Máquinas rotativas industriais: veja quais os cuidados necessários!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As máquinas rotativas industriais são modelos bastante utilizados nas operações de vários tipos de indústrias e, quando não manuseadas de forma adequada, podem gerar uma série de acidentes e danos para os trabalhadores, que podem ser graves ou, até mesmo, fatais. Como forma de reduzir esses índices foi criada a Norma Regulamentadora (NR) 12, que estabelece medidas de precaução e segurança para promove as operações e uso de EPIs adequados.

Que saber quais são os cuidados necessários e evitar problemas que podem afetar diretamente a saúde, bem-estar e integridade física da equipe? Então, leia este artigo e descubra!

O que são as máquinas rotativas industriais?

As máquinas rotativas industriais têm como característica um elemento que gira em volta do seu eixo, que é fixo. São constituídas por duas partes, onde a primeira se trata do estator, que corresponde à parte fixa ao solo ou demais superfícies, enquanto a segunda se refere ao rotor, que é a parte móvel acoplada ao estator, responsável pelo movimento que cria a energia da máquina.

Entre a sua finalidade está a de, a partir do movimento, transformar um modelo de energia em outro, por exemplo, elétrica em mecânica. Por esse motivo, são usadas em várias empresas, já que diversas são suas aplicações dentro desses locais, pois também servem de base para o funcionamento de aparelhos habitualmente utilizados no dia a dia, como as geladeiras e demais eletrodomésticos.

Além disso, apresentam várias vantagens, por exemplo: são bastante eficientes nas funções desenvolvidas, são menos poluentes do que os equipamentos a diesel, o que aumenta a sua sustentabilidade e, também, trabalham de maneira mais silenciosa do que outros tipos de máquinas.

Quais são os principais riscos desse tipo de máquina?

Quando o assunto é o desenvolvimento das atividades envolvendo a manipulação das máquinas rotativas industriais, é possível apontar como o principal risco a falta de uso de EPIs, ou utilização inadequada, que pode lesionar os dedos ou as mãos, às vezes sendo preciso, inclusive, amputar esses membros.

Quais cuidados de segurança devem ser adotados nesse tipo de equipamento?

A proteção relacionada ao uso de máquinas rotativas industriais engloba muitos aspectos. Conhecê-los é importante nesse momento, já que esse é um fator primordial para evitar riscos de acidentes. Entre os principais estão:

  • instalação de grades;
  • apresentação aos colaboradores sobre os pontos de agarramento nos materiais;
  • uso de equipamentos de segurança: Neste caso deve ser realizado uma avaliação de risco e utilizar os EPI’s conforme a análise técnica pois, alguns EPI’s podem até se tornar um agravante neste tipo de trabalho.

Agora que você entende melhor o que são as máquinas rotativas industriais, quando são utilizadas e seus principais riscos durante a operação, é fundamental estar atento aos cuidados necessários e, dessa forma, evitar acidentes e danos à saúde e integridade física do trabalhador, além de promover segurança para que ele possa exercer sua função com tranquilidade e motivação.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas por meio deste conteúdo? Então, aproveite para deixar seu comentário aqui e compartilhar com a gente a sua opinião e experiência a respeito do assunto!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts