Tudo o que você precisa saber sobre a NBR 5413

Compartilhe este post

A NBR 5413 trata dos níveis de iluminância em interiores — basicamente, a quantidade de luz que atinge e se espalha por determinada área ou superfície.

Ela é material fundamental para os profissionais eletricistas e traz importantes referências a serem seguidas nos ambientes de trabalho, dentro do conceito de ergonomia previsto na NR nº 17.

Neste post, falaremos sobre as principais recomendações da norma, os riscos pelo não cumprimento das especificações e por que qualquer empresa deve se adaptar a ela. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Do que se trata a NBR 5413?

Recentemente complementada pela NBR/ISO 8995, a NBR 5413 é pautada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e traz uma série de critérios acerca da iluminância de interiores. Suas observações incluem o posicionamento e o tipo de lâmpada utilizada em diferentes locais e situações, a fim de adequar:

  • a uniformidade: ou seja, a quantidade de pontos de luz bem distribuída pelo ambiente, de acordo com o perfil da atividade;
  • o controle de ofuscamento: que deve seguir o Índice Unificado de Ofuscamento (UGR);
  • a mutabilidade e a versatilidade da luz: que se relaciona à capacidade do sistema ajustar a iluminação em diferentes necessidades;
  • o índice de reprodução de cor: que interfere diretamente na eficiência na distribuição das lâmpadas;
  • a temperatura de cor: que pode ser quente, fria ou neutra e tem impactos na produtividade do colaborador.

Os valores dispostos na norma visam garantir o conforto, a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Além disso, a NBR 5413 também indica que a busca por economia de energia precisa estar presente no projeto luminotécnico.

Quais são os principais riscos apontados por ela?

A iluminação de um ambiente, assim como outros fatores que dizem respeito à ergonomia — como acústica e temperatura —, interfere na capacidade produtiva do colaborador.

Também há reflexos no conforto, bem-estar e consequente qualidade de vida profissional. Além disso, um projeto luminotécnico inadequado pode ser sinônimo de gastos energéticos excessivos.

Qualquer característica de iluminação que fuja dos critérios estabelecidos pela NBR 5413 pode, ainda, ocasionar acidentes de trabalho. É o caso principalmente dos níveis de ofuscamento, que se relacionam à fadiga visual.

Nesse sentido, um funcionário submetido a condições inadequadas tem sua integridade física posta em risco, mesmo com a utilização de EPIs.

Por que adaptar o negócio à NBR 5413?

A adequação de uma empresa às indicações da NBR 5413 é questão não apenas de segurança do trabalho, mas também de cumprimento da lei.

Estar em dia com a regulamentação ajuda a evitar penalidades financeiras, processos judiciais e outras complicações. Por isso, a corporação deve estudar as recomendações dispostas no documento e contar com bons técnicos de segurança para ajustes.

Além de atentar às recomendações da NBR5413, é importante que a companhia se atualize, ainda, em relação aos pontos da NBR/ISO 8995.

Mais do que uma revisão da primeira, ela traz indicações de procedimentos para a iluminância de interiores, levando em conta os parâmetros de ergonomia visual e complementando os cuidados com a segurança e a saúde do trabalhador.

Agora que você sabe mais sobre essa norma indispensável na indústria, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas a conheçam!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts