8 dicas para melhorar a comunicação com funcionários

Compartilhe este post

Em muitas empresas, a maior parte dos pedidos sofre daquele velho ditado: “entendi, mas não compreendi”. Fazer com que os esclarecimentos fluam, as ordens sigam o percurso correto e que não existam ruídos no diálogo pode parecer bem complicado, mas não é impossível. Neste post você vai descobrir 8 dicas para melhorar a comunicação com funcionários!

1. Compartilhar informação

Para fazer a comunicação fluir dentro de um ambiente profissional de forma idônea, as informações devem ser compartilhada de maneira clara, direta e com um número de esclarecimentos suficientes para que os processos sejam efetivados.

Aperfeiçoar o compartilhamento da comunicação, formar o sentimento de união entre os funcionários, não segurar dados e sistemas decisivos são atitudes primordiais para o bom andamento de toda empresa.

2. Reuniões rápidas e claras

Muitos chefes começam a falar de um assunto e terminam em outro completamente diferente do inicial. Algumas reuniões, que em média durariam pouquíssimo tempo, tornam-se muito exaustivas, e se aliadas a encontros com todos os colaboradores, ficam ainda maiores.

Realizar reuniões ágeis, quinzenais ou mensais, e estruturadas por hierarquia pode ter um rendimento melhor e com menos ociosidade de profissionais. Claro que às vezes será preciso que a interação aconteça entre todos, para que não haja separação.

3. Valorize os funcionários

Satisfação interna rende boa conduta dos funcionários e, por consequência, a empresa se torna mais produtiva como um todo. Análises simples do que pode ser melhorado, bate-papo sobre propostas em reuniões em grupos, entrevistas individuais, pesquisas internas, com questionários rápidos, para que o trabalhador mostre suas propostas de melhorias, podem agregar valor e potencializar a vontade de trabalho.

4. Dê um retorno

Toda vez que algo é sugerido, esperam-se mudanças. Essas sugestões de alterações devem ser cobradas em um próximo encontro, para que você possa melhorar a comunicação com os funcionários. Dar um feedback, explicar as razões de algo ter mudado ou não, mostra que a gestão se importa com a opinião dos colaboradores e que faz questão de tentar resolver.

5. Agenda compartilhada

Em alguns setores, é interessante que funcionários conheçam o desenvolvimento de cada estágio dos processos, para que a solução de problemas fique mais ágil. Colaboradores que dividem a mesma função podem se beneficiar dessas ferramentas. O Google Agenda é um bom exemplo de compartilhamento de atividades.

6. Painéis informativos

Úteis e práticas, ferramentas como os painéis informativos reúnem basicamente as informações dos projetos a serem desenvolvidos e gerenciados. Quem tem dúvidas pode parar, estudar o explicativo e entender o que é preciso para dar sequência a sua fase.

7. Seja simples

Você está prestes a inserir um novo sistema na empresa e isso modificará a performance de trabalho da equipe. Reúna os envolvidos, esclareça as dúvidas e ofereça todo tipo de suporte e compreensão. Quanto mais simples o método para explicar a eficácia do esquema, mais fácil será a adaptação. Isso pode acontecer em uma organização e divulgação de SIPAT ou no argumento do uso do EPI com os colaboradores, por exemplo.

8. Comunique-se!

Por último, mas não menos importante: comunique-se com sua equipe! Desenvolver técnicas, processos, ferramentas, reuniões, entre tantas outras situações, não vai adiantar se você não sabe se expressar ou ter o contato de conversar e trocar ideias de forma simples, na mais pura essência.

Incentive a comunicação entre os funcionários, faça com que todos sejam participativos, parabenize os responsáveis pelos grandes feitos. 

Melhorar a comunicação com funcionários pode ser muito mais fácil e prático do que você imagina. Lembre-se que para ser um bom líder, você precisa ser um bom ouvinte e comunicador. Para aproveitar o momento, conte para nós a seguir como funciona o diálogo na sua equipe!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts