Qual a importância do uso de EPI para limpeza industrial?

Compartilhe este post

Você sabe dizer a importância do uso de EPI para limpeza industrial? Os equipamentos de proteção individual fazem parte do dia a dia de trabalhadores de diversas indústrias, da produção de alimentos à metalurgia. Quando utilizados de maneira adequada, são responsáveis por reduzir os riscos ocupacionais e garantir maior conforto e segurança para o colaborador.

Com a pandemia de COVID-19, a higiene — em casa e fora dela — ganhou um destaque especial, e áreas como a limpeza industrial passaram a atrair mais atenção. Agora, mais que nunca, a tarefa da equipe de limpeza é garantir que serão minimizadas as possibilidades de contato pelo coronavírus.

Quer entender melhor a importância da limpeza industrial, o que ela tem a ver com a prevenção de doenças e quais são os EPIs mais utilizados nessa área? Continue a leitura.

O que é limpeza industrial?

A limpeza industrial é uma tarefa desempenhada nas indústrias com o intuito de manter a alta qualidade, a segurança e a higiene dos produtos e serviços que são entregues ao consumidor. Desse modo, são parte da limpeza industrial tarefas como a higienização de máquinas, a esterilização de equipamentos, o hidrojateamento de ambientes industriais, entre outros.

Como a limpeza industrial é feita em maior escala e demanda mais precisão do que a limpeza que fazemos, por exemplo, em escritórios ou nas residências, ela também exige cuidados especiais.

Quais os EPIs da limpeza industrial?

O contato com produtos químicos de alta abrasividade e o manejo de instrumentos, como as máquinas de hidrojateamento, tornam a limpeza industrial uma tarefa complexa e com riscos maiores. 

Por isso, os colaboradores devem estar munidos de uma série de equipamentos de proteção individual especializados. Confira, nos tópicos abaixo, quais são esses equipamentos e os níveis de proteção que oferecem aos indivíduos.

Luvas

As luvas fazem parte do kit básico da limpeza industrial, servindo para proteger as mãos dos colaboradores do contato com abrasivos e/ou produtos químicos entre outros.

Máscaras e respiradores

Produtos de limpeza de nível industrial são mais concentrados do que aqueles que encontramos nas prateleiras do mercado. Por isso, para que não haja contaminação, o uso de máscaras e respiradores com filtro é bastante comum.

Bota emborrachada

Entre os acidentes de trabalho mais comuns na limpeza industrial temos as quedas. Para evitar que isso aconteça, botas de borracha com ponteiras de metal costumam fazer parte do uniforme dos profissionais.

O que diz a NR6 sobre limpeza industrial?

A NR 6, ou Norma Regulamentadora 6, versa sobre os equipamentos de proteção que devem ser utilizados pelos colaboradores nas atividades profissionais. Ela determina que, quando há risco para o profissional, a empresa deve oferecer treinamento de EPI e equipamentos compatíveis com as atividades que o colaborador executa.

Para implementar com sucesso a utilização de EPI na limpeza industrial, confira o texto da norma e consulte um profissional de Segurança do Trabalho. Ele é a pessoa mais indicada para tirar dúvidas e determinar os equipamentos que não podem faltar entre os EPIs de limpeza industrial em um ambiente de trabalho.

Assim como em outras áreas do seu negócio, conscientizar os colaboradores sobre o uso de EPI é a coisa mais importante que você pode fazer para acelerar a limpeza industrial. Com o consumidor mais atento para os procedimentos de higiene graças à pandemia, empresas têm uma excelente oportunidade de investir no setor e implementar novas metodologias e estratégias que vão diminuir riscos e impactos da limpeza industrial, sem impedir que atinja seus objetivos.

Gostou de conhecer mais sobre a importância da limpeza industrial? Ficou com alguma dúvida em relação ao potencial dela para ajudar a dirimir os riscos de contaminação? Deixe um comentário!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts