Luvas nitrílicas descartáveis: quais as principais formas de utilizar?

Compartilhe este post

Existem vários tipos de luvas de segurança no mercado que têm a função de garantir a proteção contra riscos no ambiente laboral e que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do trabalhador.

Um exemplo são as luvas nitrílicas descartáveis, bastante usadas nas empresas nas atividades diárias dos seus funcionários. Esse equipamento de proteção, por exemplo, é muito eficaz para trabalhos que requerem resistência química e uma ótima sensibilidade tátil.

Neste post, vamos abordar quais as principais formas de utilizá-las. Confira!

O que é a luva nitrílica?

A luva nitrílica se trata de um Equipamento de Proteção Individual, sendo muito usada em locais que buscam substituir a luva de látex. Isso ocorre pelo fato de esse item proporcionar a mesma proteção contra riscos químicos e biológicos.

No entanto, no que se refere a reações alérgicas, o nitrilo é um componente bem menos agressivo que o látex. Isso, então, contribui bastante para a popularização do seu uso.

Preparamos um vídeo explicando sobre a composição das luvas nitrílicas, vantagens e pontos de atenção ao utilizá-las. Confira:

Quando utilizar as luvas nitrílicas?

Quando comparadas às luvas de látex, as nitrílicas são um pouco menos maleáveis, mas, apesar da menor elasticidade, elas apresentam uma maior resistência. Além disso, são excelentes para várias áreas, como clínicas, hospitais, barbearias, indústrias alimentícias, restaurantes, entre outras.

A luva nitrílica também é uma excelente opção para as pessoas que têm alergia ao látex, uma vez que há um composto sintético e não existe a proteína do látex natural. Ainda, é interessante salientar que essas luvas podem vir com aprovações contra riscos biológicos e químicos.

Entre os principais ambientes laborais onde as luvas nitrílicas são usadas, temos a indústria (de serviços alimentícios, de limpeza e demais). Isso porque, apesar de as atividades relacionadas com a alimentação, por exemplo, terem condições específicas que precisam ser atendidas pelas luvas, elas não são tão rígidas quanto aquelas do setor da saúde.

Apesar disso, nesse último caso, o seu uso é comum em hospitais, consultórios de odontologia, laboratórios e nos demais locais com riscos de contato com agentes contaminantes

Outro fator importante é que a Resolução RDC-26, da ANVISA, que entrou em vigor em 2016, obriga que haja uma advertência em rótulos de alimentos e bebidas se houver a presença de ingredientes que possam causar alergia. Dessa forma, é preciso levar em consideração que a manipulação com a luva de látex ou com os seus derivados pode ser feita no processo de fabricação de diversos alimentos. Por isso, as luvas nitrílicas são importantes para evitar qualquer contaminação que cause alergia nos consumidores.

O que essas luvas buscam proteger?

A NR-06 considera como EPI “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Diante desse conceito, é fundamental que o empregador verifique os riscos do seu segmento e providencie os equipamentos que possam favorecer tanto a saúde dos seus funcionários quanto a dos seus consumidores finais.

As luvas de segurança em nitrilo descartáveis (ou nitrílica descartável) desempenham um papel crucial na proteção contra agentes químicos, oferecendo salvaguarda tanto para o usuário quanto para o produto manipulado.

Elas são indispensáveis em uma variedade de atividades, abrangendo desde procedimentos não cirúrgicos (necessitando, nesse caso, do Certificado de Aprovação – CA e do registro na Anvisa) até a manipulação de alimentos, depilação, tintura de cabelo e manuseio de peças automotivas, inclusive em situações envolvendo contato com óleo e graxa.

Em resumo, elas podem ser usadas em várias atividades que expõem o trabalhador a riscos (biológicos, químicos, escoriantes e abrasivos) e a acidentes de trabalho.

Quais as principais vantagens das luvas nitrílicas?

O uso correto do EPI pode proporcionar uma série de vantagens. A seguir, vejas os benefícios desse tipo de luva:

  • maior durabilidade: tendo em vista que são mais resistentes, podendo durar mais que os outros tipos de luvas de segurança;
  • resistência química: considerando que a borracha nitrílica assegura uma alta resistência química;
  • não alérgica: já que o nitrilo não dispõe das proteínas do látex, o que diminui de forma considerável a sua possibilidade de gerar alergias;
  • melhora na manipulação de alimentos: porque as luvas nitrílicas são mais resistentes que o látex quando em contato com alimentos gordurosos.

O que avaliar ao optar por elas?

Ao escolherem uma luva, os empregadores devem levar em conta o grau de proteção que os seus funcionários precisam, além de considerar a qualidade da luva, como ela é elaborada e se o usuário pode apresentar alguma reação alérgica.

Como vestir as luvas nitrílicas?

O uso adequado do EPI é essencial para que a finalidade de proteger o colaborador durante o exercício de suas atividades laborais seja cumprida. Sendo assim, veja, a seguir, o passo a passo para vestir as luvas nitrílicas adequadamente:

  • lave as mãos e os braços com água e sabão, enxágue e seque-os com papel toalha;
  • retire as luvas da caixa por meio da abertura indicada, já que esse é um meio de manter a embalagem fechada mesmo depois da retirada do item;
  • pegue uma luva pela extremidade do punho e a posicione conforme a posição do dedo polegar. Depois, vista-a devagar;
  • utilize a mão que já está com a luva para pegar a outra, sempre pela extremidade do punho;
  • vista a outra luva e, com a mão já coberta, ajeite o item caso seja preciso. Assim, não haverá nenhum tipo de contato da mão com a luva.

Além desse passo a passo, é importante identificar o tamanho ideal das luvas de segurança para suas mãos, garantindo maior proteção e conforto na flexibilidade e nos movimentos.

Elaboramos o vídeo abaixo para ajudá-lo na identificação. Assista:

Como retirá-las?

Para retirar, também é preciso colocar algumas dicas em prática e, dessa forma, evitar que agentes contaminantes tenham contato com as mãos. Veja, a seguir, o que deve ser feito:

  • aperte a parte externa da luva, que fica na região da borda do equipamento;
  • retire-a aos poucos e vá virando-a ao avesso;
  • puxe o item para fora, até que seja totalmente removido da mão. Após, segure-o pelo avesso, usando a outra mão;
  • depois de já estar com uma das mãos sem a luva, repita o procedimento anterior para a outra mão;
  • continue puxando a luva para baixo sobre a primeira. Isso assegura que as duas luvas ficarão ao avesso, sendo uma envolvida pela outra, o que vai impedir a contaminação das mãos.

Como armazená-las?

É indispensável que todos os colaboradores saibam cuidar desse EPI, para que não ocorra nenhum efeito que comprometa a integridade do material, além de evitar a contaminação.

Assim, é necessário que os itens sejam guardados em local limpo e seco, longe de produtos químicos ou contaminantes. Também é importante tomar cuidado com a exposição ao calor excessivo e à luz ultravioleta. Caso algum dano seja identificado, as luvas devem ser descartadas imediatamente.

Qual a importância de contar com um bom fornecedor de EPI?

A luva nitrílica é um EPI muito importante para a realização de várias atividades. Então, é preciso que alguns cuidados sejam tomados na hora da compra. Para isso, é necessário contar um fornecedor especializado no mercado.

A empresa precisa ser de confiança e ofertar as melhores marcas do mercado. Além disso, os funcionários devem ser qualificados, a fim de orientar os clientes e disponibilizar as informações para que as melhores decisões sobre os equipamentos sejam tomadas. Nesse caso, um bom fornecedor precisa:

  • ter um bom custo-benefício, pois não somente o impacto gerado no orçamento deve ser analisado, mas todas as características do produto, bem como a sua durabilidade;
  • ter recomendações positivas no mercado, já que o fornecedor de EPI deve oferecer um bom serviço e itens de qualidade. O ideal é que seja visto como uma referência no ramo de revendas de EPIs;
  • manter equipamentos em conformidade com as normas legais, já que os itens a serem usados pelos funcionários devem estar nas condições exigidas pela lei. Dessa forma, os fornecedores precisam cumprir adequadamente as normas regulamentadoras e verificar de forma antecipada a qualidade dos produtos;
  • cumprir os prazos, atendendo com exatidão os períodos de entrega acordados. Além disso, é preciso garantir a disponibilidade dos itens, tendo em vista que essa medida é fundamental para que o estoque se mantenha sempre em níveis adequados;
  • prezar a qualidade do produto. Para que isso aconteça, é preciso disponibilizar mais de uma opção e, assim, aumentar as chances de se adequar ao que o cliente precisa.

Após conhecer essas dicas, você pode contar com a Volk do Brasil como aliada. Isso porque essa é uma empresa que comercializa e distribui Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com foco na proteção das mãos, produtos para segurança e proteção alimentar.

Outro ponto interessante é o foco na tecnologia, qualidade e questões ambientais, bem como o respeito aos colaboradores. Ainda, ela preza uma relação duradoura com seus clientes, com base na ética e na busca pela correta compreensão das suas necessidades. Por fim, conta com uma equipe de profissionais especializados e aptos para atender a empresas dos mais diversos setores do mercado.

Como vimos, as luvas nitrílicas descartáveis podem ser utilizadas em larga escala e em diversos segmentos, apresentando benefícios que superam os das luvas de látex. Sendo assim, muitas empresas estão optando por esse modelo, pois essas luvas são capazes de suportar, por exemplo, o contato com vários produtos químicos, solventes e secreções patológicas. Aproveite as informações apresentadas para contar com produtos de qualidade e seguros.

E aí, gostou do nosso post sobre as principais maneiras de utilizar as luvas nitrílicas descartáveis? Agora, o que acha de acessar a nossa página e conhecer os produtos que oferecemos e que podem ajudá-lo a proteger os colaboradores? Vamos lá!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts