Você sabe quais são os EPIs para pintura? Confira aqui!

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo:


Quais são os EPIs para pintura mais utilizados no mercado? Algumas tarefas, como a pintura de estruturas, são bastante comuns na construção civil e oferecem uma série de riscos para os colaboradores que as executam. A função do Equipamento de Proteção Individual nesse cenário é evitar que esses riscos se transformem em complicações que resultem em dano físico para o profissional ou no seu absenteísmo.

No entanto, que riscos são esses e como evitá-los com a utilização de EPIs para pintura? Confira em nosso guia completo sobre o assunto.

Por que EPIs são importantes para a pintura?

A Segurança do Trabalho é a disciplina que estuda os riscos nos ambientes de trabalho e as maneiras de contorná-los. Na literatura especializada, ela definiu os tipos de riscos específicos para pintores baseando-se nos ambientes em que eles trabalham. Tarefas externas, internas e algumas atividades, como a pintura de fachadas, oferecem, cada uma a seu modo, níveis de risco diferentes.

EPIS PARA PINTURA - VOLK DO BRASIL

Ao procurar um EPI para pintura, os principais riscos que o Técnico de Segurança do Trabalho tenta evitar são:

  • contato prolongado com tintas;
  • inalação de pó e vapor;
  • inalação de thinner e outros solventes;
  • contato entre as mãos e os químicos com os solventes;
  • contato entre os olhos, a poeira e os químicos existentes no local; e
  • queda em altura e outros riscos físicos do trabalho em fachadas, janelas e vãos.

Quais os EPIs mais utilizados?

Está pronto para conhecer os Equipamentos de Proteção Individual mais utilizados na pintura? Confira, nos tópicos abaixo, o que não pode faltar para que um colaborador esteja protegido ao executar essa tarefa.

Óculos de segurança

óculos Volk do Brasil

Os óculos de segurança são alguns dos itens mais fundamentais para que um pintor trabalhe bem. Eles impedem que os pigmentos e o vapor químico criado por eles, ao serem misturados, entrem em contato com as mucosas sensíveis da área dos olhos, causando dano temporário ou permanente. Os óculos ainda protegem de respingos e de outros fatores ambientais que podem dificultar a vida do pintor, como a poeira que sai da massa corrida quando ela é lixada.

Os óculos devem cobrir toda a área dos olhos e ser fechados lateralmente para impedir que partículas ultrapassem a sua barreira. Eles também devem ser confortáveis e ajustáveis para proporcionar o máximo de conforto ao pintor durante a execução das suas tarefas.

Capacete de segurança

Um EPI típico da construção civil e que não se diferencia por função é o capacete. Raramente, um pintor trabalha sozinho, e as construções são lugares bastante arriscados. A queda de objetos, como o rolo de pintura e as latas de tinta, é sempre um risco que o seu colaborador corre e que pode ser coibido com a utilização do capacete de segurança.

Esses capacetes devem ser do tamanho certo para proteger toda a cabeça e são mais eficientes quando são possuem tira jugular. Assim, o colaborador não precisa se preocupar com a queda do EPI.

Máscara e respirador

As máscaras de proteção também não podem faltar no dia a dia do pintor. Boa parte do trabalho dos pintores é feita em espaços confinados, como cômodos residenciais e salas de edifícios comerciais. Isso faz com que respirar os vapores e químicos presentes nas tintas seja quase impossível sem a utilização de uma máscara apropriada ou de um respirador.

MÁSCARA E RESPIRADORES PARA PINTURA - VOLK DO BRASIL

Poeira, partículas e outros elementos prejudiciais à saúde presentes no ar são filtrados pelo respirador assim como, ajuda a proteger a região da boca que também tem mucosas sensíveis e está sujeita a riscos que vão desde o surgimento de alergias à contaminação.

Calçado de segurança

Os calçados de segurança protegem contra os respingos de tintas e outros produtos químicos com também, servem para garantir que o colaborador não será atingido por um objeto e machucado no processo. Por isso, geralmente, contam com ponteiras de metal para proteger os dedos dos pés dos colaboradores.

No entanto, há, ainda, outro papel fundamental nos calçados de segurança. Esses EPIs são feitos para proporcionar o máximo de aderência ao solo e garantem mais estabilidade para o profissional enquanto ele pinta um espaço.

Luvas de segurança

Luvas são outro EPI essencial para a pintura, e as nitrílicas são as mais indicadas para quem desempenha essa função. O primeiro benefício delas é serem descartáveis, o que garante que, todos os dias, os seus colaboradores estarão utilizando um EPI novo e apropriado para a função que desempenham.

Luva Nitrílica

Além de evitarem que o pintor suje as mãos com tinta, as luvas nitrílicas são feitas para não prejudicar o tato e a capacidade de movimento do pintor, permitindo que ele ainda faça a execução de trabalhos com alto nível de detalhes, utilizando todos os mesmos pincéis que teria à disposição sem as luvas.

Outros EPIs

No caso da pintura de fachadas, aplicam-se as mesmas regras de trabalho em altura presentes em outras atividades profissionais. Os colaboradores precisarão ser içados para desempenhar as suas tarefas e, consequentemente, terão que utilizar cintos de segurança e outros EPIs que os protejam no caso de queda, como capacetes.

Cadeira suspensa e trava quedas são outros EPIs que também se encaixam na rotina dos profissionais de pintura em altura.

Assim como em outras profissões, o Técnico de Segurança do Trabalho é o profissional mais indicado para ajudá-lo a identificar que tipos de Equipamento de Proteção Individual são necessários para a pintura.

Ele vai avaliar o ambiente em que os pintores passarão a maior parte do seu tempo, bem como os materiais utilizados por eles para identificar os principais riscos a que estão submetidos e definir os EPIs para pintura que não podem faltar no dia a dia dos seus profissionais. Além disso, o Técnico de Segurança do Trabalho também é a pessoa mais indicada para explicar as melhores práticas no uso de equipamentos de proteção e reforçar os perigos de executar tarefas sem eles.

Os químicos presentes nas pinturas podem prejudicar as vias respiratórias do colaborador, além de causarem alergias e outros problemas de pele quando em contato com a epiderme. Por isso, é imprescindível utilizar EPI para pintura, independentemente do tamanho da área que está sendo pintada.

Gostou de conhecer melhor esses EPIs para pintura e está pronto para adquirir os Equipamentos de Proteção Individual para proteger a sua equipe? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça os produtos da Volk do Brasil.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts