O que é cultura de prevenção e como colocá-la em prática?

cultura-de-prevencao

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo.


Um dos grandes desafios das empresas é evitar que os riscos aos quais seus colaboradores são submetidos durante a execução de suas atividades comprometam a saúde, integridade física e segurança de cada um. Nesse caso, é preciso implementar uma cultura de prevenção eficiente, por meio de um conjunto de ações, atitudes, comportamentos e sistemas de segurança compartilhado por todos da organização, como forma de reduzir e evitar esses perigos.

A finalidade da cultura de prevenção é potencializar a adoção de práticas seguras e preventivas, agregando valor à empresa e mantendo um ambiente laboral adequado às normas regulamentadoras. Por isso, elaboramos este conteúdo para mostrar como aplicá-la da melhor forma. Confira!

Qual a importância da cultura de prevenção?

A cultura de prevenção pode proporcionar uma série de benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa:

  • redução dos riscos de acidentes;
  • aumento da confiança por parte dos empregados;
  • mais produtividade, já que por saber que estão trabalhando em uma companhia que se preocupa com a saúde e integridade física do colaborador, haverá uma queda de rotatividade;
  • aumento da competitividade, considerando que todos caminharão juntos;
  • engajamento com os objetivos e metas da organização;
  • maior credibilidade da empresa perante o mercado;
  • diminuição de gastos previdenciários com eventuais auxílios e menor despesa financeira do empregador para contratar um funcionário substituto.

Como aplicar a cultura de prevenção na empresa?

A seguir, você vai conferir algumas dicas para criar essa cultura na organização.

Estimule o uso de EPI’s

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), são fornecidos pelo empregador aos colaboradores. No entanto, existem alguns casos em que estes não são utilizados. Por isso, é muito importante estimular a utilização dos itens, mostrando a relevância de cada um para o desenvolvimento das suas atividades com segurança. Além disso, os funcionários precisam entender como usá-los, higienizá-los e guardá-los para que fiquem sempre conservados e em boas condições.

Capacite a equipe

Para capacitar os trabalhadores a respeito da segurança, a empresa pode promover cursos, treinamentos e demais ações como forma de incentivar a prática das políticas de prevenção de acidentes. Outro ponto importante é ensinar todos os integrantes do time sobre como agir em situações de perigo durante as funções.

Estimule a participação de todos os funcionários

Além de aplicar os treinamentos necessários, é importante ressaltar para os colaboradores a importância do aprendizado, bem como de realmente colocar em prática tudo que foi ensinado. Dessa forma, a implementação da cultura de prevenção é algo que requer um trabalho em conjunto entre trabalhadores e gestores.

Sinalize os riscos

Sinalizar os pontos da organização que oferecem riscos iminente à segurança e saúde dos trabalhadores, também é uma prática relevante, afinal, essa conduta minimiza a ocorrência de acidentes e fortalece a necessidade de usar os EPIs disponibilizados. Para isso, é preciso se atentar aos aspectos abaixo:

  • planejar adequadamente a estrutura organizacional;
  • estruturar a supervisão técnica e demais processos;
  • liderar e esclarecer dúvidas dos funcionários, direcionado sobre as atividades laborais;
  • averiguar e fazer as correções sempre que identificar irregularidades;
  • avaliar, oferecer feedback e continuar prezando pelas melhorias.

Conseguiu entender o que é a cultura de prevenção, sua finalidade e importância? Então, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e manter um ambiente laboral seguro e saudável para toda equipe. Esse cuidado vai ser importante para que trabalhadores e empresa possam atuar juntos e de maneira engajada em prol dos objetivos do negócio.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das nossas publicações a respeito de outros assuntos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts