Luva nitrílica: saiba onde usar e os diferenciais dos produtos Volk do Brasil

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:


Você sabe o que é uma luva nitrílica? Basicamente, elas são um tipo de luva de borracha especial, feitas em material sintético e com alta resistência a desgaste e corrosão proporcionados por produtos químicos. Por isso, elas são especialmente indicadas como EPI em diferentes atividades, como aquelas que envolvem o trabalho com agentes químicos, abrasivos, corrosivos, biológicos ou escoriantes. 

Será que a sua revenda de EPI deveria manter esse equipamento no estoque? No artigo de hoje, conversamos com Paulo Cortez, especialista em Proteção das Mãos, sobre a utilidade das luvas nitrílicas, áreas em que elas são mais usadas e tudo mais que você precisa saber antes de adquirir esse EPI. Confira!

O que são luvas nitrílicas?

Um dos equipamentos de proteção individual mais utilizados são as luvas de proteção. Elas têm a capacidade de impedir que o usuário entre em contato com agentes que podem prejudicar a sua saúde em curto, médio e longo prazo. Há vários tipos de luvas de proteção no mercado, como as feitas em couro, borracha ou com fios especialmente trabalhados para evitar cortes e perfurações.

As luvas nitrílicas, em particular, são um tipo de luva de borracha diferente daquelas fabricadas em látex e, consequentemente, mais resistentes. Elas oferecem bom custo-benefício, excelente resistência a rasgos, desgastes e abrasões e são hipoalergênicas, o que é extremamente importante quando algum de seus funcionários apresenta sensibilidade aos outros tipos de borracha dos quais as luvas são feitas.

Há diferentes categorias de luvas nitrílicas e cada uma delas é feita para proteger o usuário quanto a um risco ambiental em particular. Ficando atento às especificações do Certificado de Aprovação de uma luva nitrílica você poderá discernir qual delas é a mais apropriada para proteger os seus funcionários contra os riscos que enfrentam em suas rotinas de trabalho.

Quais as funções da luva nitrílica?

A luva nitrílica é utilizada para impedir qualquer contato com agentes contaminantes, como hidrocarbonetos, álcoois e éteres. Por isso, ela é muito utilizada em diversos setores, que vão desde o agronegócio até o atendimento hospitalar. Em cada um desses cenários, as luvas nitrílicas contribuem para garantir a proteção dos profissionais frente aos riscos ambientais disponíveis.

No campo, as luvas nitrílicas proporcionam resistência química necessária para se lidar com óleos, graxas e até alguns produtos agrotóxicos que fazem parte da rotina do agricultor. Já em áreas como o atendimento hospitalar, elas são as mais escolhidas, porque seus compostos sintéticos não causam tantas alergias quanto o látex, o que ajuda a proteger cada paciente que visita uma enfermaria.

Há, porém, uma ampla gama de luvas nitrílicas disponíveis no mercado e elas também podem ajudar a proteger contra outros agentes abrasivos e escoriantes, encontrados com frequência nas indústrias petroquímica e automobilística.

Protegendo toda a extensão das mãos do utilizador, as luvas nitrílicas oferecem altos níveis de conforto e proteção para quem precisa lidar com derivados do petróleo na rotina de trabalho.

De que material é feita a luva nitrílica?

Se você não é um especialista em química, talvez o nome nitrílico tenha passado despercebido e você esteja se perguntando: qual é o tipo de borracha utilizado na fabricação dessas luvas? O material das luvas nitrílicas é um composto derivado de petróleo conhecido como Resina Nitrílica. 

Essa resina é feita de uma mistura de acrilonitrila, butadieno e outros compostos que garantem flexibilidade para a borracha das luvas nitrílicas, além de resistência química e mecânica para que os usuários do EPI tenham conforto nas suas atividades e consigam altos níveis de proteção.

Quando a luva nitrílica é indicada?

Mas quais são os casos em que a luvas nitrílicas são mais indicadas? Como mencionamos, esses equipamentos de proteção individual são extremamente úteis na hora de impedir o contato entre um profissional e um agente químico ou biológico de alto risco. Alguns exemplos desses agentes são:

  • hidrocarbonetos alifáticos, como alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos;
  • hidrocarbonetos aromáticos, como naftaleno ou fenantreno;
  • álcoois, como o etanol, ou os monoálcoois, metanol, álcool metílico e glicerina;
  • éteres, como o éter comum, o éter dietílico e o éter etílico.

Para identificar se uma luva nitrílica é a ideal para o seu ambiente de trabalho, confira a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ). Nela é informado o risco do agente químico a que o usuário está exposto, bem como a resina ideal da luva que mitiga a exposição a ele.

É papel do técnico de Segurança do Trabalho ajudá-lo a identificar o material correto para as luvas dos profissionais em um determinado ambiente de trabalho. Por isso, não se esqueça de consultar esse especialista antes de comprar EPIs.

Por que adquirir as luvas nitrílicas da Volk do Brasil?

Há muitas luvas nitrílicas no mercado, mas nem todas elas são iguais. Por isso, na hora de proteger os seus funcionários ou equipar o estoque para revenda de EPIs é preciso ficar atento ao fornecedor que entregará essas luvas para a sua empresa. A Volk do Brasil atua há mais de 20 anos no mercado nacional e oferece produtos de alta qualidade e durabilidade para empresas como a sua.

Nossos profissionais dedicam a vida a garantir a máxima eficiência e conformidade dos produtos, e é trabalho do departamento de Garantia de Qualidade estabelecer requisitos regulatórios específicos para que nossas luvas sempre mantenham as características que certificam o usuário de sua proteção. 

Da elaboração à emissão do Certificado de Aprovação, até a comercialização do produto e o pós-venda, estamos envolvidos no desenvolvimento de tecnologia para fazer com que nossos produtos garantam o máximo de satisfação aos usuários.

Ficou interessado em revender ou adquirir os produtos da VdB? Nosso polo no Paraná oferece amplo apoio logístico para empresas de todas as regiões do Brasil e está pronto para ajudá-lo a escolher as luvas nitrílicas ideais para as suas necessidades. Temos agentes comerciais, distribuidores e revendedores em todo o país para atendê-lo a qualquer momento.

Gostou de conhecer um pouco melhor as luvas nitrílicas e está pronto para adicioná-las ao portfólio da sua revenda de EPI? Fale agora mesmo com um especialista da Volk do Brasil e descubra que produtos temos à sua disposição.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts