todos os dispositivos em bom estado de conservação, para que desempenhem a sua função adequadamente. Os trabalhadores devem utilizar esses dispositivos sempre que estiverem trabalhando e devem cuidar para que os EPI’s não estraguem.

A APR de segurança é de extrema importância para uma empresa. Com ela, é possível antecipar riscos, corrigir defeitos, criar métodos de controle de danos e conscientizar a sua equipe sobre a própria segurança. Portanto pesquise bastante e contrate profissionais capacitados, para ter o melhor resultado possível.

Este post sobre APR de segurança foi útil para você? Ajudou a entender um pouco mais sobre o tema e a importância desse documento? Se você quiser ver mais assuntos como esse, assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts