Quais são os principais riscos e acidentes na indústria química? Saiba aqui!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ramo que impacta consideravelmente o PIB brasileiro, a indústria química é classificada por muitos como um importante setor estratégico da economia, principalmente devido à sua ampla capacidade de produção. Contudo, sabemos que, para manter a produtividade nessa área, é fundamental ficar atento à segurança do trabalho. Afinal, você já sabe quais são os principais riscos e acidentes na indústria química?

Nesse contexto, preparamos um conteúdo abordando os temas mais relevantes sobre segurança ocupacional nesse setor, destacando, assim, a importância da utilização de EPIs, os riscos de trabalho na indústria química, as situações que têm potencial para causar um acidente de trabalho e muito mais. Confira abaixo!

Importância do uso de EPIs

Cabe ressaltar inicialmente que a aplicação dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs não é importante apenas para a indústria química. Em outras palavras, se há riscos ocupacionais (seja qual for o ramo de trabalho), obrigatoriamente é necessário recorrer aos EPIs para garantir o adequado nível de segurança.

Com isso, o papel dos Equipamentos de Proteção Individual é minimizar os riscos atrelados a uma tarefa de trabalho, permitindo, assim, que os colaboradores atuem de forma segura e confortável.

Outro ponto que merece ser destacado neste tópico é a existência de uma norma regulamentadora exclusiva para o tema EPI, a NR – 6. Desse modo, uma vez identificados os riscos em um ambiente de trabalho, é de responsabilidade do empregador promover medidas de segurança capazes de controlá-los, sendo uma das principais a disponibilização de equipamentos de proteção.

Exemplos de EPIs para a indústria química

Para exemplificar a aplicação de EPIs, veja, abaixo, quais são os principais utilizados por um colaborador que atua em uma indústria química.

Respirador

Nesse ramo, é bastante comum a permanência humana em ambientes onde o ar é classificado como insalubre (tanto pela baixa concentração de oxigênio quanto pela presença de gases tóxicos). Em vista disso, o uso de respiradores é fundamental para essas ocasiões, já que esse equipamento consegue melhorar a qualidade do ar respirado após filtrá-lo.

Avental

Componente que tem como objetivo servir de barreira física entre o colaborador e os fluidos nocivos para a saúde, o avental também é bastante empregado nesse setor.

Luvas de segurança

Como nesse setor é comum a manipulação de fluidos corrosivos, os quais ao menor contato com a pele podem causar queimaduras e irritações. o uso de luvas de segurança também é válido. Vale lembrar que existem vários modelos de luvas, ou seja, é preciso saber bem que tipo de risco será controlado para a compra correta desse equipamento de proteção.

Calçado fechado

É simplesmente inimaginável um colaborador do setor da indústria química não recorrer ao uso de um calçado fechado. Isso porque os pés também são suscetíveis a irritações quando em contato com substâncias corrosivas.

Riscos ocupacionais na indústria química

Agora que já sabemos a importância do uso de EPIs, bem como quais os principais utilizados na indústria química, confira quais os riscos ocupacionais mais comuns nesse setor.

Contato com substâncias perigosas

Esse, sem dúvidas, é o principal risco de trabalho nessa área, até porque o manuseio de fluidos perigosos faz parte da rotina de trabalho de milhares de colaboradores.

Como exemplo, podemos destacar os acidentes de trabalho que envolvem a manipulação de nitrogênio líquido. Fluido bastante utilizado para finalidades mecânicas (causa a redução momentânea do volume de uma peça metálica para o seu encaixe em uma outra), o nitrogênio líquido se encontra a -200 ºC, o que é extremamente perigoso ao menor contato com a pele.

Exposição aos riscos de incêndios e/ou explosões

Existem vários ambientes de trabalho em que há riscos de vazamento de gás e, consequentemente, chances de incêndios e explosões. Um deles é uma plataforma de petróleo, onde a manipulação de gases inflamáveis é necessária para a realização de processos de refinamento do petróleo.

Desse modo, incêndios em plataformas de petróleo, infelizmente, não são de rara ocorrência, até porque, como nesses locais há grandes concentrações de fluidos inflamáveis, erros de pressurização e de outros processos mecânicos podem gerar vazamentos e, posteriormente, incêndios e explosões.

Chances de desenvolver doenças por exposição à radiação

Todos nós sabemos que a exposição à radiação tem potencial para gerar graves doenças e enfermidades, como câncer e infertilidade. Esse risco de trabalho infelizmente está presente em algumas empresas do setor químico, como as que oferecem serviços de radiografia de peças metálicas.

Utilizada essencialmente para encontrar avarias mecânicas internas em um componente metálico, a gamagrafia industrial é uma atividade que também é executada por empresas químicas.

Com isso, por se tratar de uma atividade radioativa, os profissionais dessa área precisam recorrer a todos os EPIs necessários, principalmente àqueles que têm chumbo em sua composição (material extremamente denso e que dificulta a passagem de partículas radioativas).

Deficiência de oxigênio

Espaços confinados são comuns no meio industrial e podem ter as seguintes características:

  • baixa concentração de oxigênio;
  • pouca mobilidade física;
  • poucas rotas de entrada e saída;
  • elevada concentração de gases tóxicos;
  • baixa luminosidade natural.

Todos os riscos acima merecem a devida atenção, contudo, a baixa concentração de oxigênio, somada, ainda, à presença de gases tóxicos, sem dúvidas, é algo extremamente preocupante em um ambiente de trabalho.

Desse modo, não é raro encontrar essa situação ocupacional em empresas da indústria química, essencialmente naquelas que trabalham com fabricação de ácidos, plásticos e tratamento de metais. Em vista disso, em postos de trabalho onde há deficiência de oxigênio, é fundamental ter atenção para com a saúde do colaborador, caso contrário, os riscos de acidentes serão enormes.

EPIs da Volk do Brasil

Uma das empresas de referência nacional quando o assunto é segurança do trabalho, a Volk do Brasil oferece uma linha completa de EPIs para proteção das mãos, proteção visual e vestimentas de proteção, tanto para a indústria química quanto para outros setores da economia. Além disso, vale destacarmos os serviços oferecidos de consultoria e orientação técnica, os quais também são essenciais para evitar prejuízos à saúde e para garantir a integridade física de todos os profissionais da empresa.

Portanto, agora que você já sabe quais os principais riscos de acidentes na indústria química, fica mais simples perceber o quão importante é recorrer aos EPIs para a garantia da segurança do trabalho nessa área. Cabe ressaltar ainda que a busca por medidas preventivas em ambientes ocupacionais que contenham riscos é algo que deve ser encarado como um investimento, e não como um custo, já que suas vantagens envolvem a saúde humana.

Está procurando por Equipamentos de Proteção Individual? Entre em contato com a Volk do Brasil e veja todas as vantagens que podemos oferecer!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts