Saiba como o EPI pode reduzir risco de acidente de trabalho para motoboy!

risco-de-acidente-de-trabalho-para-motoboy

Compartilhe este post

Não há dúvidas da quantidade de riscos de acidente de trabalho para motoboy existentes, que são provocados por diversos motivos, como má conduta no trânsito, jornada de trabalho exaustiva, uso de celular durante a condução, períodos onde o uso de pipa por parte de crianças e adultos são maiores, entre outros.

Para evitar que o condutor sofra acidentes que, muitas vezes, podem gerar sérias consequências, o uso de equipamento de proteção individual (EPI), tornou-se imprescindível para garantir uma rotina de trabalho mais segura e que cause menos danos à saúde e integridade física desse profissional.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais pontos sobre o assunto. Confira!

O que diz a legislação sobre o uso de EPI para motoboys?

Devido aos riscos inerentes à profissão de motoboy, como forma de proporcionar segurança ao exercício das atividades, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou algumas normas sobre o tema, como as Resoluções 350 e 356. Entre elas, está a obrigatoriedade de alguns itens de proteção. Veja a seguir os principais!

Antena “corta-pipa”

O cerol é um grande vilão quando o assunto são os riscos aos quais os motoboys são submetidos, tendo em vista que esse tipo de substância é capaz de provocar cortes profundos na pele, levando até à morte. Com o intuito de impedir esses acidentes, fica obrigatório que os condutores da motocicleta instalem a antena “corta pipa” para evitar que a linha cause danos ao piloto.

Capacete

É um EPI obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro, já que diminui os efeitos provocados por impactos contra a cabeça em um possível acidente. É importante destacar que a viseira compõe o capacete, sendo responsável por proteger os olhos e parte do rosto. No caso da falta da viseira, é preciso utilizar óculos de proteção.

Colete refletivo

O colete refletivo (de sinalização) se destaca sempre que é iluminado pelas luzes dos veículos, apontando a presença do motoboy e evitando atropelamentos e demais acidentes, sendo obrigatório no trânsito por esse motivo, principalmente durante a noite.

Quais são as consequências da falta de utilização dos EPIs obrigatórios?

Além de não gerar proteção contra risco de acidente de trabalho para motoboy, caso as exigências impostas pela legislação não sejam cumpridas, os motoboys ficam sujeitos às penas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multa e apreensão da motocicleta.

Qual a importância de capacitar sobre o uso adequado dos equipamentos?

É obrigatório que os motoboys participem de curso administrado por uma instituição autorizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com a finalidade de se regularizarem na profissão e, assim, ficarem realmente aptos para realizar suas funções de forma eficaz e segura.

Existem outros itens de segurança que podem ser usados por motoboys?

Além dos equipamentos de proteção obrigatórios, existem outros itens que podem ser usados por motoboys, garantindo maior proteção. Conheça alguns deles:

  • luvas: são equipamento importantes para proteger as mãos de cortes e escoriações em casos de quedas, além de proteger o corpo de baixas temperaturas;
  • sapatos específicos: são capazes de proteger os motoboys em várias situações, como quedas que podem provocar queimaduras, cortes, esmagamento, perfuração, entre outros, além de proporcionar segurança e conforto para o profissional;
  • jaqueta e calça: com esses equipamentos, as áreas mais propensas a ferimentos, como ombros, costas, cotovelos e joelhos estão mais protegidas.

Agora que você entende a importância de implementar as principais estratégias de proteção contra o risco de acidente de trabalho para motoboy, é importante contar com uma empresa como a Volk do Brasil, que tem como missão proteger e educar pessoas todos os dias fornecendo EPI’s de alta performance e produtos de segurança alimentar, gerando valor a todos os clientes, alinhado à melhor experiência de atendimento.

Quer conhecer um pouco mais sobre nossos serviços? Então, entre agora mesmo em contato com a gente!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts