EPI e conforto: entenda a importância dessa relação!

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo:

 

Qual a relação entre EPI e conforto? Os Equipamentos de Proteção Individual são itens fundamentais utilizados por profissionais ao redor do mundo para reduzir a incidência de acidentes. Capacetes, luvas, roupas descartáveis e calçados de proteção entram nessa categoria e atuam para reduzir o impacto de riscos ambientais e materiais que podem levar o colaborador a uma lesão e, em casos mais graves, até a morte.

Os EPIs são obrigatórios e devem ser utilizados em toda situação em que o colaborador enfrenta algum tipo de risco. Por isso, não é difícil entender a relação entre EPI e conforto. Quanto mais confortáveis forem os Equipamentos de Proteção Individual, maiores as chances de os colaboradores não se esquecerem deles no dia a dia e de não terem sua produtividade diminuída pelo uso desses equipamentos.

Neste artigo, veremos como o conforto de um EPI influencia a sua efetividade e entenderemos como escolher as peças mais ergonômicas e qual a relação delas com Segurança do Trabalho. Pronto para aprender? Então, continue a leitura!

Qual a importância dos Equipamentos de Proteção Individual?

Equipamentos de Proteção Individual são itens de segurança de suma importância que garantem que acidentes de trabalho não terão consequências desastrosas. O uso adequado deles é bom não apenas para manter os trabalhadores sem riscos, mas também para evitar onerações desnecessárias na folha de pagamento, como as licenças remuneradas e os afastamentos por doença.

EPIs confortáveis garantem que os colaboradores de um negócio não terão nenhuma restrição de movimento para executar as tarefas rotineiras, que conseguirá manter a mesma destreza que teria sem o uso de equipamento algum e que não se sentirá prejudicado por um item fundamental para a proteção.

Além disso, cumprir com o uso de EPIs é vantajoso para a sua empresa do ponto de vista legal. Alguns textos, como a NR 6, regulamentam o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e preveem punições para as empresas que descumprirem essas regras.

Quais os benefícios de um EPI confortável?

Há muitas vantagens em utilizar EPIs no tamanho adequado e que são confortáveis para os colaboradores. Algumas delas foram elencadas abaixo. Veja!

Maior uso de EPIs na empresa

Embora o uso de Equipamentos de Proteção Individual seja obrigatório, gestores sabem o quanto é difícil garantir que os colaboradores farão uso deles no dia a dia. Um dos motivos para isso é a falta de conforto na execução de tarefas com o EPI quando comparado ao conforto obtido sem os equipamentos.

Acertar na escolha de itens confortáveis vai ajudá-lo a garantir o uso desses equipamentos e evitar multas para a sua empresa.

Mais produtividade para as equipes

Equipamentos de Proteção Individual desconfortáveis prejudicam a performance do colaborador e fazem com que ele tenha mais dificuldade de concluir as suas tarefas. Por isso, acertar na escolha dos EPIs pode fazer uma grande diferença na produtividade da sua equipe e até na qualidade do trabalho dela.

Mais segurança para os colaboradores

Quando um Equipamento de Proteção Individual está no tamanho errado ou causa desconforto ao utilizador, isso também resulta em problemas de segurança. EPIs apertados ou largos demais podem comprimir membros, causando mais acidentes ou escorregões durante a execução de uma tarefa, não oferecendo a proteção necessária. 

Conforto e ergonomia são dois pontos importantes quando o assunto é Equipamento de Proteção Individual porque são sinônimos de segurança para o time.

Como escolher EPIs confortáveis para os colaboradores?

Pronto para começar a escolher os equipamentos de proteção individual da sua equipe? Então, confira nossas dicas para identificar aqueles que oferecem o melhor conforto e mais ergonomia para os colaboradores de uma empresa.

Identifique quais EPIs são utilizados pela sua equipe

Com a ajuda do técnico de Segurança do Trabalho, identifique quais são os riscos ambientais e materiais para cada membro da sua equipe. Em seguida, faça uma lista com os Equipamentos de Proteção Individual que precisará comprar. Essa lista permitirá que você visualize quais EPIs oferecem mais de um tamanho ou formato e tornará mais fáceis as demais etapas na escolha de um EPI.

Anote as medidas dos colaboradores

Luvas, macacões e calçados de segurança são apenas alguns exemplos de Equipamentos de Proteção Individual que têm variação em tamanho. Anote as medidas de cada um dos colaboradores e que número eles utilizam em cada EPI. Assim, ficará mais fácil fazer a primeira compra e manter um estoque para quando as peças precisarem ser repostas no futuro.

Ouça os colaboradores

Se o time já tem Equipamentos de Proteção Individual para todas as atividades que realiza no dia a dia, tenha uma conversa franca com a equipe a fim de identificar se há problemas com o conforto dos EPIs atuais. Assim, na hora da recompra, você poderá fazer os ajustes necessários e garantir mais conforto para os indivíduos.

Quais EPIs da indústria frigorífica têm foco no conforto ao usuário?

Como você pode ver, o uso de EPIs confortáveis promove uma série de benefícios nas indústrias. No setor frigorífico, em que há contato com uma série de ameaças biológicas e temperaturas atípicas, é de suma importância encontrar os EPIs mais confortáveis para os colaboradores. Confira, abaixo, uma lista de itens que não podem faltar entre os EPIs do setor.

Bota térmica

As botas térmicas são EPIs fundamentais do setor frigorífico segundo a NR 36. Elas ajudam a garantir que os pés dos colaboradores se manterão na temperatura adequada mesmo ao circularem por longos períodos de tempo por ambientes com temperaturas abaixo de zero.

Japona térmica

A japona térmica é outro EPI importante para a manutenção da temperatura corporal em ambientes gelados. Ela também protege o colaborador de respingos e de contaminações biológicas porque impede o contato de líquidos com a epiderme.

Luva anticorte – Resistente a corte

Outro EPI fundamental do setor frigorífico é a luva resistente a corte. Feita com fios especiais, essa luva possui alta resistência a corte para trabalhos com facas e outros materiais cortantes.

O uso de EPIs adequados e confortáveis é vantajoso para as empresas, sendo um diferencial produtivo e motivacional para que os colaboradores entreguem a melhor performance possível. Considere o que aprendeu aqui na venda de EPIs e garanta que a relação entre EPI e conforto funcione a favor dos seus clientes.

E aí, o que achou de entender melhor a relação entre EPI e conforto e a importância disso para as empresas? Fale agora mesmo com a equipe da Volk do Brasil e conheça nossos Equipamentos de Proteção Individual.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts