O que é cultura de prevenção e como colocá-la em prática?

cultura-de-prevencao

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo.


Um dos grandes desafios das empresas é evitar que os riscos aos quais seus colaboradores são submetidos durante a execução de suas atividades comprometam a saúde, integridade física e segurança de cada um. Nesse caso, é preciso implementar uma cultura de prevenção eficiente, por meio de um conjunto de ações, atitudes, comportamentos e sistemas de segurança compartilhado por todos da organização, como forma de reduzir e evitar esses perigos.

A finalidade da cultura de prevenção é potencializar a adoção de práticas seguras e preventivas, agregando valor à empresa e mantendo um ambiente laboral adequado às normas regulamentadoras. Por isso, elaboramos este conteúdo para mostrar como aplicá-la da melhor forma. Confira!

Qual a importância da cultura de prevenção?

A cultura de prevenção pode proporcionar uma série de benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa:

  • redução dos riscos de acidentes;
  • aumento da confiança por parte dos empregados;
  • mais produtividade, já que por saber que estão trabalhando em uma companhia que se preocupa com a saúde e integridade física do colaborador, haverá uma queda de rotatividade;
  • aumento da competitividade, considerando que todos caminharão juntos;
  • engajamento com os objetivos e metas da organização;
  • maior credibilidade da empresa perante o mercado;
  • diminuição de gastos previdenciários com eventuais auxílios e menor despesa financeira do empregador para contratar um funcionário substituto.

Como aplicar a cultura de prevenção na empresa?

A seguir, você vai conferir algumas dicas para criar essa cultura na organização.

Estimule o uso de EPI’s

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), são fornecidos pelo empregador aos colaboradores. No entanto, existem alguns casos em que estes não são utilizados. Por isso, é muito importante estimular a utilização dos itens, mostrando a relevância de cada um para o desenvolvimento das suas atividades com segurança. Além disso, os funcionários precisam entender como usá-los, higienizá-los e guardá-los para que fiquem sempre conservados e em boas condições.

Capacite a equipe

Para capacitar os trabalhadores a respeito da segurança, a empresa pode promover cursos, treinamentos e demais ações como forma de incentivar a prática das políticas de prevenção de acidentes. Outro ponto importante é ensinar todos os integrantes do time sobre como agir em situações de perigo durante as funções.

Estimule a participação de todos os funcionários

Além de aplicar os treinamentos necessários, é importante ressaltar para os colaboradores a importância do aprendizado, bem como de realmente colocar em prática tudo que foi ensinado. Dessa forma, a implementação da cultura de prevenção é algo que requer um trabalho em conjunto entre trabalhadores e gestores.

Sinalize os riscos

Sinalizar os pontos da organização que oferecem riscos iminente à segurança e saúde dos trabalhadores, também é uma prática relevante, afinal, essa conduta minimiza a ocorrência de acidentes e fortalece a necessidade de usar os EPIs disponibilizados. Para isso, é preciso se atentar aos aspectos abaixo:

  • planejar adequadamente a estrutura organizacional;
  • estruturar a supervisão técnica e demais processos;
  • liderar e esclarecer dúvidas dos funcionários, direcionado sobre as atividades laborais;
  • averiguar e fazer as correções sempre que identificar irregularidades;
  • avaliar, oferecer feedback e continuar prezando pelas melhorias.

Conseguiu entender o que é a cultura de prevenção, sua finalidade e importância? Então, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e manter um ambiente laboral seguro e saudável para toda equipe. Esse cuidado vai ser importante para que trabalhadores e empresa possam atuar juntos e de maneira engajada em prol dos objetivos do negócio.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das nossas publicações a respeito de outros assuntos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts