Imagem: Logo Volk do Brasil
Banner: Quer saber mais sobre respiradores? Baixe grátis o catálogo de Respiradores BLS by Volk Banner: Quer saber mais sobre respiradores? Baixe grátis o catálogo de Respiradores BLS by Volk
Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança. Banner: Baixe grátis o Guia de Luvas de Segurança - Aprofunde seu conhecimento sobre o vasto mundo das luvas de segurança.
Publicado em 13/09/2017

Você realmente entende o que é biossegurança?


O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores. Além de um sistema produtivo e eficiente, ela deve ter um ambiente de trabalho que garanta a segurança de seus funcionários e que esteja de acordo com as normas regulamentadoras.

Dessa forma, a segurança do trabalho é um assunto muito importante na rotina de um empreendimento. Sem ela, uma gestão pode sofrer consequências judiciais e financeiras. Por isso, a atuação de um técnico em segurança do trabalho deve ser pautada em conceitos sólidos e reais.

Em vista disso, a biossegurança não pode ser deixada de lado e deve ser aplicada com eficiência. Então, no nosso post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre esse assunto. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

O que é biossegurança

A biossegurança é uma área do conhecimento que tem o objetivo de criar um conjunto de ações e medidas destinadas à prevenção e redução e ao controle dos riscos existentes à saúde humana, animal e ao meio ambiente em uma empresa.

Além disso, essa palavra tem um importante significado. “Bio” refere-se à vida em nosso planeta e “segurança”, como o próprio nome já diz, relaciona-se com a proteção e o afastamento de perigos.

Em outras palavras, ela visa diminuir as ameaças e os perigos que possam ser gerados com a manipulação de biotecnologias, como os micro-organismos, plantas e outros materiais de estudo.

Como e onde ela deve ser aplicada

A biossegurança deve estar presente em todos os processos de pesquisa, desenvolvimento e outras atividades profissionais relacionadas ao assunto.

À medida que o tempo passa, as necessidades de nossa sociedade ganham novas formas e a pesquisa científica precisa acompanhar essas mudanças. Então, a biossegurança é uma forte aliada da prevenção de acidentes, do uso consciente dos recursos de nosso planeta e da melhoria da qualidade dos produtos do mercado.

Dessa maneira, as seguintes medidas devem ser adotadas em sua empresa:

  • uso de luvas e outros equipamentos de segurança individuais;

  • uso de álcool gel para a esterilização das mãos de seus funcionários;

  • descarte correto dos materiais utilizados no processo produtivo;

  • criação de um ambiente de trabalho ergonômico e seguro;

  • proteção contra radiações emitidas por equipamentos;

  • eliminação dos vetores biológicos;

  • conscientização de sua equipe de trabalho em relação à importância do manuseio adequado de suas ferramentas e utensílios.

Quais são as classificações de riscos biológicos

Uma gestão eficiente precisa criar um plano de ações que possibilite a visualização dos riscos biológicos existentes. Assim, abaixo, mostramos quais são suas classificações:

  • risco 1: agentes biológicos que possuem potencial de contaminação baixo ou nulo;

  • risco 2: também chamado de risco moderado, ele determina os casos em que as infecções e contaminações devem ser levadas em conta;

  • risco 3: agentes biológicos que apresentam riscos reais ao ambiente e aos funcionários;

  • risco 4: casos em que há um elevado grau de contaminação e propagação de agentes patogênicos.

O mercado consumidor está cada vez mais exigente. Desse modo, a fim de alcançar seus objetivos e ganhar notoriedade em sua gestão, um técnico de segurança do trabalho deve prestar um serviço de qualidade. E isso só pode acontecer com o acompanhamento das tendências e das exigências de sua gestão.

Como a biossegurança ajuda na preservação da natureza, você deve aplicá-la em seu dia a dia de trabalho, tornando o ambiente mais seguro e saudável para seus colaboradores.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta para a gente no espaço abaixo


Últimos posts




Comentários