7 dicas infalíveis para aumentar a produtividade agora mesmo!

Compartilhe este post

A grande maioria das atividades profissionais exige muita dedicação, organização e eficiência para um bom desempenho. Quando se tem um negócio próprio, a busca por aumentar a produtividade merece ainda mais atenção, já que o alcance de resultados positivos e, portanto, o sucesso do empreendimento, depende ainda mais da sua capacidade de lidar com inúmeras tarefas.

Nesse tipo de atuação, a performance de cada profissional fica muito mais evidente no funcionamento do negócio como um todo, sem contar que a atração e a satisfação dos clientes é mais garantida quando há processos bem executados por trás da transação de compra e venda.

Não há fórmula mágica, o que existe é uma série de comportamentos que devem fazer parte do seu cotidiano profissional. Veja, a seguir, sete exemplos!

1. Estabelecer uma rotina de trabalho

A primeira dica é, talvez, a mais importante. Estabelecer uma rotina é fundamental para que, no fim do dia, você tenha a sensação de que o tempo rendeu — e isso não vale apenas para o ambiente profissional. Por exemplo, se você já tem uma sequência de ações costumeira ao acordar, o ânimo para encarar o dia é diferente de quando você fica um bom tempo mexendo no celular até ter coragem de levantar.

Duas coisas são importantes. A primeira é saber previamente tudo o que deve ser feito e seu padrão de execução — dessa forma, você já parte logo para a ação. A outra é organizar o dia pelas tarefas prioritárias, de modo a eliminar primeiro o que é mais urgente. Para conseguir incorporar essas duas práticas, vale separar o dia por períodos e ações — e seguir isso à risca!

2. Elaborar metas

As metas são absolutamente necessárias para aumentar a produtividade. Sem um objetivo claro do que você precisa executar no decorrer do dia, é muito mais fácil se deixar levar por distrações ou perder o controle no andamento das coisas. Para quem tem um negócio próprio, é interessante definir metas individuais para cada profissional, além de outras coletivas.

É importante que elas tenham prazos para serem alcançadas — diários, semanais, mensais e, até mesmo, anuais. Além de trazerem muito mais motivação, esses objetivos ajudam a guiar o empreendimento em um planejamento estratégico, já que, se as metas forem continuamente cumpridas, você consegue ter uma ideia muito mais clara dos resultados a médio e a longo prazo.

3. Fugir das distrações

As distrações são inimigas da produtividade. Render-se a celulares, programas de TV, conversas pessoais e outras atividades aleatórias é procrastinar os afazeres profissionais. O que leva a uma bola de neve: se você não cumprir o que estava previsto na sua rotina diária, consequentemente não conseguirá bater as metas estipuladas e, assim, comprometerá os resultados do negócio com um desempenho inferior ao esperado.

Por isso, deixe para colocar o papo em dia ou navegar nas redes sociais nas horas de intervalo. Para garantir, desative as notificações do celular e deixe-o guardado. Por incrível que pareça, até mesmo os e-mails profissionais podem levar à distração dos afazeres mais urgentes, então, também é interessante reservar horários específicos para checar a caixa de entrada.

4. Dedicar-se exclusivamente a cada atividade

Agora que você já tem horário para tudo, é importante moldar o comportamento para se dedicar a uma atividade de cada vez. É comum que tentemos fazer várias coisas ao mesmo tempo: isso dá a ilusão de que estamos sendo eficientes, mas a chance de entregar resultados medianos é muito maior dessa forma.

Foque em um único afazer para que ele seja bem executado e você não precise voltar nele depois, além disso, só parta para a tarefa seguinte quando a primeira estiver 100% concluída.

Da mesma forma, quando chegar a hora do almoço, não tente adiantar nada: lembre-se de que há um período especialmente reservado para a próxima atividade! O mesmo também vale para o fim do expediente. Vá para casa descansar e dormir sem se preocupar com o que precisa ser feito no dia seguinte — aliás, a qualidade do sono e a produtividade estão muito relacionadas!

5. Otimizar o tempo

Agora, de nada adianta toda essa dedicação se, na hora de conduzir suas atividades, você se depara com processos lentos e ferramentas que não ajudam. Para reduzir o tempo gasto com cada tarefa, quanto mais você puder contar com um ambiente funcional, melhor! Então, que tal organizar bem o espaço e deixar tudo o que você vai precisar à mão, antes de começar qualquer coisa?

Nesse sentido, também é legal incorporar sistemas de automação para gestão ou para questões financeiras, a fim de tornar processos burocráticos mais rápidos. Da mesma forma, ter aparelhos de telefone modernos e um bom plano de internet ajuda a realizar contato com fornecedores e clientes mais rapidamente. Todos esses pontos ajudam a otimizar o seu tempo e aumentar a produtividade.

6. Fazer balanços de resultados

Pronto! Você seguiu as nossas dicas e conseguiu chegar ao fim do dia com a sensação de dever cumprido! Mas, para ser ainda mais produtivo, outra prática pode ser incorporada em sua rotina — de preferência, ao término do expediente. Estamos falando de um balanço dos resultados diários: entender o que foi bem traz motivação, ao passo que identificar erros permite minimizá-los.

Isso deve acontecer de forma individual e coletiva, por isso, invista na comunicação interna para que todos fiquem a par do desempenho geral. A longo prazo, incorpore a produção de feedbacks e de relatórios mais específicos — verificar números é a melhor forma de conferir o que está dando certo e o que deve ser melhorado.

7. Estar sempre atualizado

Para tornar-se o melhor revendedor de EPIs, mantenha-se atualizado sobre o segmento do seu negócio. Isso ajudará no seu desempenho, além de favorecer a gestão e os setores de marketing e vendas.

Dessa forma, você estará sempre por dentro de novidades do setor, de novos recursos e ferramentas para agilizar processos, além de ter respostas na ponta da língua para facilitar no atendimento ao cliente. Como consequência, estará apto para realizar treinamentos frequentes de qualidade para sua equipe.

Gostou dessas sugestões? Que ótimo! Agora tente colocá-las em prática para aumentar a produtividade do seu negócio ainda mais. Antes de acabar, a última dica de ouro: investir em produtos de qualidade ajuda no seu desempenho profissional, já que você não perde tanto tempo refazendo processos ou contornando insatisfações de clientes. Especialmente no setor de revendas, isso reflete direta e visivelmente nos lucros!

E aí, já está se sentindo mais produtivo? Aproveite para curtir nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts