Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo.
Um dos grandes desafios das empresas é evitar que os riscos aos quais seus colaboradores são submetidos durante a execução de suas atividades comprometam a saúde, integridade física e segurança de cada um. Nesse caso, é preciso implementar uma cultura de prevenção eficiente, por meio de um conjunto de ações, atitudes, comportamentos e sistemas de segurança compartilhado por todos da organização, como forma de reduzir e evitar esses perigos.
A finalidade da cultura de prevenção é potencializar a adoção de práticas seguras e preventivas, agregando valor à empresa e mantendo um ambiente laboral adequado às normas regulamentadoras. Por isso, elaboramos este conteúdo para mostrar como aplicá-la da melhor forma. Confira!
Qual a importância da cultura de prevenção?
A cultura de prevenção pode proporcionar uma série de benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa:
- redução dos riscos de acidentes;
- aumento da confiança por parte dos empregados;
- mais produtividade, já que por saber que estão trabalhando em uma companhia que se preocupa com a saúde e integridade física do colaborador, haverá uma queda de rotatividade;
- aumento da competitividade, considerando que todos caminharão juntos;
- engajamento com os objetivos e metas da organização;
- maior credibilidade da empresa perante o mercado;
- diminuição de gastos previdenciários com eventuais auxílios e menor despesa financeira do empregador para contratar um funcionário substituto.
Como aplicar a cultura de prevenção na empresa?
A seguir, você vai conferir algumas dicas para criar essa cultura na organização.
Estimule o uso de EPI’s
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), são fornecidos pelo empregador aos colaboradores. No entanto, existem alguns casos em que estes não são utilizados. Por isso, é muito importante estimular a utilização dos itens, mostrando a relevância de cada um para o desenvolvimento das suas atividades com segurança. Além disso, os funcionários precisam entender como usá-los, higienizá-los e guardá-los para que fiquem sempre conservados e em boas condições.
Capacite a equipe
Para capacitar os trabalhadores a respeito da segurança, a empresa pode promover cursos, treinamentos e demais ações como forma de incentivar a prática das políticas de prevenção de acidentes. Outro ponto importante é ensinar todos os integrantes do time sobre como agir em situações de perigo durante as funções.
Estimule a participação de todos os funcionários
Além de aplicar os treinamentos necessários, é importante ressaltar para os colaboradores a importância do aprendizado, bem como de realmente colocar em prática tudo que foi ensinado. Dessa forma, a implementação da cultura de prevenção é algo que requer um trabalho em conjunto entre trabalhadores e gestores.
Sinalize os riscos
Sinalizar os pontos da organização que oferecem riscos iminente à segurança e saúde dos trabalhadores, também é uma prática relevante, afinal, essa conduta minimiza a ocorrência de acidentes e fortalece a necessidade de usar os EPIs disponibilizados. Para isso, é preciso se atentar aos aspectos abaixo:
- planejar adequadamente a estrutura organizacional;
- estruturar a supervisão técnica e demais processos;
- liderar e esclarecer dúvidas dos funcionários, direcionado sobre as atividades laborais;
- averiguar e fazer as correções sempre que identificar irregularidades;
- avaliar, oferecer feedback e continuar prezando pelas melhorias.
Conseguiu entender o que é a cultura de prevenção, sua finalidade e importância? Então, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e manter um ambiente laboral seguro e saudável para toda equipe. Esse cuidado vai ser importante para que trabalhadores e empresa possam atuar juntos e de maneira engajada em prol dos objetivos do negócio.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das nossas publicações a respeito de outros assuntos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!