Luvas nitrílicas descartáveis: quais as principais formas de utilizar?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Existem vários tipos de luvas de segurança no mercado que têm a função de garantir proteção contra riscos no ambiente laboral e que fazem parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI) do trabalhador.

Um exemplo são as luvas nitrílicas descartáveis, bastante usadas nas empresas nas atividades diárias dos seus funcionários. Esse equipamento de proteção, por exemplo, é muito eficaz para trabalhos que requerem resistência química e uma ótima sensibilidade tátil. Neste post, vamos abordar quais as principais formas de utilizá-las. Confira!

O que é a luva nitrílica?

A luva nitrílica se trata de um Equipamento de Proteção Individual, como dito, sendo muito usada em locais que buscam substituir a luva de látex. Isso ocorre pelo fato de esse item proporcionar a mesma proteção contra riscos químicos e biológicos.

No entanto, o nitrilo é um componente bem menos agressivo que o látex, quando o assunto envolve as reações alérgicas. Isso, então, contribui bastante para a popularização do seu uso.

Quando utilizar as luvas nitrílicas?

Quando comparadas às luvas de látex, as nitrílicas são um pouco menos maleáveis, mas, apesar da menor elasticidade, elas apresentam uma maior resistência. Além disso, são excelentes para várias áreas, como clínicas, hospitais, barbearias, indústrias alimentícias, restaurantes, entre outras.

A luva nitrílica é uma excelente opção para as pessoas que têm alergia ao látex, uma vez que há um composto sintético e não existe a proteína do látex natural. Ademais, é interessante salientar que essas luvas podem vir com aprovações contra riscos biológicos e químicos.

Entre os principais ambientes laborais onde as luvas nitrílicas são usadas, está a indústria (de serviços alimentícios, de limpeza, de saúde e demais), já que, apesar de as atividades relacionadas com a alimentação, por exemplo, terem condições específicas que precisam ser atendidas pelas luvas, elas não são tão rígidas quanto aquelas do setor da saúde.

Nesse último caso, o seu uso é comum em hospitais, consultórios de Odontologia, laboratórios e nos demais locais com riscos de contato com agentes contaminantes.

Outro fator importante é que a Resolução RDC-26, da ANVISA, que entrou em vigor em 2016, obriga que haja uma advertência em rótulos de alimentos e bebidas, se houver a presença de ingredientes que possam causar alergia. Dessa forma, é preciso levar em consideração que a manipulação com a luva de látex ou com os seus derivados pode ter feito parte de vários materiais que tiveram algum contato com os alimentos.

Por isso, as luvas nitrílicas são importantes para evitar qualquer contaminação que cause alergia nos consumidores.

O que essas luvas buscam proteger?

A NR-06 considera como EPI “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Diante desse conceito, é fundamental que o empregador verifique os riscos do seu segmento e providencie os equipamentos que possam favorecer tanto a saúde dos seus funcionários quanto a dos seus consumidores finais.

As luvas de segurança em nitrila descartável (ou nitrílica descartável) exercem um papel fundamental na proteção contra agentes químicos e também na proteção do produto a ser manipulado, em atividades que vão desde procedimentos não cirúrgicos (nesse caso, a luva deve ter, além do CA – Certificado de Aprovação, o Registro Anvisa), passando pela manipulação de alimentos, pela depilação, pela tintura de cabelo e pela manipulação de peças automotivas, até o contato com óleo e graxa.

Em resumo, elas podem ser usadas em várias atividades que expõem o trabalhador aos riscos e a acidentes de trabalho. 

Quais as principais vantagens das luvas nitrílicas?

Entre as principais vantagens desse tipo de luva, estão:

  • maior durabilidade: tendo em vista que são mais resistentes, podendo durar mais que os outros tipos de luvas de segurança;
  • resistência química: considerando que a borracha nitrílica assegura uma alta resistência química;
  • não alérgica: já que o nitrilo não dispõe das proteínas do látex, o que diminui de forma considerável a sua possibilidade de gerar alergias;
  • melhora na manipulação de alimentos: porque as luvas nitrílicas são mais resistentes que o látex quando em contato com alimentos gordurosos.

O que avaliar ao optar por elas?

Ao escolherem uma luva, os empregadores devem levar em conta o grau de proteção de que os seus funcionários precisam, além de considerarem a qualidade da luva, como ela é elaborada e se esse usuário pode apresentar alguma reação alérgica.

Como vestir as luvas nitrílicas?

Veja, a seguir, o passo a passo para vestir as luvas nitrílicas adequadamente:

  • lave as mãos e os braços com água e sabão, enxágue e seque-os com papel toalha;
  • retire as luvas da caixa por meio da abertura indicada, já que esse é um meio de manter a embalagem fechada mesmo depois da retirada do item;
  • pegue uma luva pela extremidade do punho e a posicione conforme a posição do dedo polegar. Depois, vista-a devagar;
  • utilize a mão que já está com a luva para pegar a outra, sempre pela extremidade do punho;
  • vista a outra luva e, com a mão já coberta, ajeite o item caso seja preciso. Assim, não haverá nenhum tipo de contato da mão com a luva.

Como retirá-las?

Para retirar, também é preciso colocar algumas dicas em prática e, dessa forma, evitar que agentes contaminantes tenham contato com as mãos. Veja, a seguir, o que deve ser feito:

  • aperte a parte externa da luva, que fica na região da borda do equipamento;
  • retire-a aos poucos e vá virando-a ao avesso;
  • puxe o item para fora, até que seja totalmente removido da mão. Após, segure-a pelo avesso, usando a outra mão;
  • depois de já estar com uma das mãos sem a luva, repita o procedimento anterior para a outra mão;
  • continue puxando a luva para baixo sobre a primeira. Isso assegura que as duas luvas ficarão ao avesso, sendo uma envolvida pela outra, o que vai impedir a contaminação das mãos.

Como vimos, as luvas nitrílicas descartáveis podem ser utilizadas em larga escala e em diversos segmentos, apresentando benefícios que superam os das luvas de látex. Sendo assim, muitas empresas estão optando por esse modelo, pois elas são capazes de suportar, por exemplo, o contato com vários produtos químicos, solventes e secreções patológicas.

E aí, gostou do nosso post sobre as principais maneiras de utilizar as luvas nitrílicas descartáveis? Agora, o que acha de acessar a nossa página e conhecer os produtos que oferecemos e que podem ajudá-lo a proteger os colaboradores? Vamos lá!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts