Como implementar uma boa gestão de segurança do trabalho em sua empresa

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:


Seja qual for a natureza dos riscos ocupacionais presentes em uma empresa, o tema segurança do trabalho na indústria precisa ser constantemente debatido. Desse modo, é interessante destacarmos os benefícios que uma gestão de segurança do trabalho eficaz pode proporcionar em um ambiente industrial, essencialmente no quesito redução de acidentes.

Contudo, mesmo refletindo diversas vantagens, muitas empresas infelizmente não sabem ou negligenciam esse tipo de metodologia de segurança. Por esse motivo, preparamos um conteúdo explicando a importância da aplicação por parte dos gestores dessa política de segurança do trabalho, quais as suas principais vantagens e dicas de como implementá-la de forma eficiente. Acompanhe.

O papel dos gestores

O gestor dentro de uma empresa obrigatoriamente precisa tomar decisões que visam garantir e incentivar a produtividade de sua equipe de trabalho. Nesse contexto, não tem como associarmos um ambiente de trabalho onde há riscos ocupacionais fora do controle com uma boa produtividade da equipe de colaboradores.

Para exemplificarmos, imagine uma siderúrgica onde os riscos ocupacionais de origem térmica não são devidamente controlados (principalmente pela ausência de Equipamentos de Proteção Individual — EPI’s e Equipamentos de Proteção Coletiva — EPC). É fato que todos os colaboradores envolvidos não entregarão um bom desempenho durante o expediente, uma vez que eles serão drasticamente afetados pela alta temperatura.

Dessa forma, é nesse contexto que o gestor/supervisor precisa atuar, identificando assim os pontos de melhoria em seu processo de produção e, consequentemente, garantindo assim a adoção de medidas preventivas que elevarão a segurança do trabalho como um todo dentro da empresa.

A importância da gestão de segurança do trabalho na indústria

Infelizmente, o Brasil é um dos países campeões em acidentes do trabalho no mundo. Tal fato se deve a uma série de fatores, como:

  • não utilização de EPI;
  • falta de atenção durante o expediente;
  • erro humano;
  • ausência de um mapeamento de risco;
  • falha na identificação dos riscos ocupacionais;
  • ausência de EPI e entre outros.

Nesse contexto, se pararmos para analisar e estudar os fatores que potencialmente podem ocasionar em um acidente de trabalho, podemos perceber claramente que todos eles podem ser contornados por meio da implementação de uma gestão de segurança do trabalho na indústria.

Portanto, percebemos assim a relação direta que a gestão de segurança do trabalho tem com a redução do número de acidentes na indústria, o que evidencia ainda mais a relevância de sua aplicação em ambientes onde há riscos ocupacionais.

Dicas de como implementar uma boa gestão de segurança do trabalho

Agora que você já sabe sobre o papel dos gestores nesse contexto, bem como a importância da aplicação desse tipo de gestão na indústria, confira abaixo algumas dicas de como implementar uma boa gestão de segurança do trabalho.

Incentivar o uso de EPI’s

É inimaginável, por exemplo, pensar em um colaborador atuando no canteiro de obras sem a utilização dos adequados equipamentos de proteção (bota de segurança, luvas capacete e eventualmente abafadores de ruídos).

Por isso, não importa a origem do risco de acidente, é imprescindível incentivar toda equipe de trabalho a utilizar os adequados equipamentos de proteção durante todo o expediente, para que assim os riscos previamente identificados sejam devidamente controlados.

Investir em EPI’s de qualidade

Outro ponto que merece ser pautado em relação aos EPI’s é sobre a importância de investir em equipamentos de proteção de qualidade. Isso porque um EPI de má qualidade pode ter o mesmo potencial para ocasionar acidentes de trabalho quando comparamos com situações nas quais não há o uso de EPI.

Desse modo, a compra de bons equipamentos de proteção jamais deverá ser encarada como algo desnecessário ou custoso, mas sim um investimento, até porque esse fator também reflete em uma eficaz gestão de segurança do trabalho.

Oferecer treinamentos e atualizações

Todos os ramos industriais passam por mudanças e significativas alterações com o passar dos anos, e com o setor de segurança do trabalho não é diferente. Por esse motivo, é extremamente importante que a empresa ofereça periodicamente treinamentos e atualizações acerca de novas técnicas/medidas de segurança do trabalho. Como exemplos, podemos destacar o incentivo na participação de workshops, palestras e feiras onde são expostas as tendências do setor de segurança em geral.

Identificar os riscos ocupacionais

Para saber com precisão qual EPI utilizar, bem como o local exato da empresa onde o risco de trabalho é iminente, é essencial garantir primeiramente a correta identificação dos riscos ocupacionais.

Em outras palavras, providenciar o mapeamento dos riscos em uma empresa é de extrema importância para quem almeja alcançar uma boa gestão de segurança do trabalho. Uma vez que é somente a partir da ciência dos riscos que é possível traçar medidas preventivas adequadas.

Desenvolver o setor de segurança do trabalho

Um setor de segurança do trabalho com uma boa infraestrutura (principalmente equipado com bons EPI’s e EPC’s), bem como composto por colaboradores capacitados (engenheiros em segurança do trabalho e/ou técnicos em segurança do trabalho) é primordial para o combate ao elevado número de acidentes de trabalho na indústria. Por esse motivo, não há sentido em falarmos de gestão de segurança na ausência de um adequado setor de segurança do trabalho.

Promover ações de conscientização

Vale mencionarmos também a relevância em promover ações de conscientização sobre segurança do trabalho por parte desse setor, fomentando ações do tipo:

  • palestras educacionais;
  • murais informativos;
  • rodas de conversa;
  • dinâmicas de grupo.

Portanto, depois de entender qual o papel dos gestores acerca desse tema, bem como ler sobre a importância de garantir a adequada gestão de segurança do trabalho, fica mais simples de perceber os benefícios dessa gestão para a indústria, essencialmente no que diz respeito à saúde e conforto dos colaboradores. Além disso, vale ressaltar as vantagens também na produção, até porque ocorrerão menos acidentes de trabalho e a equipe atuará com mais qualidade.

O conteúdo foi interessante para você? Entre em contato com a Volk do Brasil e conheça todas as soluções em segurança do trabalho que oferecemos.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts